Pearl Jam: As 20 maiores músicas - ranqueadas (pela Kerrang!)
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Para os loucos por Pearl Jam, parece ontem que os caras estrearam no país com duas datas no Estádio do Pacaembu no início de dezembro/05 e ainda trazendo o Mudhoney a tiracolo. Já para os quarentões, parece anteontem que Eddie Vedder e companhia despontavam e estouravam nas rádios rock com hits do sensacional Ten (91), junto com os conterrâneos do Nirvana, Soundgarden e Alice In Chains, só para ficarmos nos grupos mais conhecidos de Seattle à época.
Dos quatro pilares do grunge, aliás, a banda é a única que permaneceu ativa perenemente e, com isso, possui onze plays no catálogo. A título de comparação, incluindo Incesticide (92), Kurt Cobain e companhia só lançaram quatro; o saudoso Chris Cornell e sua trupe gravaram seis; assim como o Alice In Chains, que, graças a Dio, segue compondo, mas passou por um hiato, fora o tempo perdido com os vícios de Layne Staley.
Pois bem, inaugurando 2021, Sam Law voltou a elaborar suas listas de vinte melhores no site da Kerrang! e, em 19/01, publicou "The 20 greatest Pearl Jam songs – ranked", cuja distribuição ficou da seguinte forma: cinco do citado Ten e de Vs. (93); três de Vitalogy (94); duas de Backspacer (09); e uma de Yield (98) e Gigaton (20) – deixando de lado No Code (96), Binaural (00), Riot Act (02), Pearl Jam (06) e Lightning Bolt (13). E se você somou tudo até aqui, reparou que faltam três, certo? Duas delas saíram em trilhas sonoras e a restante como B-side de um single.
Sem mais, vamos à seleção no formato "faixa – álbum (ano de lançamento)" e links do YouTube para que você possa curtir todo o ranking:
20) Once – Ten (91)
19) Seven O’Clock – Gigaton (20)
18) Go – Vs. (93)
17) The Fixer – Backspacer (09)
16) Daughter – Vs. (93)
15) Man Of The Hour – Big Fish [Movie Soundtrack] (03)
14) Indifference – Vs. (93)
13) Nothingman – Vitalogy (94)
12) Just Breathe – Backspacer (09)
11) Given To Fly – Yield (98)
10) Corduroy – Vitalogy (94)
9) Elderly Woman Behind A Counter In A Small Town – Vs. (93)
8) Even Flow – Ten (91)
7) Rearviewmirror – Vs. (93)
6) Better Man – Vitalogy (94)
5) State Of Love And Trust – Singles [Movie Soundtrack] (92)
4) Jeremy – Ten (91)
3) Yellow Ledbetter – Jeremy [Single B-Side] (92) / Lost Dogs [Coletânea] (03)
2) Alive – Ten (91)
1) Black – Ten (91)
Os mais jovens vão estranhar não verem "Wishlist" e "Do The Evolution", ambas de Yield, ou "I Am Mine", de Riot Act. Fã do début, este escriba sentiu a ausência de "Porch", enquanto há quem possa até reclamar a exclusão do mega sucesso "Last Kiss", por exemplo, embora seja um cover. Mas o maior absurdo foi ignorarem "Animal", de Vs.. Alguma outra? Quem sabe "Immortality", de Vitalogy? A propósito, você reparou que, se somados os registros dos três primeiros full lengths, eles somam treze das vinte? Catorze levando-se em conta que "Yellow Ledbetter" saiu no single de "Jeremy" e, forçando um pouco a barra, quinze se lembrarmos que "State Of Love And Trust" foi trilha sonora de um filme de 1992! Ou seja, 75% das músicas são realmente das antigas! Enfim, curtiu? Comente!
Fonte: Kerrang!
https://www.kerrang.com/features/the-20-greatest-pearl-jam-songs-ranked
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs

Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
A música do Pearl Jam que possui o tempo perfeito para ressuscitação cardiopulmonar
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
O prêmio que Eddie Vedder acha que o Pearl Jam só merece "pela metade"
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1985


