Baixista e vocalista Mariusz Duda deixa o Riverside e futuro da banda está ameaçado
Por João Renato Alves
Postado em 30 de abril de 2026
O baixista e vocalista Mariusz Duda publicou nota oficial anunciando sua saída do Riverside. O músico deixou clara sua insatisfação com a situação atual da banda polonesa de rock progressivo, além de colocar o futuro do grupo em cheque.
"Gostaria de anunciar oficialmente que, após 25 anos, minha jornada com o Riverside está chegando ao fim. Tenho orgulho de tudo que a banda conquistou ao longo dos anos. Mas, acima de tudo, tenho orgulho dos fãs incríveis e extraordinariamente leais que reunimos ao nosso redor. Obrigado por tudo."
Duda abordou alguns dos problemas internos, sem citar nomes explicitamente: "Infelizmente, a situação atual não me permite mais seguir minha principal paixão, a paixão de criar músicas. Esse sempre foi meu principal objetivo e prioridade na vida. Além disso, estou cansado de fingir e forçar uma imagem sorridente da banda que, nos últimos anos, não tem nada a ver com a realidade. Quem me conhece sabe que o que sinto e o que acontece na minha vida geralmente acaba se refletindo nas minhas letras."
O músico reconheceu que o trabalho mais recente do seu projeto paralelo – agora principal – foi uma espécie de prenúncio. "Não foi diferente com meu último álbum, 'The World Under Unsun'. Na verdade, não se trata do fim da história do Lunatic Soul. O ato de terminar um relacionamento tóxico não se aplica apenas a 'relacionamentos românticos'. A principal inspiração foi a situação dentro da banda, e a música 'The New End' foi escrita principalmente como uma despedida aos fãs de Riverside. As emoções nessa música, que foram difíceis de controlar, falam por si mesmas. Estou feliz por finalmente poder dizer isso em voz alta."
Em relação ao futuro do Riverside, Duda entende que a saída natural seria encerrar o grupo, embora não vá forçar isso a acontecer. "Portanto, sem entrar em detalhes, gostaria de anunciar que, embora continue em bons termos com a maioria dos membros do Riverside, daqui para frente, nos próximos anos, focarei principalmente no meu trabalho no Lunatic Soul e nos meus projetos paralelos. Quanto ao Riverside, não vejo nenhuma possibilidade de a banda continuar com a formação atual. Recomeçar com uma formação diferente seria extremamente complicado. É por isso que estou direcionando minha energia criativa para o Lunatic Soul, que em breve entrará em uma nova fase e se tornará meu principal projeto de estúdio e ao vivo."
O artista concluiu: "Entendo a tristeza e a decepção. Mas não vejo nada de errado em, em determinado momento da vida, simplesmente começar a priorizar as próprias necessidades e não permitir mais que se aproveitem de você. Em um mundo onde todos fingem ser outra pessoa, vale a pena finalmente ser você mesmo e se cercar de pessoas que realmente se importam com você. Obrigado pelo apoio e compreensão. Meus mais sinceros agradecimentos a todos que continuarão me acompanhando em meus futuros projetos musicais."
Atualmente, a formação do Riverside é composta pelo baterista fundador Piotr Kozieradzki, o tecladista Michał Łapaj e o guitarrista Maciej Meller – este último substituiu Piotr Grudziński, falecido em 2016. Fundado em 2001, o grupo é adepto do prog rock com influências metálicas e atmosféricas, sendo relacionado a nomes como Pain of Salvation, Anathema, Pink Floyd, Porcupine Tree, Tool e Dream Theater.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Música do novo álbum de Erik Grönwall fala sobre sua saída do Skid Row
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Com ex-membros da ELO, The Orchestra confirma show em São Paulo
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu


As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire


