Como MTV não pagou Megadeth por usar "Peace Sells" em vinheta, segundo Dave Mustaine
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de agosto de 2025
Se você viveu os anos 1990 nos EUA, provavelmente se lembra do MTV News, exibido alguns minutos antes da virada de cada hora. A vinheta de encerramento trazia um riff de baixo que ficou marcado para sempre: a introdução de "Peace Sells", clássico do Megadeth lançado em 1986.
Megadeth - Mais Novidades
Muita gente acreditava que Dave Mustaine, autor do riff, recebia royalties pelo uso constante do trecho. Mas, segundo o jornalista Greg Prato, isso nunca aconteceu. Durante participação no Booked on Rock Podcast, o escritor do livro "The World’s State-Of-The-Art Speed Metal Band: The Megadeth Story 1983-2002" contou que o próprio Mustaine lhe confirmou a história. "Perguntei a Dave: ‘Você já recebeu algum dinheiro por isso?’ E ele respondeu: ‘Nem um centavo’", relatou (via Ultimate Guitar).

O vocalista explicou, em entrevista anterior à Rolling Stone, como a MTV conseguiu escapar do pagamento: "Eles cortavam o riff exatamente antes do ponto em que teriam de me pagar, o que foi muito esperto. Não acho que alguém com consciência tenha feito isso, provavelmente veio do departamento jurídico."
Outra curiosidade é que o famoso riff, apesar de eternizado por David Ellefson no baixo, foi composto pelo próprio Mustaine. Prato lembrou que a ideia surgiu quando o líder do Megadeth pegou o instrumento do colega em um ensaio e apresentou a linha, perguntando o que ele achava.

"Peace Sells" foi lançada como single e clipe em novembro de 1986 e, em agosto de 2022, recebeu o certificado de ouro da RIAA. Mesmo sem royalties da MTV, a faixa segue sendo um dos hinos mais marcantes do thrash metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps