Como era e por que Iron Maiden reprovou capa de "Fear of the Dark", segundo Steve Harris
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de novembro de 2024
Por trás de todo grande álbum, há sempre decisões criativas que moldam o produto final. E no caso do metal, as artes das capas importam bastante. Nesse sentido, "Fear of the Dark", nono álbum de estúdio do Iron Maiden, lançado em 1992, passou por uma rejeição de uma capa que nunca chegou a ver a luz do dia — e que poderia ter sido tão icônica quanto a versão que todos conhecemos.
O baixista e principal compositor da banda, Steve Harris, comentou sobre a decisão de não usar a ilustração original de Derek Riggs, artista responsável por criar a maior parte das capas do grupo até então.
A proposta inicial de Riggs, conforme relatada pelo autor Stjepan Juras no livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", lançado no Brasil pela Estética Torta, apresentava uma visão um tanto perturbadora de Eddie, o mascote da banda. "Derek tinha uma visão de Eddie como um demônio ou um pesadelo que aparece por cima da cama de uma criança, que está deitada sob as cobertas", descreve Juras. A cena retratava uma atmosfera sombria, com o Eddie surgindo de forma ameaçadora por trás da cama, complementada por elementos típicos de Riggs, como a lua no céu e um morcego gigante. No entanto, a ilustração estava inacabada, faltando alguns detalhes que jamais foram adicionados.
Apesar de a ideia de Riggs ser visualmente forte, Harris revelou em entrevista publicada no livro que o conceito não se alinhava com o que a banda pretendia naquele momento. "Para o Fear of the Dark, ele tinha desenhado uma criança deitada na cama tendo um pesadelo, e dava para ver Eddie, como se fosse um sonho, surgindo por trás da cama, preparado pra levar o menino. O desenho era excelente, e pode ser que a gente o use no futuro, mas não se encaixava muito bem com o que nós tínhamos em mente na época", afirmou o baixista.
Eventualmente, a capa foi entregue a Melvyn Grant, que trouxe uma abordagem completamente diferente e mais sombria. Na arte final, Eddie aparece fundido a uma árvore retorcida em meio a uma floresta sombria, criando uma figura monstruosa que parece emergir das trevas.
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