O maior momento do heavy metal no mainstream segundo Courtney LaPlante (Spiritbox)
Por João Renato Alves
Postado em 11 de março de 2025
O momento de maior exposição do heavy metal na grande mídia em 2024 se deu graças à Olimpíada de Paris. A cerimônia de abertura contou com o Gojira interpretando o hino revolucionário "Ah! Ça Ira" com a cantora de ópera Marina Viotti nas paredes da prisão transformada em museu La Conciergerie.
O espetáculo contou com explosões constantes de pirotecnia e dezenas de Maria Antonietas "decapitadas", sendo muito elogiado até mesmo por quem jamais teria contato com o grupo de outra forma. Porém, foi dentro da cena que a repercussão foi um real estouro.

A vocalista do Spiritbox, Courtney LaPlante, falou ao Audacy Music sobre o momento, que culminou na consagração dos franceses perante a indústria com a vitória da performance no Grammy. Ela disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Na minha opinião, foi o maior momento mainstream na história do metal. A maioria das bandas de metal não atinge esse ponto em nenhuma capacidade até que façam músicas comerciais. E não quero dizer 'mainstream' no sentido ruim. Quero dizer apenas mais acessível a muitas pessoas. Mas o que foi tão chocante para mim, e acho que para o mundo, que está meio assustado com essa apresentação, é que o Gojira conseguiu isso sem ter comprometido sua musicalidade em nada. Acho que pode ser a coisa mais metal que já aconteceu na TV em todos os tempos, porque um bilhão de pessoas assistiram."
A situação fez com que LaPlante nem se incomodasse em perder o Grammy para os amigos. "Foi engraçado porque os caras do Gojira são pessoas humildes, legais e nos apoiam muito. Estávamos todos na fila para fazer o Getty Images juntos e dizíamos: 'Gente, vocês abriram as Olimpíadas. Vocês vão ganhar.' Eu realmente acho que eles pensaram que não, porque sentaram tão atrás que quase não conseguiram fazer o discurso. Eu falei 'Pelo menos venham para a 10ª fileira.' Estou muito feliz por eles.
Claro, eu adoraria ganhar um Grammy. Isso parece incrível. Mas quando há apenas um prêmio de metal, todas as outras pessoas lá são incríveis e eu não acho que ninguém ficaria triste por perder para essas outras pessoas, porque há apenas cinco bandas que são escolhidas para serem indicadas todo ano."
De acordo com o jornal nacional britânico The Independent, o show do Gojira foi elogiado como "a única coisa boa" da cerimônia de abertura por certos espectadores. Alguns conservadores ficaram ofendidos com a apresentação, argumentando que era satânica. A banda ignorou todas as alegações de adoração ao diabo.
A versão para "Ah! Ca Ira" foi lançada para serviços de streaming em agosto do ano passado com o título ajustado para "Mea Culpa (Ah! Ça Ira!)". Até o momento dessa publicação, já ultrapassou 11 milhões de plays no Spotify, mais popular plataforma do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Rafael Bittencourt conta tudo: confira entrevista exclusiva ao Whiplash.Net
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes

Poppy, Amy Lee (Evanescence) e Courtney LaPlante (Spiritbox) lançam single
5 ícones da música que inspiraram Lzzy Hale (Halestorm)
Cantora do Spiritbox reclama de macho perguntando se ela conhece banda de sua camiseta


