Val Kilmer, ator que interpretou Jim Morrison, comenta sua música favorita dos Beatles
Por André Garcia
Postado em 11 de março de 2025
Desde que os Beatles e Elvis Presley começaram a fazer filmes, cinema e rock deram as mãos e nunca mais largaram.
Pegando apenas o Pink Floyd como exemplo: a banda já gravou (mais de uma) trilha sonora para filme, lançou o Live at Pompeii nos cinemas, transformou o "The Wall" (1979) em filme e ainda foi envolta em rumores de que o "Dark Side of the Moon" sincronizava com O Mágico de Oz.
No começo dos anos 90 o casamento entre rock e cinema ganhou um novo capítulo com o lançamento da cinebiografia do The Doors —dirigida por Oliver Stone, e com Val Kilmer fazendo um trabalho impressionante no papel de Jim Morrison.

Em junho de 2013 Val Kilmer a convite da rádio KCRW fez uma playlist comentada de cinco músicas responsáveis por seu "despertar artístico". As escolhas dele foram:
1. Eleanor Rigby - Beatles
2. Levon - Elton John
3. It's Alright Ma (I'm Only Bleeding) - Bob Dylan
4. Manic Depression - Jimi Hendrix
5. Stairway To Heaven - Led Zeppelin
Sobre "Eleanor Rigby" ele comentou:
"Essa música tem dois minutos, e a maneira como ela começa é um ataque. Tem uma energia no rock, e isso me pegou quando eu era criança. Eu nasci no último dia dos anos 50, então os anos seminais da história do rock foram cruciais na minha vida. Assim como 'Eleanor Rigby', que é como a maioria das músicas que escolhi, [que foram muito importantes] em meu desenvolvimento e me despertou para a expressão artística."
Sobre ter feito o papel de Jim Morrison, Kilmer levou muito a sério — tanto no palco (afinal de contas, ele cantou sem playback) quanto fora das câmeras:
"Não me deixei seduzir por seu estilo de vida, mas tive que ser e precisei - para o papel - ser tão disciplinado quanto ele nessas escapadas."
"Não é que eu tenha sido seduzido pelo estilo de vida dele, mas eu tive que viver aquilo por causa do papel. Tive que ser tão dedicado quanto ele foi àquelas escapadas."
Reza a lenda que após as filmagens de The Doors Val Kilmer teve que passar por um tratamento psicológico para conseguir sair do personagem antes que acabasse tendo o mesmo fim que o verdadeiro Jim Morrison.
Ouça abaixo "Eleanor Rigby" retirada da incrível animação Yellow Submarine:
Esse filme infelizmente não é relançado há décadas e não está disponível em lugar nenhum, mas se você tiver a oportunidade de assistir… não perca!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Wacken Open Air anuncia mais de 55 atrações confirmadas para 2026
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
A marcante música dos Doors que começou folk, ganhou sotaque latino e virou criação coletiva
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
As 20 piores cinebiografias da história na opinião da Classic Rock
Listed: TV americana elege os maiores bad boys da música


