Scott Ian, do Anthrax, conta como foi apresentado ao som do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de abril de 2025
Influente e inovadora, a banda inglesa Black Sabbath mudou a história da música no dia 13 de fevereiro de 1970, quando lançou o seu primeiro álbum. Batizado com o nome do grupo, o disco em questão apresentou ao mundo o estilo apaixonante que passou a ser chamado de heavy metal.
Considerado o "pontapé inicial" do heavy metal, "Black Sabbath" faz parte da vida de muitas pessoas. Uma delas é Scott Ian, o carismático guitarrista e membro fundador da banda de thrash metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
Scott Ian contou, em nota publicada pelo site Blabbermouth, como foi apresentado ao som do Black Sabbath. Confira abaixo o depoimento do ícone das guitarras.
"Descobri o Black Sabbath quando tinha cerca de oito anos de idade, sentado no quarto do meu tio, na casa dos meus avós. Meu tio tinha 17 ou 18 anos, tinha uma grande coleção de vinis e pôsteres em todas as paredes, e eu achava que ele era o cara mais legal do mundo. Eu vasculhava seus álbuns, tirava os discos e ele os mostrava para mim. Lembro-me de ter tirado um disco que dizia ‘Black Sabbath’ a capa do álbum era meio assustadora, então perguntei a ele: ‘O que é Black Sabbath’. E ele disse: ‘Ah, eles fazem acid rock...’ e eu não sabia o que isso significava, achei que talvez essa fosse a terminologia para um gênero musical naquela época. E então ele colocou o álbum. Todo mundo sabe como esse disco começa, com os efeitos sonoros, a chuva e o sino, e então a banda entra em ação... não há nada igual. Naquele momento, foi a coisa mais assustadora e pesada que eu já tinha ouvido em minha vida."
Algum tempo depois de ter ouvido o Black Sabbath pela primeira vez, Scott Ian começou a tocar guitarra. E o guitarrista Tony Iommi, fundador da banda, acabou atuando (de forma indireta) como professor.
"Talvez até hoje, quando a música ‘Black Sabbath’ começa, não exista nada igual. Comecei a tocar guitarra quando tinha cerca de 10 anos, e Tony [Iommi] foi definitivamente uma influência, então eu tentava descobrir como tocar ‘Iron Man’ ou ‘Paranoid’. Só de ouvir os discos, Tony Iommi foi basicamente meu professor de guitarra."
Por falar em Anthrax e Black Sabbath, o quinteto liderado por Scott Ian participará do último show da lendária banda britânica. O evento acontecerá no dia 5 de julho de 2025, em Birmingham (Inglaterra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Último show do Black Sabbath contará com gigantes do Rock e do Metal; confira lista
O clássico do Black Sabbath que está entre os discos que mudaram a vida de Joe Satriani
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
A cantora que Geezer Butler conheceu nos anos 80 e nunca mais se cansou de ouvir
Confira a lista de músicas presentes em "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos
Tony Iommi explica a diferença entre Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio


