Smashing Pumpkins: Suas 20 melhores músicas, de acordo com o site da NME
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 25 de março de 2021
Em 22/03, este escriba publicou "Smashing Pumpkins: As 20 maiores músicas – ranqueadas (pela Kerrang!)"e o que mais chamou a atenção foi o fato de dezenove delas terem sido retiradas de seus cinco primeiros full lengths (ok, dezoito e o B-side de um single), enquanto apenas "Tarantula" representou os seis demais. Encafifado com a desproporção, o desafio para este que vos escreve se tornou passar a limpo a diferença e, pesquisando pela internet, encontramos matéria similar postada no site da NME. E se o ranking anterior era atual, elaborado em 11/03, "The best 20 Smashing Pumpkins songs", assinada por Jordan Bassett, data de 11/11/18 – logo, antes de Cyr (20) ganhar vida.
Melhores e Maiores - Mais Listas
E uma vez que pouco material da discografia recente de Billy "Tio Chico" Corgan parece ser lá muito inspirador, resolvemos nos aprofundar num outro artigo: "Smashing Pumpkins: As 20 melhores músicas da banda", resumido pelo colega Danilo Nascimento aqui para o Whiplash.net em 04/03/19, porém indicando as colocações das canções "repetidas", a título de comparação, bem como as "inéditas". Divirta-se com o (re)conteúdo, no formato "faixa – álbum (ano de lançamento) e um link do YouTube para que você possa escutar as vinte escolhas e repare que, apesar de numeradas de 1 a 20 no original, elas não trazem ordem de preferência e sim quase cronológica.
- Rhinoceros – Gish (91) [10º lugar na Kerrang!]
- Siva – Gish (91) [16º lugar na Kerrang!]
- Today – Siamese Dream (93) [9º lugar na Kerrang!]
- Rocket – Siamese Dream (93) [ausente no ranking da Kerrang!]
- Spaceboy – Siamese Dream (93) [ausente no ranking da Kerrang!]
- 1979 – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [7º lugar na Kerrang!]
- Geek U.S.A. – Siamese Dream (93) [12º lugar na Kerrang!]
- Tonight, Tonight – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [6º lugar na Kerrang!]
- Bullet With Butterfly Wings – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [3º lugar na Kerrang!]
- Zero – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [1º lugar na Kerrang!]
- Bodies – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [ausente no ranking da Kerrang!]
- Thirty-Three – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [13º lugar na Kerrang!]
- Muzzle – Mellon Collie And The Infinite Sadness (95) [14º lugar na Kerrang!]
- Ava Adore – Adore (98) (8º lugar na Kerrang!)
[an error occurred while processing this directive]- Perfect – Adore (98) [ausente no ranking da Kerrang!]
- Stand Inside Your Love – Machina / The Machines Of God (00) [19º lugar na Kerrang!]
- Being Beige – Monuments To An Elegy (14) [ausente no ranking da Kerrang!]
- Untitled – Rotten Apples [Compilation] (01) [ausente no ranking da Kerrang!]
[an error occurred while processing this directive]- Doomsday Clock – Zeitgeist (07) / Transformers (Movie Soundtrack) (07) [ausente no ranking da Kerrang!]
- Silvery Sometimes (Ghosts) – Shiny And Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun (18) [ausente no ranking da Kerrang!]
Com as oito trocas, saíram: "Starla" [17], B-side do single I Am One (92); "Disarm" [5], "Mayonaise" [4] e "Cherub Rock" [2], todas de Siamese Dream; "Jeellybelly" [18] e "Thru The Eyes Of Ruby" [11], ambas de Mellon Collie And The Infinite Sadness; "To Sheila" [10], de Adore; e "Tarantula" [15], de Zeitgeist – entre colchetes, as posições dadas pela página da revista inglesa.
E nesta nova distribuição por play, a "recontagem dos votos" ficou assim: sete músicas de Mellon Collie And The Infinite Sadness, sendo quatro de Dusk To Dawn, o disco um, e três do segundo, Twilight To Starlight; quatro de Siamese Dream; duas de Gish e Adore; e uma de Machina / The Machines Of God, Zeitgeist, Monuments To An Elegy e Shiny And Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun. A que falta é "Untitled", da coletânea Rotten Apples (01). Por outro lado, seguem ignorados: Machina II / The Friends & Enemies Of Modern Music (00) e Oceania (12).
Tudo isso para, adotados critérios idênticos aos do texto citado no parágrafo inicial, o "embate" fechar no placar de 16x4, o que não muda muito o cenário, mas diminui a disparidade. Será que agora a seleção te agradou? Ou você mudaria algo? Opine!
Fonte: NME
https://www.nme.com/blogs/the-20-best-smashing-pumpkins-songs-2390446
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps