Metal Nacional: Confira bandas que se destacaram em 2015

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Diogo Miranda de Azevedo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O metal brasileiro continua vivo e diversas bandas continuam em ascensão no cenário nacional e internacional. Diversos grupos que surgiram nos últimos anos já começaram a dar passos maiores em 2015 e chamaram atenção com turnês internacionais, shows lotados e lançamentos musicais. Confira abaixo uma pequena amostra da nova geração de bandas nacionais que representaram bem o cenário brasileiro com seus trabalhos.

1036 acessosRock Nacional: Como anda o cenário no nosso país5000 acessosO tempo, ah o tempo!: rockstars nos anos oitenta e hoje

Project 46

A banda surgiu em 2008 e este ano obteve conquistas importantes para a sua carreira. O Project 46 participou do Rock In Rio 2015 e proporcionou um dos shows mais energéticos da edição comemorativa de trinta anos do evento, no Palco Sunset. Além disso, os paulistas participaram de três shows da turnê do Cavalera Conspiracy pela América do Sul.

Nervosa

O Power trio feminino de thrash metal de São Paulo, formado por Fernanda Lira (baixo e vocal), Prika Amaral (guitarra e backing vocals) e Pitchu Ferraz (bateria) é, sem dúvidas, uma das maiores promessas do metal brasileiro. Em 2015 o Nervosa excursionou pela Europa e realizou mais de 60 shows no continente e ainda mostra plena atividade com bons shows no Brasil e em países vizinhos.

John Wayne

Formada em São Paulo em 2009, a banda John Wayne vem ganhando rápido destaque no rock nacional. Com um EP homônimo (2011) e um álbum na bagagem, “Tempestade” (2012), o grupo prepara-se para lançar seu novo trabalho, “Dois Lados – Parte I”, pela primeira vez com uma gravadora, a Deck. Com músicas que questionam cenários comuns do dia a dia brasileiro como a miséria, fome e crueldade humana, o grupo também foi representante nacional no Palco Sunset do Rock In Rio 2015, dividindo espaço com nomes como Lamb of God, Deftones e Halestorm.

Jackdevil

Os maranhenses do Jackdevil possuem quatro anos de estrada e estão em forte ascensão no cenário nacional através destes dois últimos anos. Entre os principais destaques da banda em 2015 estão a turnê do novo álbum que passou por vários países da América do Sul como Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai e o videoclipe da faixa-título do disco lançado este ano, “Evil Strikes Again”.

Krow

Oriunda do Triângulo Mineiro, o Krow deu seus primeiros passos rumo ao cenário da música pesada nacional no ano de 2007. Com um EP e 2 discos, sendo o debut “Before the Ashes” e o segundo “Traces of the Trade”, o grupo é hoje uma das grandes forças do Thrash/Death Metal nacional, com relevância internacional. Em 2015, a convite do produtor Ronnie Bjornström, gravou mais um EP, intitulado “Relentless Disease”, no GarageLand Studios em Umeå na Suécia que já está disponível online e também será lançado em formato físico.

Hibria

Apesar de não ser um nome tão novo no circuito das bandas brasileiras de metal, o Hibria está se tornando cada vez mais forte no exterior. Em 2015 a banda conquistou ainda mais o público oriental com uma turnê bem sucedida no Japão e tornou-se uma das bandas brasileiras que mais venderam discos fora do país. Vale destacar que neste ano a banda lançou o que provavelmente é um dos melhores álbuns brasileiros do ano, o homônimo "Hibria". O disco é o quinto da carreira da banda.

Blackning

Outro grande lançamento que surpreendeu o cenário do metal brasileiro foi o “Order of Chaos” da banda Blackning. Um power trio formado por Cleber Orsioli (guitarra e vocal), Francisco Stanich (baixo e backing vocals) e Elvis Santos (bateria e backing vocals) que chegou no circuito de show fazendo muito barulho, literalmente. Formado em 2013, o grupo está se tornando, sem dúvidas, um nome que está com tudo para chegar ao topo do estilo na cena nacional, e que certamente ainda evoluirá muito nos próximos trabalhos.

Slasher

Com sete anos de estrada, a banda Slasher é conhecida como uma das principais forças do metal de São Paulo. Em 2011 a banda foi selecionada por representantes da Sony Music, EMI Music, SWU e Maquinária para participar da coletânea “Melody Box – Fora da caixa vol. 1″. Slasher foi o único artista representando o gênero Rock/Metal. Este ano a banda se destacou com diversos shows dentro da turnê de seu segundo álbum, o “Katharsis”.

Unearthly

Provavelmente uma das bandas que mais representou o Brasil através de shows em outros países. Os cariocas do Unearthly atualmente estão trabalhando na divulgação do álbum mais recente, o “The Unearthly”, lançado no Brasil pelo selo Shinigami Records, na Europa pelo selo Metal Age e nos EUA pelo selo Redefining Darkness. Em setembro deste ano, o Unearthly fez sua primeira turnê nos Estados Unidos, colocando assim mais um grande marco em sua carreira. Outro ponto forte da banda em 2015 foi o lançamento de uma versão da música "We Who Are Not As Others", em homenagem ao Sepultura.

Vingador

Outra banda carioca que está atraindo os olhares dos headbangers do mundo todo é a banda Vingador. O diferencial do grupo começa logo pelas letras em português e se prolonga pelo thrash metal com influências que trafegam do Exodus ao Motorhead. O Vingador agora se prepara para o lançamento de mais um material e para embarcar rumo ao Japão, ambos em 2016. O grupo está confirmado para o True Thrash Fest, um dos maiores festivais de thrash metal do mundo, que acontece anualmente em Osaka.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de dezembro de 2015


1036 acessosRock Nacional: Como anda o cenário no nosso país0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Hibria"

Heavy MetalHeavy Metal
Site elege as dez melhores bandas do Brasil

VocalistasVocalistas
Alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal

Rock e MetalRock e Metal
Quais são os vocalistas da nova geração?

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Project46"0 acessosTodas as matérias sobre "Nervosa"0 acessosTodas as matérias sobre "John Wayne"0 acessosTodas as matérias sobre "Jack Devil"0 acessosTodas as matérias sobre "Krow"0 acessosTodas as matérias sobre "Hibria"0 acessosTodas as matérias sobre "Blackning"0 acessosTodas as matérias sobre "Slasher"0 acessosTodas as matérias sobre "Unearthly"0 acessosTodas as matérias sobre "Vingador"


O tempo, ah o tempo!O tempo, ah o tempo!
Rockstars nos anos oitenta e hoje

Metal SucksMetal Sucks
Top 25 vocalistas do metal moderno

Coisa de SatanásCoisa de Satanás
As bandas de rock mais perigosas do mundo

5000 acessosJason Newsted: revelando porque ele deixou o Metallica5000 acessosSlayer: as preferências do guitarrista Kerry King5000 acessosElvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock5000 acessosJoão Gordo: André Barcinski relembra "causo" na Fórmula 15000 acessosUltimate Classic Rock: as melhores músicas do Iron Maiden desde 19995000 acessosAquiles Priester: A impressionante bateria que ele previu em 1986

Sobre Diogo Miranda de Azevedo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online