O primeiro - e caótico - show do Iron Maiden que Rod Smallwood acompanhou
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de agosto de 2025
Há mais de quatro décadas, a lendária banda inglesa de heavy metal Iron Maiden realiza shows apoteóticos para plateias numerosas. No entanto, nem sempre as apresentações do sexteto liderado pelo talentoso baixista Steve Harris foram tão grandiosas.
Iron Maiden - Mais Novidades
Como ocorre com praticamente toda banda em início de carreira, o Iron Maiden enfrentou diversos perrengues nos primeiros anos. Rod Smallwood, empresário de longa data do grupo, relembrou uma dessas situações em entrevista à Metal Hammer, na qual listou os 10 shows mais marcantes da trajetória da Donzela de Ferro.
O show que abre a lista de Rod é justamente o primeiro que ele presenciou da banda, em julho de 1979. Na ocasião, o Iron Maiden enfrentou um sério imprevisto: o vocalista Paul Di'Anno havia sido preso pouco antes da apresentação, como recorda o empresário.
"Este foi o primeiro show que vi do Maiden, e eles tiveram que tocar sem o Paul [Di'Anno, vocalista] porque ele tinha sido preso por portar um canivete. Mesmo não sendo empresário da banda na época, entrei no modo empresário e liguei para a delegacia, mas eles não deixaram o Paul sair. Então, eram só três [músicos]: Steve [Harris, baixo], Dave [Murray, guitarra] e o baterista original, Dougie Sampson."
Rod então sugeriu que Steve assumisse os vocais. O baixista aceitou o desafio e conduziu o show para uma plateia modesta, estimada por Smallwood em cerca de 30 pessoas.
"Steve cantou muito bem. E assim que tocaram ‘Phantom of the Opera’, eu soube que eles seriam incríveis. Achei a faixa incrível. Mesmo sem o vocalista, a banda tinha um carisma incrível com Steve e Dave. A maneira como eles olhavam o público nos olhos foi o fator-chave."
Mais de quarenta anos se passaram desde aquele show caótico, e o Iron Maiden se consolidou como uma das maiores bandas da história do heavy metal. E Rod Smallwood segue firme como braço direito de Steve Harris, testemunhando cada capítulo dessa jornada lendária, que está prestes a completar meio século.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Down lança vídeo da música "The Myth", faixa de seu próximo disco
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos

Iron Maiden anuncia turnê mundial que comemora os seus 50 anos de existência
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A música que mistura Iron Maiden com AC/DC e se tornou um clássico dos anos 80
Por que o Brasil foi escolhido para o último show de Nicko McBrain com o Iron Maiden


