Morre, aos 75 anos, David Johansen, do New York Dolls
Por Bruce William
Postado em 01 de março de 2025
David Johansen, vocalista do New York Dolls e última peça original da banda que ajudou a moldar o punk, faleceu aos 75 anos. A informação foi publicada pelo Yahoo!, baseado em contato da Rolling Stone com um porta-voz da família. Há poucos dias foi revelado que Johansen enfrentava um câncer em estágio avançado e um tumor cerebral.
New York Dolls - Mais Novidades
Formado no início dos anos 1970, o New York Dolls foi um dos grupos que pavimentou o caminho para o punk rock. Com figurinos chamativos, maquiagem carregada e uma sonoridade crua, a banda influenciou tanto o movimento punk quanto o visual exagerado do hard rock dos anos 80. Apesar do impacto cultural, o grupo não alcançou sucesso comercial e se desfez após dois álbuns. Em 2004, o ex-vocalista do The Smiths, Morrissey, um grande fã da banda, convenceu os integrantes remanescentes a se reunir para o Meltdown Festival, o que levou ao lançamento de três novos discos.
Nos anos 1980, Johansen reinventou-se com a persona de Buster Poindexter, um alter ego inspirado no universo dos crooners e lounges. Como Poindexter, ele fez sucesso com "Hot, Hot, Hot", um hit de 1987. Além da música, também teve passagens pelo cinema, aparecendo em filmes como Scrooged (1988), estrelado por Bill Murray.
Em 2023, foi tema do documentário "Personality Crisis: One Night Only", dirigido por Martin Scorsese e David Tedeschi, que misturava registros de sua apresentação no Café Carlyle, em 2020, com entrevistas e imagens de arquivo.
Johansen nasceu em Staten Island, Nova York, em uma família católica de classe trabalhadora. Desde jovem, se interessou por diferentes estilos musicais, indo de R&B e música cubana até Janis Joplin e Otis Redding. Seu legado atravessa décadas, consolidando-o como uma figura essencial na história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará

Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger


