Dez grandes bandas de rock e metal que mudaram muitas vezes de formação
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de maio de 2022
Desde os dias que o rock and roll e o heavy metal surgiram, existem mudanças em formações de bandas. A dança das cadeiras acontece com a esmagadora maioria dos grupos e nem mesmo os gigantes da música pesada escapam.
A lista de titãs do rock and roll e do metal que já mudaram a "escalação" é grande e inclui nomes como Guns N' Roses, Iron Maiden, Black Sabbath, Anthrax e obviamente, o Megadeth, que já trocou de integrante mais do que time de futebol na zona de rebaixamento muda de técnico.
O site Loudwire publicou uma interessante lista, assinada por Lauryn Schaffner, com alguns grupos que movimentam o mercado de empregos. Confira a seguir dez grandes bandas de rock e metal que mudaram muitas vezes de formação.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Guns N' Roses
A icônica banda de hard rock já trocou de guitarrista, baixista, tecladista e baterista. O único músico que nunca abandonou o grupo é o vocalista e galã sessentão Axl Rose, que "curiosamente", também é o líder da turma.
Aliás, a matéria abaixo mostra todos os integrantes que já dividiram o palco e o estúdio com Axl.
Black Sabbath
Tony Iommi (guitarra), Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocaram juntos por cerca de uma década e lançaram oito discos magníficos entre 1970 e 1978. Daí em diante, a banda colecionou mais demissões/contratações do que álbuns lançados.
Entre os integrantes que já passaram pelo Sabbath a partir da saída de Ozzy, estão Ronnie James Dio, Ian Gillan, Glenn Hughes, Ray Gillen, Tony Martin, Bob Daisley, Vinny Appice, Eric Singer e Cozy Powell.
Iron Maiden
A banda inglesa não muda sua formação desde 1999, quando o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith retornaram ao grupo liderado por Steve Harris (único membro original). Porém, entre 1975 e 1999, o Maiden trocou de músicos em todas as posições. Certamente, as mudanças mais marcantes aconteceram no posto de vocalista, que já foi ocupado por Blaze Bayley e Paul Di'Anno.
Megadeth
É claro, óbvio e evidente que o quarteto liderado por Dave Mustaine iria aparecer na lista. Desde que foi demitido do Metallica, o guitarrista/vocalista do Megadeth já demitiu mais do que Roberto Justus.
Nomes do calibre de Marty Friedman, Al Pitrelli, Chris Poland, Chris Broderick, David Ellefson, Gar Samuelson, Nick Menza e Chris Adler já passaram pelo Megadeth. Atualmente, a banda conta com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Dirk Verbeuren (bateria) e James LoMenzo (baixo).
O último nome a "passar no RH" foi David Ellefson, que conseguiu a proeza de ser demitido em duas oportunidades.
Anthrax
Aqui, temos a segunda banda do "Big Four" que mais trocou de integrantes. As mudanças mais impactantes foram as trocas de vocalistas. Embora Joey Belladonna e John Bush sejam os cantores mais populares, vale citar que Neil Turbin e Dan Nelson também já cantaram no Anthrax.
Os guitarristas Rob Caggiano, Dan Spitz, o baixista Dan Lilker e o vocalista John Connelly (membros do Nuclear Assault) já passaram pelo Anthrax. O baterista Charlie Benante e o guitarrista Scott Ian são os únicos membros que tocaram em todos os discos de estúdio.
Deep Purple
Qual banda pode se gabar de ter os monstruosos Ian Gillan, David Coverdale e Glenn Hughes como vocalistas (em períodos diferentes)? O Deep Purple, lendário grupo inglês que continua na ativa e lançou em novembro de 2021 o álbum de covers "Turning To Crime", pode.
Vale citar que os vocalistas Rod Evans e Joe Lynn Turner também passaram pelo Purple. Ah, e não podemos esquecer dos guitarristas Ritchie Blackmore e Tommy Boli, muito menos do falecido tecladista Jon Lord.
Lynyrd Skynyrd
Segundo o site Ultimate Classic Rock, o Lynyrd Skynyrd teve 18 formações diferentes e o guitarrista Gary Rossington é o único membro que esteve presente em todas. A atual formação da banda de souther rock conta com Johnny Van Zant (vocal), Gary Rossington (guitarra), Rickey Medlocke (guitarra), Mark Matejka (guitarra), Peter Keys (teclado), Keith Christopher (baixo) e Michael Cartellone (bateria).
Fleetwood Mac
Durante a sua longa carreira, que ultrapassou os 50 anos, o Fleetwood Mac já teve 18 músicos diferentes. Apenas Mick Fleetwood e John McVie estão no grupo desde 1967, quando o Fleetwood foi criado.
Twisted Sister
Pode parecer estranho o Twisted Sister aparecer por aqui, pois o quinteto sempre foi conhecido pela sua formação clássica: Dee Snider (vocal), Jay Jay French (guitarra), Eddie Ojeda (guitarra), Mark Mendoza (baixo) e A.J. Pero (bateria). Porém, antes desse timaço se juntar, mais de uma dezena de músicos diferentes já haviam tocado no grupo.
Yes
O Yes teve 19 integrantes e atualmente, não possui nenhum integrante original, já que o falecido baixista Chris Squire, único músico que esteve em todas as formações, faleceu em 2015. O grupo ainda está em atividade e conta com Jon Davison (vocal), Steve Howe (guitarra), Billy Sherwood (baixo), Allan White (bateria) e Geoff Downes (teclado).
Para ouvir algumas músicas das bandas citadas na lista via Spotify, acesse a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps