Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2026
Lançado em agosto de 1991, o chamado "Black Album" marcou uma virada na carreira do Metallica. Além de se tornar o disco mais bem-sucedido da banda, o trabalho levou o grupo a um público mais amplo e emplacou clássicos como "Enter Sandman" e "The Unforgiven". Para o site americano American Songwriter, porém, algumas das melhores faixas do álbum acabaram ofuscadas com o tempo.

Em lista publicada por Clayton Edwards, do American Songwriter, foram apontadas quatro músicas do disco que, na avaliação do site, seguem subestimadas apesar da importância dentro do repertório da banda.
Músicas subestimadas do Metallica
A primeira citada é "Of Wolf and Man". Segundo o texto, a música se destaca por abordar a figura do lobisomem de um jeito menos óbvio que outras canções do metal sobre monstros e horror. Em vez de apostar só na violência, a faixa explora a ideia de liberdade ao abandonar a forma humana.
Outra escolhida foi "The God That Failed", descrita como uma das composições mais pessoais de James Hetfield no álbum. A publicação lembra que a música nasceu da revolta do vocalista após a morte da mãe, adepta da doutrina Christian Science, que recusou tratamento médico por acreditar que a fé a curaria.
A lista também inclui "Holier Than Thou". Embora muita gente tenha interpretado a letra como um ataque à religião, o site afirma que a inspiração veio da irritação de Hetfield com pessoas da indústria musical que criticavam erros alheios enquanto ignoravam os próprios. O texto acrescenta que o produtor Bob Rock chegou a querer a faixa como primeiro single do álbum, mas "Enter Sandman" acabou sendo a escolha consensual.
Fechando a relação aparece "My Friend of Misery", apontada como uma das músicas mais identificáveis do disco. O American Songwriter destaca ainda o peso da faixa para fãs de longa data por ela trazer um dos raros créditos de composição de Jason Newsted no Metallica. Segundo a publicação, foi dele o riff de abertura sobre o qual a música foi construída.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O ex-colega de banda no Pink Floyd com quem David Gilmour nunca mais falou
O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava

Por que o "Black Album" é tão grandioso, segundo Kirk Hammett
Cinco curiosidades sobre "Black Album", clássico absoluto do Metallica
Metallica amplia atuação em oitavo ano do "Metallica Scholars Initiative"
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Kirk Hammett compara integrantes do Thin Lizzy a super-heróis
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
Revista Metal Hammer elege o melhor álbum do metal de todos os tempos
Jason Newsted diz que os outros caras do Metallica eram "milionários mimados"


