Indie Rock: 7 faixas para não ter que ouvir "Então é Natal"
Por João Pedro Andrade
Postado em 22 de dezembro de 2015
Chegou o Natal, amiguinho. Aquela época mágica do ano quando a fachada do seu prédio parece Las Vegas de tão iluminada! Aquela época em que você pode encontrar os seus familiares; aquela gente querida que você mal viu o ano todo. E você vai comer bem! Sim. Peru, tender, farofa, ameixa, lentilha, churrasco, sushi, chucrute. E ganhar presente é uma delícia! SIM. Quanta magia!
Eis que de repente, os primeiros versos de Simone tocam na rádio. Você, em um momento de insensatez, liga a TV. E lá está o Rei Roberto com o Thiaguinho, com a Ludmila, com o Michel Teló em mais um especial do plim plim. Nesse momento, você começa a se questionar se tomou espumante demais. A sua tia puxa o verso de "Noite Feliz"; todos cantam felizes em coro. Emendam em seguida "O Natal Existe" e "Então é Natal". O seu coração acelera, a sua visão fica turva e a sua última lembrança é o seu sobrinho, pobre e inocente criança, balbuciando os versos de "Bate o Sino".
Não tema. Ajuda está a caminho. Essa é a lista de 7 canções indie de Natal para renovar seu feriado e deixar sua noite feliz mais feliz.
1. Tim Wheeler & Emmy The Great – Christmas Day (I Wish I Was Surfing)
Ele é guitarrista, vocalista e compositor da banda irlandesa Ash. Ela, apesar de ter nascido em Hong Kong, é uma cantora e compositora da Inglaterra. Os dois, além de fazerem um belo casal, fizeram também, em 2011, essa belíssima obra prima em forma de disco de Natal chamado This Is Christmas. Nele você poderá ouvir alguns clássicos do Natal de amanhã, como "Zombie Christmas", "Home For The Holiday" e, no melhor estilo Beach Boys de ser, a belíssima "Christmas Day (I Wish I Was Surfing).
2. The Darkness – Christmas Time (Don´t Let The Bells End)
Essa música foi lançada inicialmente como um single e depois acabou sendo adicionada numa edição deluxe de Natal do primeiro CD da banda, de 2003, Permission to Land. Tem tudo aquilo que uma música do The Darkness deve ter: falsetes, solos de guitarra e glamour; mas tem também tudo aquilo que uma canção de natal deve ter: Papai Noel, sinos e até um coro de crianças. E você nunca sabe se aquilo é sério ou uma paródia. Não passe para o número 3 sem assistir o clipe.
3. Coldplay – Christmas Light
Certo, esse é um território perigoso. Eu estou ciente que muitos de vocês não gostam muito do trabalho do Coldplay. Eu peço que dêem um chance para essa música (afinal de contas, é Natal e é melhor que mais um ano de "Então é Nataaal…"). Esse single foi lançado no dia 24 de dezembro de 2010; e nele Chris Martin busca, no noite de Natal, sozinho, caminhando pela Oxford Street, alegria para um coração partido.
4. The Raveonettes – The Christmas Song
O Raveonettes é um duo dinamarquês que faz músicas maníaco-depressivas. Até que eles se encheram de alegria (de um modo bem contido e dinamarquês) e fizeram um EP de músicas natalinas. Essa música, híbrido de rock cinquentista e indie pop, foi um single que, por algum motivo, acabou ficando de fora do EP.
5. Sufjan Stevens – Did I Make You Cry On Christmas? (Well, You Deserved It!)
O cantor e compositor de Detroit tinha o hábito, nos anos 2000, de presentear seus amigos e familiares com EPs, que ele mesmo produzia, com músicas de Natal; algumas composições próprias e algumas versões de velhos clássicos. Esses EPs, em 2006, viraram um box com 5 CDs, Songs For Christmas, que ganharam uma sequência em 2012 – Silver and Gold: Songs For Christmas, Vols 6 -10.
6. Slow Club – Christmas TV
Outro duo na nossa lista. Dessa vez, inglês. O Slow Club faz um indie folk bem simples, mas charmoso. Em 2009, eles lançaram o EP Christmas, Thanks For Nothing. Essa música agridoce foi feita para você lamentar estar passando Natal longe daquela pessoa bacana que faz seu coração descompassar.
7. Julian Casablancas – I Wish It Was Christmas Today
Julian Casablancas, antigo reizinho da cena indie, príncipe do reino Elite Model, vocalista do Strokes, lançou em 2009 seu primeiro disco solo, Phrazes For The Young, e "I Wish It Was Christmas Today" é a faixa bônus dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A música pedida pela gravadora que virou o hino definitivo do Kiss
Tarja sobre o Nightwish: "Era tão infeliz, não eram tempos felizes"



O pior disco do Mastodon, segundo a Revolver Magazine
O pior disco do Paradise Lost, de acordo com a Metal Hammer
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana


