Em 19/02/1948: Nasce Tony Iommi (Black Sabbath)
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Anthony Frank "Tony" Iommi nasceu em Birmingham, em 19 de fevereiro de 1948.
Black Sabbath - Mais Novidades
Começou a se interessar por música na adolescência, quando tomou algumas aulas de piano, mas logo perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender guitarra. Segundo ele, o grupo que mais o inspirou foi a banda de Hank Marvin, The Shadows.
Por causa de um acidente de trabalho a trajetória musical de Iommi ameaçou terminar logo na juventude. O fato ocorreu na fábrica onde trabalhara quando ele foi chamado para operar uma prensa mecânica no lugar de um colega que havia faltado. Num momento de distração acabou colocando a mão direita na máquina, decepando a falange distal dos dedos do meio e anelar. Sendo canhoto, a mão acidentada era a que ele usava para articular as notas no braço da guitarra e devido a gravidade do acidente, fora desencorajado a voltar a tocar o instrumento, pelos vários médicos que tinha consultado.
A motivação para continuar tocando foi reencontrada um dia na casa de um amigo, ao ouvir o guitarrista belga de Jazz Django Reinhardt, que tocava apenas usando os dedos indicador e médio. Empolgado com o fato, Tony Iommi começou a usar encaixes improvisados de plástico derretido nas pontas dos dedos para poder tocar, que foram depois substituídos por próteses.
Desde a formação do Black Sabbath em 1968 até hoje Tony Iommi é ativo como músico, e entre outros projetos, foi o único membro que nunca deixou a banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, ele possui também trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams na lendária apresentação do Rolling Stones Rock and Roll Circus.
Desde início do Black Sabbath até os dias atuais, Tony utiliza a guitarra Gibson SG.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A banda esquecida dos anos 60 que Phil Collins considera sua favorita de todos os tempos
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
Onde fica a Ilha do Norte cantada por Paulo Ricardo em "Revoluções por Minuto"
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas

5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Geezer Butler considera estreia do Black Sabbath um dos grandes momentos de sua vida
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Em 09/04/1970: há 50 anos nascia Chorão, o mentor da banda e ídolo de uma geração


