O riff clássico do Iron Maiden que surgiu enquanto Adrian Smith voltava do dentista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2025
O que pode ser feito enquanto se volta de uma consulta do dentista? Provavelmente, nada muito produtivo. Mas, para Adrian Smith, guitarrista da lendária banda de heavy metal Iron Maiden, foi justamente nesse momento que nasceu a ideia para um riff inesquecível.
O riff em questão é o de "Stranger in a Strange Land", faixa presente no álbum "Somewhere in Time", lançado em 1986. Smith — que desde 1999 está em sua segunda passagem pelo Maiden — compartilhou essa curiosa história durante uma entrevista concedida ao site eonmusic em 2020. Confira abaixo o relato do talentoso guitarrista:
Iron Maiden - Mais Novidades
"Eu estava indo fazer um tratamento de canal, e no caminho de volta meu rosto estava latejando, estava chovendo muito, e eu olhando o mar pela janela de trás do táxi… e aquele riff simplesmente surgiu na minha cabeça. Mal podia esperar pra voltar pro hotel. A gente tinha o hotel inteiro só pra gente, com o equipamento já montado e tudo mais, e eu fui direto trabalhar no riff — e a coisa toda começou ali."
A letra de "Stranger in a Strange Land" tem como inspiração a triste história do explorador John Torrington. Ele morreu em 1846, durante a Expedição Franklin, que, segundo a Wikipedia, tinha como objetivo "mapear áreas inexploradas do que hoje é Nunavut, no Canadá, encontrar a Passagem do Noroeste e fazer observações científicas". Seu corpo, surpreendentemente bem preservado, foi encontrado mais de um século depois, em 1984. Segundo Smith, o riff se encaixa no enredo que inspirou a música.
"A história estava no jornal. Era uma história muito comovente e combinava perfeitamente com o riff; esse tipo de terra desolada, essa sensação de perda de esperança, e tudo meio que se desenrola a partir daí."
"Stranger in a Strange Land" foi tocada nos shows da "The Future Past Tour", encerrada em dezembro de 2024. Confira abaixo uma dessas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A melhor música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Em 2000, Megadeth e Anthrax abriram turnê do Mötley Crüe


A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Para Steve Harris, Iron Maiden nunca fez o disco perfeito
O disco do Iron Maiden que para Regis Tadeu é "criminosamente subestimado"
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo


