Ex-Megadeth, Marty Friedman diz ainda aprender muito com o Metallica
Por João Renato Alves
Postado em 12 de fevereiro de 2025
Durante entrevista ao Vanyaland, repercutida pelo Blabbermouth, o guitarrista Marty Friedman foi questionado se havia mesmo uma rivalidade com o Metallica em seus tempos de Megadeth. Ele respondeu:
Metallica - Mais Novidades
"Não acho que nós nos importávamos tanto com o eles quanto as pessoas colocam na imprensa. Éramos definitivamente nossa própria banda, nossa própria entidade, no que me diz respeito. Admirávamos o Metallica pelo ótimo trabalho que faziam e eles tocavam um gênero de música similar ao nosso. Então, não há dúvidas de que estávamos observando cada movimento deles, o que estavam fazendo, o que poderíamos aprender com isso, o que poderíamos adaptar à nossa situação a partir do sucesso deles. Quer dizer, éramos duas bandas de heavy metal, e Dave Mustaine foi pioneiro nesse estilo de guitarra rítmica heavy metal com James Hetfield. Ambos foram muito, muito importantes na formação do thrash metal."
Ainda assim, o instrumentista reconhece que observava as ações dos amigos e antigos colegas de seu patrão. "Acho que poderíamos aprender um com o outro e certamente poderíamos aprender com o grande sucesso do Metallica. Não há dúvidas de que assistimos a isso. No entanto, nunca pensamos 'Ah, nós odiamos o Metallica' ou 'Queremos vencê-los'. Não houve absolutamente nenhum — não que eu tenha visto — tipo de pensamento de rivalidade. Mas não tenho ideia de quais são os relacionamentos pessoais de Dave com esses caras. Só me lembro dos jornalistas, era uma manchete suculenta, então eles seguiam com isso e essas coisas continuam até hoje.
Mas essa parte provavelmente foi muito fabricada na mídia. De nossa parte, estávamos muito, muito ocupados com nossa própria música, nossas próprias carreiras, para realmente segui-los tanto. No entanto, nós os respeitávamos muito. Eu os respeitava muito. Continuo a respeitá-los, acho que são uma banda incrível e ainda há muito a aprender com eles."
Marty Friedman fez parte do Megadeth entre 1990 e 2000, participando da fase mais bem-sucedida comercialmente da banda, especialmente com a sequência "Rust in Peace" (1990), "Countdown to Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994). Após sua saída, se estabeleceu no Japão, onde deu início a uma carreira de superstar na mídia.
O músico vem ao Brasil na metade do ano para uma série de shows ao lado de Kiko Loureiro. Eis as datas confirmadas:
30/05 - Recife/PE (Clube Internacional)
31/05 - Fortaleza/CE (Armazém)
01/06 - Belém/PA (Music Park)
04/06 - Belo Horizonte/MG (Mister Rock)
06/06 - Rio de Janeiro/RJ (Sacadura 154)
07/06 - São Paulo/SP (Tokio Marine Hall)
08/06 - Curitiba/PR (Ópera de Arame)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O músico que apagou as fitas do próprio álbum após a morte de Kurt Cobain
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade

Por que "Load" foi (e a ainda é) rejeitado por alguns fãs do Metallica?
O motivo pelo qual Kirk Hammett gosta de tocar o solo de "Fade to Black" nos shows do Metallica
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984


