A banda clássica que Bono diz ter sido o maior modelo para o U2
Por Bruce William
Postado em 22 de agosto de 2026
Quando o U2 precisou apresentar o The Who ao Rock and Roll Hall of Fame, em 1990, Bono não tratou a ocasião como simples cerimônia entre colegas. Para ele, Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon haviam fornecido uma espécie de manual sobre até onde uma banda de rock poderia ir - musicalmente, visualmente e até na maneira de se relacionar com o próprio público.
U2 - Mais Novidades
"Mais do que qualquer outro grupo que já existiu, o The Who foi nosso modelo", afirmou Bono naquele discurso. E emendou uma frase que diz muito sobre o tamanho da influência: "Eu os amo e odeio por isso." O vocalista explicava que o grupo britânico havia assumido riscos maiores do que quase qualquer outro e conseguido transformar boa parte dessas ambições em música.
A admiração passava especialmente por Pete Townshend. Bono destacava a mistura de fé e dúvida presente nas composições do guitarrista e dizia que aquilo lhe havia dado coragem. Para um U2 que desde cedo tentou usar o rock para falar de religião, política, conflitos pessoais e questões sociais, havia uma conexão bastante evidente com a maneira como Townshend transformava inquietações próprias em material para o The Who.
Isso não significa que o U2 tenha começado tentando soar como "My Generation" ou "Won't Get Fooled Again", ressalta a Far Out. A formação musical dos quatro irlandeses passou também por Ramones, Clash, Buzzcocks, Kraftwerk, David Bowie e outras referências do fim dos anos 1970. O próprio Bono já contou que Joey Ramone ajudou até a fazê-lo entender como poderia usar sua própria voz.
O The Who oferecia outra coisa: um modelo de tamanho e ambição. Townshend havia mostrado que uma banda podia partir de singles explosivos e chegar a projetos como "Tommy" e "Quadrophenia" sem abandonar a força de um show de rock. Para Bono, essa capacidade de pensar grande sem perder o contato com a plateia era parte central da herança do grupo.
A relação também ganhou um peso simbólico naquela noite de 1990. O The Who foi oficialmente incluído no Hall da Fama pelo próprio U2, numa cerimônia realizada em Nova York, com Keith Moon já representado por sua filha Mandy.
Por isso, quando Bono colocou o The Who acima de qualquer outro grupo como modelo para o U2, não estava necessariamente montando um ranking das melhores bandas da história. Falava de algo mais específico: quem havia mostrado aos quatro irlandeses o tipo de banda que eles próprios gostariam de conseguir se tornar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan


O clássico do U2 que foi criado a partir do riff de outra banda
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
O clássico do U2 que Bono admite ter "errado" e mesmo assim resistiu ao tempo
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
Rolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 90
O melhor álbum do U2 em termos vocais, segundo o próprio Bono: "Um presente de meu pai"


