Em 21/06/1950: Nasce Don Airey (Deep Purple)
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Don Airey nasceu em Sunderland, em 21 de junho de 1948.
É o tecladista da banda de rock Deep Purple desde 2002, quando substituiu o tecladista e fundador da banda, Jon Lord. Don Airey tem uma carreira longa e produtiva, trabalhando com artistas e bandas como Gary Moore, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Black Sabbath, Jethro Tull, Whitesnake, Colosseum II, Sinner, Michael Schenker, Uli Jon Roth, Rainbow, Divlje Jagode e Living Loud. Ele também trabalhou com Andrew Lloyd Webber.
Nascido no nordeste da Inglaterra, apaixonou-se pela música ainda jovem estudando piano clássico aos 7 anos de idade. Ele continuou seu amor pela música se graduando na Universidade de Nottingham e no Royal Northern College of Music. Em 1971, ele se mudou para Londres e entrou para a banda Cozy Powell's Band Hammer. Don trabalhou em vários álbuns com artistas solo e em 1978 participou como músico de estúdio no Black Sabbath, na gravação do álbum Never Say Die.
Em seguida, uniu-se ao Rainbow e tocou no álbum solo de Gary Moore, Back on the Streets. Com o Rainbow ele contribuiu com dois ótimos álbuns, Down to Earth e Difficult to Cure. Em 1980, Don Airey tocou no primeiro álbum solo de Ozzy Osbourne, Blizzard of Ozz, onde fez a famosa introdução em estilo gótico para a música "Mr. Crowley". Depois de deixar o Rainbow em 1981, Don se juntou a Ozzy Osbourne onde participou dos álbuns Bark at the Moon e Speak of the Devil. Don se juntou ao Jethro Tull em 1987 para uma turnê. Em seguida deixou a banda para registrar seu primeiro álbum solo "K2", lançado em 1988.
Don ficou semi-aposentado até meados de 2001, quando se juntou ao Deep Purple para substituir Jon Lord, que estava se dedicando a sua carreira solo. Don se uniu ao grupo como um tecladista em tempo integral em março de 2002.
Ele também trabalhou com o Iron Maiden e no álbum solo de Bruce Dickinson, tocando teclados em "Darkness Be My Friend". Em 2006, Don contribuiu no álbum solo de Gary Moore, Old New Ballads Blues, participando de todas as faixas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain





