Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de julho de 2026
Um dos nomes mais importantes da história do heavy metal, Bill Ward, baterista original do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas. A informação foi divulgada pelo próprio músico britânico, por meio de uma postagem compartilhada em seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (9).
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo o relato de Bill em suas redes sociais, reproduzido abaixo, ele ainda consegue caminhar. O artista também afirmou que continua tocando bateria.
"Queridos amigos, fãs, familiares e pessoas que ainda não conheci, venho anunciar hoje, com certa tristeza, mas com sinceridade, que cheguei a um ponto em que preciso usar cadeira de rodas com mais frequência em público, principalmente em aeroportos ou eventos públicos."
"Ainda consigo andar, sem dúvida, mas não consigo caminhar por longas distâncias sem precisar descansar, ou seja, preciso me sentar. Começamos a usar a cadeira de rodas há cerca de 18 meses, principalmente em aeroportos. Completei 78 anos em 5 de maio de 2026. Eu costumava caminhar longas distâncias, caminhei por muitas partes diferentes do mundo e ainda sou baterista. Ainda consigo tocar muito bem para um homem de 78 anos."
"Meus talentos e ambições, e minha necessidade inabalável de ser criativo e tocar bateria, continuam tão fortes quanto eram há tantos anos. Só estou dizendo que, se você me vir em uma cadeira de rodas, estou apenas pegando uma carona."
"Não estou aposentado, doente, desistindo ou qualquer um desses pensamentos que surgem quando vemos pessoas em cadeiras de rodas. Estou me expondo publicamente e sendo transparente sobre meu novo meio de transporte, e deixando vocês saberem que estou bem. Se você me vir em aeroportos ou visitando amigos em arenas de música ou teatros, diga oi. Eu não mordo, só vou parecer diferente, como na foto. Muito amor para todos vocês e continuarei agitando até morrer."
Bill Ward fez parte da formação clássica do Black Sabbath e gravou clássicos absolutos do metal, como "Paranoid" (1970), "Master of Reality" (1971) e "Sabotage" (1975). No dia 5 de julho de 2025, participou do último show da banda, realizado em Birmingham.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
Aquiles Priester homenageia o rock nacional dos anos 1980 em medley e também assume os vocais
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027

Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
3 músicas dos anos 50 que já tinham elementos do heavy metal muito antes do Black Sabbath
Geezer Butler não dava muita atenção à carreira solo de Ozzy Osbourne
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Quando Tony Iommi mentiu sobre o som do Black Sabbath e isso trouxe reclamações
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"
A capa rejeitada pelo Black Sabbath que foi parar em um álbum do Rainbow


