Led Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 18/05/14. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Mais uma vez, o LED ZEPPELIN se encontra como réu em uma ação judicial, onde a banda está sendo acusada de ter roubado um de seus clássicos de outro músico. Só que desta vez não é um músico de blues ou folk, mas um colega do rock.

5000 acessosHeavy Metal: as trinta maiores bandas de países diferentes5000 acessosDave Navarro: conheça a filha atriz pornô do músico

A Business Week relata que Mark Andes, baixista fundador do SPIRIT, está entrando com uma ação contra a banda, alegando que a introdução de "Stairway to Heaven" é muito semelhante a sua canção, "Taurus".

Andes está buscando uma liminar para bloquear o relançamento iminente do quarto álbum do Led Zeppelin, onde 'Stairway' aparece, na esperança de que o guitarrista Randy Califórnia, que escreveu "Taurus", receba um crédito por co-escrever a música. Califórnia morreu em 1997, mas não antes de dizer a um repórter: "Eu diria que foi uma imitação. E os caras fizeram milhões de dólares nela e nunca disseram 'Obrigado', nunca disseram: 'Podemos te dar alguma grana por ela?' É doloroso. Talvez um dia a consciência os force a fazer algo quanto à isso".

A fim de provar a violação de direitos autorais em um tribunal dos EUA, o requerente tem de provar que não só as músicas são praticamente idênticas, mas também que o réu teve acesso ao material de origem. O primeiro show do Led Zeppelin nos Estados Unidos foi como banda de abertura para o Spirit em 1968, o ano em que "Taurus" foi lançado, seu álbum de estréia auto-intitulado. As duas bandas também apareceram juntas em vários festivais em 1969.

Casos do Led Zeppelin com violação de direitos autorais são alguns dos mais notórios e bem documentados na história do rock. Processos anteriores os obrigaram a dar créditos a co-autores em "Whole Lotta Love", "Babe I’m Gonna Leave You", "The Lemon Song" e "Dazed and Confused".

Confira abaixo as duas músicas e compare:

Spirit - "Taurus":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Led Zeppelin - "Stairway to Heaven":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Fonte original desta matéria:
http://ultimateclassicrock.com/led-zeppelin-stairway-to-heav...

5000 acessosLed Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"2241 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3349 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2258 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio em "Stairway to Heaven"2877 acessosLed Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"2709 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3680 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não lembra de nada3269 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway To Heaven" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre acusações de plágio em "Stairway To Heaven"4075 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3669 acessosLed Zeppelin: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin4512 acessosLed Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio759 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas judiciais do processo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Spirit"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula

Led ZeppelinLed Zeppelin
200 milhões nos últimos 5 anos, a coleção de discos de Page

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
O veredito do madman sobre plágio do Led

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Lez Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Spirit"

Heavy MetalHeavy Metal
As trinta maiores bandas de países diferentes

Dave NavarroDave Navarro
Conheça a filha atriz pornô do músico

Andre MatosAndre Matos
"Eu não estava preparado para cantar no Maiden!"

5000 acessosGóticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 805000 acessosConfissões de uma groupie - a autobiografia de Pamela Miller5000 acessosRolling Stone: os 10 piores covers da história5000 acessosOzzy Osbourne: os álbuns solo do madman, do pior para o melhor5000 acessosBob Dylan & The Band em Woodstock5000 acessosRitchie Blackmore: ele conquistou a mulher jogando meia na cara

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 18 de maio de 2014
Post de 19 de maio de 2014

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online