Em 10/07/1942: nascia o saudoso Ronnie James Dio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de julho de 2020
Em 10 de julho de 1942, nascia Ronald James Padavona, que anos mais tarde, ficaria conhecido como Ronnie James Dio, vocalista das bandas ELF, RAINBOW, BLACK SABBATH e DIO.
O músico construiu uma trajetória sólida ao longo de sua carreira, que durou quase 40 anos. É considerado um dos maiores e mais influentes vocalistas da história da música pesada. Além de ter uma voz extremamene potente, Dio era um grande frontman ao vivo, além de ter popularizado entre os headbangers o sinal com a mão chifrada (o nome deste gesto é "mallochio").
A sua carreira deu um grande salto quando se tornou vocalista da banda RAINBOW, formando uma parceria de sucesso com o temperamental guitarrista Ritchie Blackmore (que havia saído do DEPP PURPLE). A dupla foi desfeita em 1978, com a saída de Dio. Alguns anos depois, coube ao lendário baixinho a missão ingrata de substituir Ozzy Osbourne como vocalista do BLACK SABBATH, o que fez com maestria. Porém, como nem tudo são flores, por conta de alguns desentendimentos com Tony Iommi, Dio saiu e montou a sua própria banda, batizada com seu nome artístico e que fez muito sucesso, sobretudo com seus dois primeiros discos. Dio ainda gravaria mais um disco com o BLACK SABBATH ("Dehumanizer", de 1992) e outro com a banda HEAVEN AND HELL ("The Devil You Know", de 2009) que nada mais é do que a formação "sabática" que gravou "Mob Rules", de 1981.
Dio participou de três discos que são clássicos absolutos da música pesada: "Rising" (RAINBOW), "Heaven and Hell" (BLACK SABBATH) e "Holy Diver" (DIO). A sua contribuição para o heavy metal é inestimável e até hoje, o músico é homenageado com certa frequência.
Infelizmente, Dio faleceu em 2010, aos 67 anos, deixando uma história muito bonita e um legado enorme. Vida longa ao mestre!
FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/artists/Ronnie_James_Dio/4282
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"

10 anos sem Dio: relembre 15 grandes músicas de suas passagens pelo Black Sabbath
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Quando Ozzy Osbourne tentou golpear Ronnie James Dio com um garfo
Ozzy Osbourne assistia entrevistas de Ronnie James Dio em seus últimos anos, revela Sharon
5 discos lançados em 1985 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


