Em 14/04/1945: Nasce Ritchie Blackmore (Deep Purple)
Por João Paulo Andrade
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 14/04/1945: Nasce Ritchie Blackmore (Deep Purple)
Ritchie Blackmore - Mais Novidades
Richard 'Ritchie' Hugh Blackmore nasceu em Weston-Super-Mare, em 14 de abril de 1945.
Pouco tempo depois de nascido, Ritchie se mudou de Weston-Super-Mare para Heston, Middlesex, tendo então dois anos de idade. Seu pai lhe comprou o primeiro violão em 1955, quando ele tinha 10 anos, e lhe deu algumas aulas de violão clássico. Curiosamente, no início Ritchie se mostrou pouco talentoso e demorava muito para aprender o instrumento, até que, aos 13 anos, seu pai – já sem paciência – disse que lhe quebraria o violão na cabeça se ele não progredisse,senão seria punido seriamente.
A primeira banda que Ritchie tocou, ainda muito jovem foi o 2Is Coffe Bar Junior Skiffle Group, tocando guitarra acústica, mas, ganhou reconhecimento (somente na Inglaterra) quando entre 1962-1967 acompanhou grupos maiores como o Savages (que trazia em seu elenco Screaming Lord Sutch, e que trouxe o primeiro solo de Ritchie gravado, em um cover de Johnny Burnett chamado "Train Kept A Rollin") , Heinz & The Wild Boys, The Outlaws, e os Crusaders de Neil Christian.
Em abril de 1965, Ritchie Blackmore editou um compacto solo pelo selo Oriole, que trazia músicas como "Little Brown Jug", "Getway", e, contava com a contribuição de Nicky Hopkins no piano.
Ritchie Blackmore costuma citar Big Jim Sullivan, (famoso por tocar em discos de Tom Jones e Dave Berry) seu professor de guitarra, como sua maior influência e "maior guitarrista de Inglaterra".
Ritchie Blackmore foi um dos fundadores do Deep Purple em 1968 juntamente com Rod Evans (vocalista), Nick Simper (baixo), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria). A banda rapidamente obteve sucesso com sua regravação de Hush, de Joe South. Evans e Simper foram depois substituídos por Ian Gillan (vocalista) e Roger Glover (baixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
O megahit de 1965 que Bob Dylan diz que é "um longo pedaço de vômito"
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Rage e Sonata Arctica anunciam turnê conjunta com orquestra
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Asia anuncia seu novo álbum de estúdio, "Indigo"
Dave Mustaine afirma que Megadeth fará anúncio "de outro mundo"

A canção pesada que deixou Ozzy Osbourne e Ritchie Blackmore impressionados
O melhor guitarrista de blues que Ritchie Blackmore ouviu ao longo da vida
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Em 09/04/1970: há 50 anos nascia Chorão, o mentor da banda e ídolo de uma geração


