Dez grandes bandas de rock e metal que mudaram muitas vezes de formação
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de maio de 2022
Desde os dias que o rock and roll e o heavy metal surgiram, existem mudanças em formações de bandas. A dança das cadeiras acontece com a esmagadora maioria dos grupos e nem mesmo os gigantes da música pesada escapam.
A lista de titãs do rock and roll e do metal que já mudaram a "escalação" é grande e inclui nomes como Guns N' Roses, Iron Maiden, Black Sabbath, Anthrax e obviamente, o Megadeth, que já trocou de integrante mais do que time de futebol na zona de rebaixamento muda de técnico.
O site Loudwire publicou uma interessante lista, assinada por Lauryn Schaffner, com alguns grupos que movimentam o mercado de empregos. Confira a seguir dez grandes bandas de rock e metal que mudaram muitas vezes de formação.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Guns N' Roses
A icônica banda de hard rock já trocou de guitarrista, baixista, tecladista e baterista. O único músico que nunca abandonou o grupo é o vocalista e galã sessentão Axl Rose, que "curiosamente", também é o líder da turma.
Aliás, a matéria abaixo mostra todos os integrantes que já dividiram o palco e o estúdio com Axl.
Black Sabbath
Tony Iommi (guitarra), Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocaram juntos por cerca de uma década e lançaram oito discos magníficos entre 1970 e 1978. Daí em diante, a banda colecionou mais demissões/contratações do que álbuns lançados.
Entre os integrantes que já passaram pelo Sabbath a partir da saída de Ozzy, estão Ronnie James Dio, Ian Gillan, Glenn Hughes, Ray Gillen, Tony Martin, Bob Daisley, Vinny Appice, Eric Singer e Cozy Powell.
Iron Maiden
A banda inglesa não muda sua formação desde 1999, quando o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith retornaram ao grupo liderado por Steve Harris (único membro original). Porém, entre 1975 e 1999, o Maiden trocou de músicos em todas as posições. Certamente, as mudanças mais marcantes aconteceram no posto de vocalista, que já foi ocupado por Blaze Bayley e Paul Di'Anno.
Megadeth
É claro, óbvio e evidente que o quarteto liderado por Dave Mustaine iria aparecer na lista. Desde que foi demitido do Metallica, o guitarrista/vocalista do Megadeth já demitiu mais do que Roberto Justus.
Nomes do calibre de Marty Friedman, Al Pitrelli, Chris Poland, Chris Broderick, David Ellefson, Gar Samuelson, Nick Menza e Chris Adler já passaram pelo Megadeth. Atualmente, a banda conta com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Dirk Verbeuren (bateria) e James LoMenzo (baixo).
O último nome a "passar no RH" foi David Ellefson, que conseguiu a proeza de ser demitido em duas oportunidades.
Anthrax
Aqui, temos a segunda banda do "Big Four" que mais trocou de integrantes. As mudanças mais impactantes foram as trocas de vocalistas. Embora Joey Belladonna e John Bush sejam os cantores mais populares, vale citar que Neil Turbin e Dan Nelson também já cantaram no Anthrax.
Os guitarristas Rob Caggiano, Dan Spitz, o baixista Dan Lilker e o vocalista John Connelly (membros do Nuclear Assault) já passaram pelo Anthrax. O baterista Charlie Benante e o guitarrista Scott Ian são os únicos membros que tocaram em todos os discos de estúdio.
Deep Purple
Qual banda pode se gabar de ter os monstruosos Ian Gillan, David Coverdale e Glenn Hughes como vocalistas (em períodos diferentes)? O Deep Purple, lendário grupo inglês que continua na ativa e lançou em novembro de 2021 o álbum de covers "Turning To Crime", pode.
Vale citar que os vocalistas Rod Evans e Joe Lynn Turner também passaram pelo Purple. Ah, e não podemos esquecer dos guitarristas Ritchie Blackmore e Tommy Boli, muito menos do falecido tecladista Jon Lord.
Lynyrd Skynyrd
Segundo o site Ultimate Classic Rock, o Lynyrd Skynyrd teve 18 formações diferentes e o guitarrista Gary Rossington é o único membro que esteve presente em todas. A atual formação da banda de souther rock conta com Johnny Van Zant (vocal), Gary Rossington (guitarra), Rickey Medlocke (guitarra), Mark Matejka (guitarra), Peter Keys (teclado), Keith Christopher (baixo) e Michael Cartellone (bateria).
Fleetwood Mac
Durante a sua longa carreira, que ultrapassou os 50 anos, o Fleetwood Mac já teve 18 músicos diferentes. Apenas Mick Fleetwood e John McVie estão no grupo desde 1967, quando o Fleetwood foi criado.
Twisted Sister
Pode parecer estranho o Twisted Sister aparecer por aqui, pois o quinteto sempre foi conhecido pela sua formação clássica: Dee Snider (vocal), Jay Jay French (guitarra), Eddie Ojeda (guitarra), Mark Mendoza (baixo) e A.J. Pero (bateria). Porém, antes desse timaço se juntar, mais de uma dezena de músicos diferentes já haviam tocado no grupo.
Yes
O Yes teve 19 integrantes e atualmente, não possui nenhum integrante original, já que o falecido baixista Chris Squire, único músico que esteve em todas as formações, faleceu em 2015. O grupo ainda está em atividade e conta com Jon Davison (vocal), Steve Howe (guitarra), Billy Sherwood (baixo), Allan White (bateria) e Geoff Downes (teclado).
Para ouvir algumas músicas das bandas citadas na lista via Spotify, acesse a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje

Uma lista de todos os músicos que já passaram pelo Guns N' Roses
Black Sabbath: guia com (quase) todas as formações da banda
Ellefson é mais um fora do Megadeth; confira a (enorme) lista completa
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
A música do Guns N' Roses que Myles Kennedy acha mais difícil de cantar com Slash
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Cinco discos de heavy metal que merecem mais atenção do que recebem
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa


