Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
Por João Renato Alves
Postado em 29 de junho de 2026
O baixista da banda que evoluiu para o System Of A Down diz que foi dispensado da formação por não ser "revoltado o suficiente". Em entrevista à nova edição atual da revista Metal Hammer, David Hakopyan compara sua saída à situação de "quando você é criança e seus amigos pedem para você parar de ir à casa na árvore".
System Of a Down - Mais Novidades
Disse o baixista do Soil, onde tocou com o vocalista Serj Tankian e o guitarrista Daron Malakian. "Pediram para eu sair. Lembro que me disseram: 'Você não é revoltado o suficiente, não toca com raiva'. Respondi: 'Desculpe, realmente não sou uma pessoa tão revoltada assim'."
Hakopyan acrescenta que ficou triste, mas não guardou mágoa. Quando o Soil se reorganizou e mudou de nome para System Of A Down, ele incentivou o também baixista e empresário não oficial do grupo, Shavo Odadjian, a fazer um teste para a vaga.
"Liguei para o Shavo e disse: 'Acho que você poderia assumir a função como baixista. Você está incrivelmente empolgado com o projeto, pode fazer outra coisa além de apenas gerenciá-lo'. Ele achou a ideia legal e está lá até hoje."
Quanto ao baterista Domingo Laranio, substituído por John Dolmayan, ele saiu mais ou menos na mesma época. Ele também falou à Metal Hammer e contou que o terremoto de 1994 no Vale de San Francisco, que matou cerca de 60 pessoas, deixou sua esposa - grávida na ocasião - "morrendo de medo", o que fez com que se mudassem para o Havaí.
"Ela queria sair de Los Angeles. Eu precisava priorizar minha família. O Serj perguntava: 'O que preciso fazer para manter você aqui? Arrumar um lugar para morar?' Não era uma questão de não querer ficar. Ou eu saía da banda ou me divorciava."
O Soil durou entre oito meses e um ano (dependendo de a quem você pergunte) e fez apenas um show, realizado em uma casa de blues chamada Fais Do-Do, em Mid-City, Los Angeles, em 1994. Malakian caiu do palco durante a apresentação desastrosa.
Hakopyan conta: "Logo no início, enquanto eu segurava um acorde grave no baixo, percebi: 'Droga, não tem guitarra!' Olhei para o lado e vi que o Daron tinha caído do palco e estava no chão. Ele havia se deixado levar totalmente pela intensidade da apresentação e não percebeu onde o tapete do palco terminava. Ele finalmente subiu de volta e retomamos a música imediatamente."
Após encerrar as atividades do Soil e formar o System of a Down, os integrantes assinaram contrato com a American Recordings, de Rick Rubin. A seguir, se tornariam uma das principais atrações do movimento conhecido como nu – à época new - metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista

Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
System of a Down: propaganda com baixista foi banida nos EUA


