Ultimate Classic Rock: lista dos melhores álbuns de 1981

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: ultimateclassicrock.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Os álbuns lançados em 1981 são a trilha sonora de um momento de transição no rock. A MTV entrou no ar no dia 1 agosto de 1981, e como alguns dos nomes que estão nesta lista, as bandas começaram a viver e morrer em sua própria aparência e imagem. Falando nisso vamos dar uma olhada no passado e lembrar os melhores álbuns lançados no ano de 1981:

4155 acessosJourney: Steve Perry era um fenômeno humano, diz baixista do Styx5000 acessosSolos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NME


10. "Fair Warning" - VAN HALEN:

O quarto álbum do Van Halen nesse ano, fez com que Eddie Van Halen tivesse a idéia de fazer um álbum com canções mais sérias e complexas com os instintos Pop de David Lee Roth. "Unchained" foi o único grande hit, mas "Fair Warning" ao longo do tempo tem sido reconhecido como um dos seus melhores álbuns.


9. "Abacab" - GENESIS:

Sejamos francos, para alguns de nós "Abacab" não foi apenas um dos melhores álbuns de 1981, mas possivelmente o melhor álbum do Genesis. A combinação entre o rock progressivo e o pop, foi a mistura perfeita para a sensibilidade melódica da banda.


8. "Diary of a Madman" - OZZY OSBOURNE:

A química entre as composições de Ozzy e o falecido guitarrista Randy Rhoads era tão forte que rapidamente gravaram um sucessor de "Blizzard of Ozz". Durante uma breve pausa na turnê de 1980, Ozzy gravou "Diary of a Madmam". Canções como "Over the Mountain", "Flying High Again" e a faixa-título, fez com que a carreira solo de Ozzy permanecesse nas rádios de rock até os dias de hoje.


7. "Moving Pictures" - RUSH:

Realmente, quando se fala de "Rush" e "1981", devemos lembrar da performance vocal de Geddy Lee. Os fãs mais fervorosos do Rush não negam o poder de "Limelight", seguida pela "Tom Sawyer", a mais famosa do disco. Um riff com uma bela distorção de Alex Lifeson abre a faixa. Mas o que pega mesmo é a harmonia perfeita da música: acordes escolhidos a dedo, parecendo que cada um foi detalhadamente pensado para se encaixar no contexto.


6. "Tattoo You" - ROLLING STONES:

Os Stones vasculharam seus armários atrás de músicas antigas e chegaram a um clássico e impressionante álbum. As pedras rolantes lançaram hits como "Start Me Up", que merece destaque principal, mas por outro lado, a balada "Heaven", mostra que é dígna do seu tempo.


5. "Ghost in the Machine" - POLICE:

As origens punk do trio britânico marcam as lembrança de "Ghost in the Machine", o quarto LP do Police é claramente um dos melhores álbuns lançados em 1981. Canções como a irresistível "Every Little Thing She Does is Magic" mostram que as composições de Sting tinham se tornado mais sólidas. "Synchronicity" também fez com que o álbum ficasse mais refinado.


4. "4" - FOREIGNER:

A balada "Waiting for a Girl Like You" é uma canção que todo mundo, até sua mãe vai se lembrar, mas se você é daqueles que acompanha a história do rock, como o próprio nome já diz, "Juke Box Hero" merece destaque neste álbum, que é um dos melhores dos anos 80.


3. "Don't Say No" - BILLY SQUIER:

Billy Squier contribuiu muito para estar nas primeiras posições dessa lista dos maiores álbuns de 1981. "Don´t Say No" é recheado com canções gloriosas como "In the Dark", "The Stroke" e "Lonely is the Night".


2. "Bella Donna" - STEVIE NICKS:

Ela abandonou seus companheiros de banda do Fleetwood Mac e provou ser tão grande e fazer sucesso por conta própria do que com sua antiga banda. Ela ganhou uma pequena ajuda de Tom Petty e os Heartbreakers em "Stop Draggin" e "My Heart Around" e de Don Henley em "Leather and Lace". Mas na maioria, ela foi uma mulher independente, gerando singles de sucesso e uma carreira solo que permanece forte até hoje.


1. "Escape" - JOURNEY:

Bem... não tinha como o Journey escapar do rádio ou da TV, no verão de 1981. Este álbum superou Stevie Nicks com quase nenhuma diferença. No mesmo ano a banda lançou um jogo para Atari, intitulado "Journey Escape". Juntamente com o álbum de 1983, "Frontiers", o Journey virou uma regra no início dos anos 80, definitivamente fizeram seu reinado no rock em 1981.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 27 de agosto de 2012

JourneyJourney
Steve Perry era um fenômeno humano, diz baixista do Styx

1885 acessosJourney: Neal Schon reclama de Jonathan Cain nas redes0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Journey"

Rock of AgesRock of Ages
Uma celebração à farofice do Rock N' Roll!

JourneyJourney
Steve Perry: "O solo de Schon foi o começo do fim!"

Os mais feiosOs mais feios
Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Journey"

Solos de guitarraSolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

Led ZeppelinLed Zeppelin
"Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?

SlipknotSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

5000 acessosHeavy Metal: estressante, perturbador e faz mal ao coração5000 acessosPink Floyd: o maior concerto de rock já produzido5000 acessosRock Brasileiro da Década de 705000 acessosBob Dylan: é dele a "Maior Música de Todos os Tempos"5000 acessosRaul Seixas: 10 importantes obras do Maluco Beleza5000 acessosLemmy: 65 anos com "o fígado de um recém-nascido"

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online