A opinião de Tarja Turunen sobre suposta rivalidade do Nightwish e Evanescence
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de maio de 2025
A soprano finlandesa Tarja Turunen, ex-vocalista do Nightwish, está de volta ao Brasil para uma nova série de apresentações, incluindo shows com a participação especial de Marko Hietala, seu antigo colega de banda. Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, ela falou sobre a expectativa para o retorno ao país, o novo formato da turnê — com repertório inédito e até orquestra de cordas em algumas datas — e também esclareceu, de forma direta, um antigo boato que rondou o universo do metal nos anos 2000: a suposta rivalidade entre Nightwish e Evanescence.

"Não, absolutamente não. Eu nem sequer tinha contato com a banda nem com a Amy Lee", disse Tarja, com firmeza. "A única coisa que tínhamos em comum era o cabelo escuro e o fato de sermos vocalistas mulheres em bandas de heavy metal."
A especulação surgiu na época do lançamento dos álbuns "Once" (Nightwish) e "Fallen" (Evanescence), quando as músicas "Nemo" e "Bring Me to Life" dominaram rádios e canais de música ao redor do mundo. A mídia — e parte dos fãs — tentava frequentemente criar paralelos entre as bandas e, consequentemente, suas vocalistas. Tarja, no entanto, sempre viu a cena feminina no metal com espírito de união, não de competição.
"Evanescence teve uma explosão de mídia muito grande naquela época. Foi enorme. Mas o Nightwish também estava indo muito bem, relembrou. "Nunca houve qualquer rivalidade entre nós, nem entre mim e nenhuma outra vocalista de banda de metal liderada por mulheres. Sempre senti que somos irmãs nesse gênero, irmãs na cena." Para ela, há espaço de sobra para todas: "Existe muito espaço para muitas mais de nós."
Nightwish e MTV
Tarja também comentou a importância da MTV na expansão do metal sinfônico no início dos anos 2000. "Naquela época, a MTV era muito importante. Existiam muitos canais musicais, especialmente na Alemanha, que ajudaram a banda a crescer." Ela destacou que, mesmo quando iniciou a carreira solo, os clipes ainda eram exibidos regularmente. "Isso tudo mudou e meio que colapsou. Mas sim, foi algo enorme, mega importante."
A nova turnê marca o retorno de Tarja após problemas de saúde que a impediram de concluir apresentações no Brasil no ano passado. Agora, além de retomar os shows adiados, ela incluiu novas cidades na rota e promete uma experiência inédita. "O setlist é totalmente novo. Não vamos repetir o show do ano passado. Temos até uma orquestra de cordas em São Paulo. É um grande desafio, mas estou muito feliz em encarar isso. Faz você trabalhar mais, se reinventar." Com a simpatia de sempre, Tarja encerrou a entrevista demonstrando carinho pelo público brasileiro. "Tenho fãs incríveis no Brasil. É sempre um prazer voltar. Mal posso esperar."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?

Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Nightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da banda
Tarja: reagindo à escolha de canção em casamento de Léo Áquila


