Steve Harris revela como sua matéria favorita na escola influenciou as letras do Iron Maiden
Por André Garcia
Postado em 17 de janeiro de 2025
Quando eu estava na escola, parecia que as bandas que eu curtia ouvir e aquilo que os professores ensinavam eram mundos diferentes que não se misturavam — como água e óleo.
Steve Harris, por outro lado, deu um jeito de misturar água e óleo, de forma que conseguiu transformar sua matéria favorita nos tempos de escola na maior fonte de inspiração das letras do Iron Maiden.
Em entrevista de 2019 para a Rolling Stone Harris revelou:
"Eu cresci amando história — era uma das minhas matérias favoritas na escola, então muito disso [que vai parar nas letras do Iron Maiden] vem daí. E é simplesmente um fascínio pelas coisas horríveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras e pelas posições em que as pessoas comuns são colocadas e com as quais normalmente [se não fosse pela guerra] não teriam de lidar. Tenho respeito por qualquer pessoa que tenha que fazer o que for preciso para proteger sua pátria."
Como exemplo, Harris revelou qual foi a inspiração de um dos maiores clássicos do Iron Maiden, "The Trooper":
"The Charge of the Light Brigade [poema de Alfred Tennyson sobre Batalha de Balaclava, que aconteceu em 1854, na Guerra da Crimeia entre os impérios russo e britânico]. É a ideia de alguém que recebe ordens para ir lutar. Naquela época, não se questionava. O pessoal não tinha permissão para questionar. Você montava no cavalo e ia direto para a batalha, por mais ridícula que fosse a situação, com canhões disparando contra você. Teve muita coisa maluca que as pessoas foram ordenadas a fazer nas guerras, e muitas de nossas músicas tratam disso."
Transcendendo a guerra em si, as letras do Iron Maiden explora os conflitos humanos em suas facetas mais diversas e pelos motivos dos maios diversos: quer seja na pré história, na era medieval, na era da colonização, nas duas Grandes Guerras Mundiais, nos dias atuais e até mesmo no futuro.
Até mesmo o conflito interno do indivíduo contra si mesmo por conta do medo, pela ganância do poder ou pela loucura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps