A opinião de Bruce Dickinson e Steve Harris sobre Iron Maiden usar playback em shows
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2025
O vocalista Bruce Dickinson garantiu que o Iron Maiden nunca usará playback em suas apresentações. Em entrevista à revista Classic Rock (via Ultimate Guitar), ele afirmou que, no dia em que a banda precisar recorrer a truques para manter a qualidade dos shows, será o momento de parar.
Iron Maiden - Mais Novidades
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
"O conceito de transformar isso em um 'Disneyland Maiden', usando backing tracks e alguns truques... Não!", declarou. "O Maiden tem que ser cem por cento real – e incrivelmente feroz!"
O uso de bases pré-gravadas tem sido tema de debates no rock, com algumas bandas sendo acusadas de dependerem desse recurso para compensar limitações vocais ou instrumentais. Dickinson rejeita essa possibilidade e reafirma o compromisso do grupo com apresentações totalmente ao vivo.
"Recentemente, um grande fã me disse: 'É incrível ver o Maiden ainda fazendo isso'. Eu respondi: 'Sim, e estamos fazendo de verdade!'. Ele mencionou que muitas bandas usam backing tracks. Eu disse: 'Não! Não, não!'", contou o vocalista.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
O baixista Steve Harris compartilha da mesma visão. "Acho que você sabe quando não consegue mais fazer isso. Mas gosto de pensar que ainda estamos lá, entregando tudo", afirmou. Atualmente, o Iron Maiden segue na estrada com a turnê The Future Past, que combina clássicos com faixas do álbum "Senjutsu" (2021).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps