Led Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 18/05/14. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Mais uma vez, o LED ZEPPELIN se encontra como réu em uma ação judicial, onde a banda está sendo acusada de ter roubado um de seus clássicos de outro músico. Só que desta vez não é um músico de blues ou folk, mas um colega do rock.

155 acessosEnciclopédia do Rock: Spirit por Adriano Falabella5000 acessosEm 18/02/1990: Freddie Mercury faz última aparição pública

A Business Week relata que Mark Andes, baixista fundador do SPIRIT, está entrando com uma ação contra a banda, alegando que a introdução de "Stairway to Heaven" é muito semelhante a sua canção, "Taurus".

Andes está buscando uma liminar para bloquear o relançamento iminente do quarto álbum do Led Zeppelin, onde 'Stairway' aparece, na esperança de que o guitarrista Randy Califórnia, que escreveu "Taurus", receba um crédito por co-escrever a música. Califórnia morreu em 1997, mas não antes de dizer a um repórter: "Eu diria que foi uma imitação. E os caras fizeram milhões de dólares nela e nunca disseram 'Obrigado', nunca disseram: 'Podemos te dar alguma grana por ela?' É doloroso. Talvez um dia a consciência os force a fazer algo quanto à isso".

A fim de provar a violação de direitos autorais em um tribunal dos EUA, o requerente tem de provar que não só as músicas são praticamente idênticas, mas também que o réu teve acesso ao material de origem. O primeiro show do Led Zeppelin nos Estados Unidos foi como banda de abertura para o Spirit em 1968, o ano em que "Taurus" foi lançado, seu álbum de estréia auto-intitulado. As duas bandas também apareceram juntas em vários festivais em 1969.

Casos do Led Zeppelin com violação de direitos autorais são alguns dos mais notórios e bem documentados na história do rock. Processos anteriores os obrigaram a dar créditos a co-autores em "Whole Lotta Love", "Babe I’m Gonna Leave You", "The Lemon Song" e "Dazed and Confused".

Confira abaixo as duas músicas e compare:

Spirit - "Taurus":

Led Zeppelin - "Stairway to Heaven":

Fonte original desta matéria:
http://ultimateclassicrock.com/led-zeppelin-stairway-to-heav...

5000 acessosLed Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"2251 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3369 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2263 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio em "Stairway to Heaven"2882 acessosLed Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"2726 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3714 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não lembra de nada3280 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway To Heaven" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre acusações de plágio em "Stairway To Heaven"4136 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3694 acessosLed Zeppelin: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin4576 acessosLed Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio938 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas judiciais do processo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 18 de maio de 2014
Post de 19 de maio de 2014


155 acessosEnciclopédia do Rock: Spirit por Adriano Falabella0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Spirit"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
O veredito do madman sobre plágio do Led

Led ZeppelinLed Zeppelin
Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Lez Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Spirit"


Em 18/02/1990Em 18/02/1990
Freddie Mercury faz última aparição pública

Pink FloydPink Floyd
Perguntas e respostas e curiosidades

Mike PortnoyMike Portnoy
A reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater

5000 acessosCláudia Leite: musa do Axé adora Led Zeppelin e Iron Maiden5000 acessosSociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica5000 acessosSepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião5000 acessosDave Grohl: "O Oasis é a maior banda de rock que já vi na vida"5000 acessosWarrant: Erik Turner expõe drama com Jani Lane5000 acessosIron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online