Rock e Metal: 5 músicas que melhor criaram suas "atmosferas"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vinícius Mira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Desde os tempos mais primórdios, quando Vivaldi usou diferentes intenções melódicas pra representar as estações do ano em sua famosa obra "As Quatro Estações" a música já era um elemento de representação de diferentes realidades, com os diferentes timbres e tons podendo te transportar para um lugar totalmente diferente.
Aqui serão citados grandes clássicos do rock em que soube-se usar de todos os recursos possíveis para transportar o ouvinte para o universo paralelo onde se passa cada canção!

677 acessosIron Maiden: Banda anuncia turnê Legacy of the Beast em 20185000 acessosÓdio musical: os artistas mais detestados em lista da Spinner

5 - Metallica - Fuel

Aqui os acordes são usados para criar a atmosfera de um carro de corrida em alta velocidade e demonstrar o desejo do eu lírico pelo cheiro da combustão da gasolina e da adrenalina de fazer parte disso tudo.

4 - Bon Jovi - Wanted Dead Or Alive

Os belíssimos acordes do início já são um cartão de boas vindas para esse clássico do rock, a criação da atmosfera que transporta o ouvinte para o Século XIX no Oeste dos Estados Unidos, ou para qualquer filme de Clint Eastwood ou Daniel Bloom.

3 - Pink Floyd - Breathe

A música que praticamente abre o clássico "The Dark Side Of Moon" combina muito bem uma linha de baixo consistente com frases de teclado sobre a bela guitarra rítmica de David Gilmour, tudo isso somado cria o aspecto perfeito para se viajar ouvindo a canção. Sem sombra de dúvidas uma das melhores canções quando se trata de uma atmosfera bem feita.

2 - Black Sabbath - Black Sabbath

Trítono, a famosa combinação de notas que quando tocada invocaria demônios, pelo menos era isso que dizia a antiga lenda que perdurou desde a Idade Média, até que alguns garotos operários de Birmingham resolveram assustar as pessoas com sua música. Se nos dias atuais essa canção é bastante assustadora, imagine no início dos anos 70 na Inglaterra super conservadora. Sem dúvidas uma excelente música para fechar os olhos e viajar no ambiente criado por ela.

1 - Iron Maiden - Powerslave

Sem sombra de dúvida a obra prima quando se trata da criação de um ambiente de acordo com o tema da música, além da letra que trata de um faraó que não quer aceitar a sua morte, os acordes transportam o ouvinte para o Egito Antigo onde essa epopeia acontece.

Comente: Tem alguma outra música que você acha que poderia fazer parte da lista?

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Em crise existencial, quase abandonou tudo nos anos oitenta

677 acessosIron Maiden: Banda anuncia turnê Legacy of the Beast em 20180 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

O tempo, ah o tempo!O tempo, ah o tempo!
Rockstars nos anos oitenta e hoje

Iron MaidenIron Maiden
A impressionante técnica de Nicko em uma drum cam

Iron MaidenIron Maiden
Assista a introdução dos shows da nova tour

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"0 acessosTodas as matérias sobre "Bon Jovi"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"


Ódio musicalÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner

RaimundosRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo

Ian GillanIan Gillan
"Ritchie Blackmore é um imbecil!"

5000 acessosMarilyn Manson: é do cantor o vídeo mais assustador5000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"5000 acessosGuitar World: os 100 piores solos de guitarra da história5000 acessosNirvana: há alguma chance da banda voltar? Dave Grohl responde5000 acessosDeath Metal: Em programa infantil na Nova Zelândia5000 acessosLoudwire: os 25 melhores álbuns de estreia do Hard Rock

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de julho de 2017


Sobre Vinícius Mira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online