Guitarrista de Sting revela sua opinião sobre Andy Summers e as músicas do The Police
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de março de 2025
O guitarrista Dominic Miller, que acompanha Sting há décadas, revelou em entrevista ao Ultimate Guitar que não considera as músicas do The Police desafiadoras do ponto de vista técnico. Segundo ele, a dificuldade está mais na energia da execução do que nos riffs ou acordes usados por Andy Summers. "Não há nenhum riff que eu ache desafiador no The Police. Tudo é tocável. Não há nada que eu ache difícil", afirmou Miller.

Embora considere as músicas acessíveis em termos de execução, Miller destacou que algumas exigem o clima e a energia certos para funcionarem bem ao vivo. Ele citou "Synchronicity II" como um exemplo: "O mais importante nessa música é acertar a energia. Não é sobre o riff, mas sobre encontrar o ponto ideal, e isso pode ser um desafio às vezes."
Quando perguntado se há músicas do The Police difíceis de recriar com a mesma vibe original, Miller elogiou Andy Summers e ressaltou que busca respeitar a essência das composições.
"Eu respeito muito o Andy Summers e não quero bagunçar o que ele fez com o The Police. Então eu toco o que ele tocava, mas me divirto com isso. Os riffs principais eu sempre vou tocar, porque não posso criar algo melhor do que aquilo."
Apesar da fidelidade às músicas, Miller explicou que há espaço para improvisação estruturada, até mesmo nas canções do The Police. "Nós improvisamos o tempo todo, mas de forma muito organizada. Os riffs importantes eu mantenho, mas gosto de trazer meu próprio toque."
Guitarrista do The Police, Andy Summers ajudou a moldar o som do trio com sua abordagem única, que mesclava acordes abertos, delays atmosféricos e progressões sofisticadas. Embora não fosse um guitarrista do tipo "shredder" dos anos 1980, sua sonoridade influenciou gerações de músicos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...


Os dois hits dos anos 1980 que seriam primeira opção de Sting do The Police no karaokê
O festival de música que, para Sting, foi mais importante que o Woodstock


