O maior momento do heavy metal no mainstream segundo Courtney LaPlante (Spiritbox)
Por João Renato Alves
Postado em 11 de março de 2025
O momento de maior exposição do heavy metal na grande mídia em 2024 se deu graças à Olimpíada de Paris. A cerimônia de abertura contou com o Gojira interpretando o hino revolucionário "Ah! Ça Ira" com a cantora de ópera Marina Viotti nas paredes da prisão transformada em museu La Conciergerie.
O espetáculo contou com explosões constantes de pirotecnia e dezenas de Maria Antonietas "decapitadas", sendo muito elogiado até mesmo por quem jamais teria contato com o grupo de outra forma. Porém, foi dentro da cena que a repercussão foi um real estouro.

A vocalista do Spiritbox, Courtney LaPlante, falou ao Audacy Music sobre o momento, que culminou na consagração dos franceses perante a indústria com a vitória da performance no Grammy. Ela disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Na minha opinião, foi o maior momento mainstream na história do metal. A maioria das bandas de metal não atinge esse ponto em nenhuma capacidade até que façam músicas comerciais. E não quero dizer 'mainstream' no sentido ruim. Quero dizer apenas mais acessível a muitas pessoas. Mas o que foi tão chocante para mim, e acho que para o mundo, que está meio assustado com essa apresentação, é que o Gojira conseguiu isso sem ter comprometido sua musicalidade em nada. Acho que pode ser a coisa mais metal que já aconteceu na TV em todos os tempos, porque um bilhão de pessoas assistiram."
A situação fez com que LaPlante nem se incomodasse em perder o Grammy para os amigos. "Foi engraçado porque os caras do Gojira são pessoas humildes, legais e nos apoiam muito. Estávamos todos na fila para fazer o Getty Images juntos e dizíamos: 'Gente, vocês abriram as Olimpíadas. Vocês vão ganhar.' Eu realmente acho que eles pensaram que não, porque sentaram tão atrás que quase não conseguiram fazer o discurso. Eu falei 'Pelo menos venham para a 10ª fileira.' Estou muito feliz por eles.
Claro, eu adoraria ganhar um Grammy. Isso parece incrível. Mas quando há apenas um prêmio de metal, todas as outras pessoas lá são incríveis e eu não acho que ninguém ficaria triste por perder para essas outras pessoas, porque há apenas cinco bandas que são escolhidas para serem indicadas todo ano."
De acordo com o jornal nacional britânico The Independent, o show do Gojira foi elogiado como "a única coisa boa" da cerimônia de abertura por certos espectadores. Alguns conservadores ficaram ofendidos com a apresentação, argumentando que era satânica. A banda ignorou todas as alegações de adoração ao diabo.
A versão para "Ah! Ca Ira" foi lançada para serviços de streaming em agosto do ano passado com o título ajustado para "Mea Culpa (Ah! Ça Ira!)". Até o momento dessa publicação, já ultrapassou 11 milhões de plays no Spotify, mais popular plataforma do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"

Evanescence lança remix eletrônico de "Afterlife" em parceria com Gunship
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Cantora do Spiritbox reclama de macho perguntando se ela conhece banda de sua camiseta
O maior momento do heavy metal no mainstream segundo Courtney LaPlante (Spiritbox)


