A música do Pearl Jam que aparenta ser sobre Kurt Cobain, mas Eddie Vedder nega
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2025
A morte de Kurt Cobain em abril de 1994 deixou marcas profundas no cenário musical. Nos meses seguintes, diversas canções foram associadas ao vocalista do Nirvana, seja como homenagens diretas ou como tentativas de interpretar sua trajetória e seu fim trágico. E no caso do Pearl Jam, "Immortality" foi apontada como uma possível referência ao cantor, mas Eddie Vedder sempre negou qualquer relação direta com Cobain.
Pearl Jam - Mais Novidades
Lançada em junho de 1995 como o terceiro single do álbum "Vitalogy", "Immortality" (YouTube) chegou ao público pouco mais de um ano depois da morte de Cobain, o que aumentou as especulações. Trechos da letra foram interpretados como referências ao vício em drogas e à depressão, com versos como "artificial tear", que alguns associaram a uma seringa, e a menção a uma "cigar box on the floor", lembrando o objeto encontrado próximo ao corpo de Cobain.
Apesar das teorias, Vedder explicou que a música não tinha qualquer relação com o vocalista do Nirvana. Em entrevista ao Los Angeles Times publicada em novembro de 1994 e registrada pela Songfacts, ele esclareceu: "Não, isso foi escrito quando estávamos em turnê em Atlanta. Não é sobre Kurt. Nada no álbum foi escrito diretamente sobre Kurt, e não quero falar sobre ele porque isso poderia parecer exploração. Mas acho que pode haver algumas coisas na letra que você pode interpretar e que talvez ajudem a entender as pressões sobre alguém que está em um trem paralelo."
Além das interpretações sobre a letra, "Immortality" também se destacou pela sua instrumentação. O baterista Dave Abbruzzese, que gravou a faixa antes de sair do Pearl Jam em 1994, afirmou que considera esse um dos melhores trabalhos de sua carreira: "Pensei muito no arranjo da bateria dessa música. Para mim, uma boa parte de bateria é como uma boa trilha sonora. Não queria fazer nada chamativo ou desnecessário. Existem muitas partes intrincadas dentro de cada frase, e tenho muito orgulho de como elas se encaixam sem sobressair, apenas dando suporte à música."
Mesmo sem ser uma homenagem oficial, "Immortality" segue sendo uma das músicas do Pearl Jam mais associadas à figura de Kurt Cobain. A conexão pode não ter sido intencional, mas o impacto da canção garantiu que ela fosse lembrada no contexto de uma geração marcada por talento, turbulência e despedidas precoces.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
A atual opinião de Jason Newsted sobre o baixo de "...And Justice for All'?" do Metallica
O álbum que Mark Knopfler gravaria de graça só para tocar perto de um de seus ídolos
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!


Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90


