White Metal: 10 bandas do estilo que merecem respeito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Ribeiro Barbosa, Fonte: Site das bandas
Enviar correções  |  Ver Acessos

"O Diabo é o pai do rock". Ao longo da história da música, o rock era e é frequentemente associado à figura que personifica o mal, ou seja, o Diabo. Inúmeros artistas e bandas colaboraram para esta sina, entre eles Robert Johnson, Black Sabbath, Raul Seixas, King Diamond, Marilyn Manson, Venom etc. Aliás, foi com esta última banda, formada por Mantas, Cronos e Abbadon, que nasceu o afamado 'Black Metal', cuja temática é totalmente voltada para engrandecer a entidada maligna.

Com a criação e evolução do Black Metal a partir da década de 1980, um outro movimento dentro do Rock/Metal se levantou para contrapor os "músicos de Satã". Autodenominado 'White Metal', a vertente musical tem como principal objetivo exaltar o nome de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo e inimigo de Satanás.

Embora não seja reconhecido por muitos como gênero musical, o White Metal conquistou uma enorme popularidade no decorrer dos anos e vem quebrando as barreiras do preconceito. Afinal, já que um lado afirma que o "Diabo é o pai do Rock", o outro levanta sua voz e atesta: o pai do Rock é Jesus Cristo!

Confira abaixo uma lista com 10 bandas de White Metal que merecem respeito:

BRIDE

Numa tradução literal para o português, o nome dessa banda americana significa "noiva", que é uma referência direta à igreja. O Bride é liderado pelos irmãos Troy e Dale Thompson. Fundada no ano de 1983, em Louisville, Kentucky, a banda segue na ativa fazendo ressoar seu heavy metal cristão de qualidade.

STRYPER

Talvez o grupo mais famoso do White Metal mundial, o Stryper nasceu, assim como o Bride, na década de 1980. O nome da banda tem origem na bíblia, mais precisamente no livro de Isaías. No verso 5 do capítulo 53 é mencionada a palavra "stripes", que em português quer dizer "feridas". Desta forma, Stryper é uma alusão a este termo. Inclusive, a passagem citada acima faz parte do logo oficial dos norte-americanos.

ANTIDEMON

O White Metal também ecoa em território brasileiro. Criada em 1994, na cidade de São Paulo, o Antidemon mistura elementos do Death Metal e do Grindcore e é quase sempre comparada com outro power trio nacional, o Krisiun. Geralmente o grupo se apresenta na Crash Church, considerada a "igreja do Metal" localizada na região do Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. Vale ressaltar que o pastor da Crash Church é também o líder do Antidemon - pastor Antônio Carlos Batista, vocalista e baixista.

OFICINA G3

Maior nome do mundo gospel brasileiro, o Oficina G3 é uma banda que passeia pelo metal progressivo, heavy metal e hard rock. Os trabalhos do conjunto se iniciaram no final dos anos 1980. Hoje, porém, o Oficina está em inatividade por conta da carreira solo de alguns dos seus membros.

BANDA ALVA

Nome da nova geração do White Metal, a Banda Alva vem conquistando seu espaço no cenário nacional. Em 2011, o grupo que flerta intimamente com o hardcore e o nu metal lançou o álbum "Livres", o seu primeiro e único até o momento. Nesse ano, em seu canal no YouTube, o Alva TV, a banda divulgou três novos singles: "Correndo contra cavalos", "Incendiar" e "Crucial".

DIGITALBOMB

Composta de puro rapcore e nu metal, o DigitalBomb pode ser encarado como uma versão brasileira e cristã do aclamado grupo norte-americano Rage Against The Machine. A exemplo da banda anterior, a Banda Alva, o grupo tem somente um álbum lançado intitulado "7 Bilhões de Guerras". A música "Foi na cruz" é um dos destaques da banda.

MORTIFICATION

Referência do metal extremo cristão, o Mortification inspirou inúmeros grupos dentro do White Metal, um deles, aliás, está nessa lista: o Antidemon. Liderada por Steve Rowe, a banda australiana de Death e Thrash Metal nasceu em 1990 no estado de Victoria, sudeste da Austrália. Ao todo, o Mortification tem 14 álbuns de estúdio lançados e segue na ativa, sendo uma das bandas mais prolíferas da história do "lado branco" do metal mundial.

RODOX

Apesar de curta, a trajetória do Rodox marcou o mundo do White Metal. Fundada em 2002 por Rodolfo Abrantes, ex-Raimundos, a banda de hardcore punk e nu metal impactou a sua época com dois CD's de sucesso. O primeiro, "Estreito", de 2002, e o segundo, "Rodox", de 2003, ambos produzidos por Tom Capone que trabalhou com Abrantes na época de Raimundos.

SAVING GRACE

Outra banda da nova geração, o Saving Grace é composta por músicos da Nova Zelândia. Acabaram se tornando o primeiro grupo fora dos Estados Unidos a assinarem com a Strike First Records, notável gravadora de White Metal sediada na Califórnia.

SLEEPING GIANT

Os californianos do Sleeping Giant alcançaram certa popularidade com a música "Tithemi", de 2011. A banda foi criada no ano 2006 e permaneceu em atividade até o ano passado.

Outras bandas de White Metal que merecem respeito: Living Sacrifice, August Burns Red, Demon Hunter, Whitecross, The Devil Wears Prada, P.O.D. e As I Lay Dying.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Bride"Todas as matérias sobre "Stryper"Todas as matérias sobre "Antidemon"Todas as matérias sobre "Oficina G3"Todas as matérias sobre "Mortification"Todas as matérias sobre "Rodox"


Michael Sweet: confira as duas partes do making of de seu novo álbum, Ten

Stryper: banda pergunta aos fãs se deve abandonar visual preto e amareloStryper
Banda pergunta aos fãs se deve abandonar visual preto e amarelo

Em 24/10/1986: Stryper lançava To Hell With The Devil, maior obra do metal cristãoStryper: para Michael Sweet, banda merece estar no Hall da Fama do Rock And Roll

Stryper: O Judas Priest mudou minha vida musicalmente, afirma Michael SweetStryper
"O Judas Priest mudou minha vida musicalmente", afirma Michael Sweet

Stryper: CDs estão ficando obsoletos e, daqui alguns anos, já estarãoStryper
"CDs estão ficando obsoletos e, daqui alguns anos, já estarão"


Guitar World: melhores solos de guitarra de todos os temposGuitar World
Melhores solos de guitarra de todos os tempos

Metallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIRMetallica
Falha geral no sistema de som durante show no RIR


Sobre Diego Ribeiro Barbosa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGooILQ