Matérias Mais Lidas


O Whiplash.Net protege quem anuncia no site?

Não. O Whiplash.Net não protege bandas, gravadoras e promotores que anunciam no site. A resposta é simples mas, claro, difícil de ser provada, e temos consciência de que muitos usuários não acreditarão nisso. Mas vamos tentar... :-)

Durante mais de uma década ninguém ganhou dinheiro com o Whiplash.Net. Apenas a partir de 2009 o diretor do Whiplash.Net passou a se dedicar em tempo integral ao site, abandonando seu antigo emprego, e outros editores (os responsáveis por editar e aprovar o material que vai ao ar) passaram a ser remunerados dignamente. O site tem redatores pagos mas estes são uma minoria. Mais de 99% dos redatores são colaboradores voluntários.

Talvez seja esta falta de comprometimento financeiro com o site, durante mais de uma década, que nos permitiu ser imparciais e evitar influências no conteúdo editorial.

Nunca publicamos matérias pagas disfarçadas de conteúdo editorial. Ponto. Pode ser que no futuro comecemos a aceitar publieditoriais (formato usado por agências e que, sim, podem ser chamados de matérias pagas). Se ocorrer estes serão claramente identificados no site como informes publicitários pagos. E NÃO RECOMENDAMOS QUE BANDAS, GRAVADORAS OU OUTROS EMPREENDIMENTOS LIGADOS AO RAMO DE ROCK E HEAVY METAL PUBLIQUEM ESTES INFORMES PUBLICITÁRIOS VISTO QUE O MESMO CONTEÚDO, SE RELACIONADO A ROCK E METAL, PODE SER PUBLICADO GRATUITAMENTE. O formato de plublieditorial é voltado apenas para GRANDES ANUNCIANTES ATRAVÉS DE AGÊNCIAS que exigem este formato.

Quanto a anunciantes, publicamos comentários negativos, tanto como positivos, sobre as bandas, gravadoras e promotores que anunciam no site, assim como publicaríamos se estas não anunciassem. Comentários negativos ou positivos expressam, claro, apenas a opinião da pessoa que está escrevendo a matéria, e fazemos questão de não deixar a publicidade paga influir no conteúdo editorial. Os redatores são incentivados a escrever sem levar em conta qualquer tipo de ligação que exista entre o site e as gravadoras, bandas e promotores.

Sempre fazemos ampla cobertura de shows ou lançamentos de CDs que não foram anunciados com publicidade paga no site. Da mesma maneira, com frequência, não fazemos nenhum cobertura de shows e de CDs que foram amplamente divulgados com publicidade paga no site. Não estipulamos pautas. Todos os redatores (mesmo os que pagamos) escrevem sobre o que querem escrever.

Já ocorreram várias vezes (e ainda ocorrem) reclamações de bandas e gravadoras devido a opiniões de redatores publicadas no Whiplash.Net. E vão continuar ocorrendo. A filosofia do site é não permitir que interesses comerciais (do próprio site, inclusive) influam no conteúdo editorial.

Por este motivo, muitas gravadoras não nos enviam seus lançamentos, muitas bandas não nos cedem entrevistas e muitos anunciantes do meio jamais comprarão publicidade no Whiplash.Net. Já perdemos muitos anunciantes por publicar críticas negativas ou deixar de publicar críticas positivas. E vamos continuar perdendo.

Nossa posição quanto à liberdade editorial é intransigente. Talvez seja o motivo porque o site ainda é (relativamente) pouco lucrativo depois de duas décadas e da imensa quantidade de usuários por dia.

Pelo mesmo motivo, salvo em raríssimas exceções, nem mesmo fazemos sorteios de brindes ou qualquer tipo de promoção que exigiria parcerias com bandas ou gravadoras ou promotores. Quando foi a última vez que você viu um sorteio de CDs, ingressos ou brindes de qualquer "parceiro" no Whiplash.Net? E se você viu nossa logomarca como "apoio" a algum evento, isso se tratou de gentileza do promotor e não de parceria, e teha certeza que não pedimos. O Whiplash.Net não faz parcerias, para não gerar dúvidas quanto a influências no conteúdo editorial. Sabemos o quanto é uma decisão radical e o quanto soa antipático.

E não fazemos questão de mudar isso! :-)

Ninguém oferece dinheiro ou presentes para aos editores para ter matérias positivas publicadas como se fossem isentas?

Você entendeu mal. Oferecem dinheiro, sim, e até com alguma frequência. Mas os responsáveis pelo site não aceitam. :-)

Então por que o site deixa de publicar denúncias envolvendo bandas e produtores?

Porque não ligamos para perder anunciantes, mas não queremos perder tempo com ações judiciais. Não podemos publicar denúncias sem provas, e algumas vezes nem mesmo com provas. :-)

E quanto aos colaboradores que redigem o material, são isentos?

A grande maioria, esperamos que sim.

Mas como em qualquer veículo, particularmente qualquer veículo colaborativo, os editores não podem responder pelas centenas de colaboradores que enviam material para o site. Na prática, qualquer pessoa pode enviar conteúdo para o site, seja esta pessoa isenta ou não.

Particularmente no caso do Whiplash.Net, divulgamos opiniões sobre um tema apaixonante, Rock e Heavy Metal e não exigimos que os textos sejam frios e sem opinião. O Whiplash.Net é feito por fãs e para fãs de Rock e Heavy Metal. Nossa isenção está em publicar todas as opiniões e não em deixar de publicar opiniões.

Note que o site recebe também material produzido por assessorias de imprensa ou pelas próprias bandas e gravadoras e promotores (geralmente identificados), e seria inútil exigir isenção destes colaboradores em especial.

Claro, é virtualmente impossível saber se algum colaborador voluntário recebe dinheiro ou presentes ou favores para fazer comentários positivos sobre alguma banda ou empresa. Cortamos os abusos quando são óbvios, mas seria hipocrisia sugerir que temos como evitar que isso ocorra. Nenhum veículo tem como evitar que isso ocorra. Mas acreditamos que a verdade aparecerá na opinião de outros colaboradores mais honestos.

Seja sensato e ao ler qualquer conteúdo no site, saiba que ele representa a opinião apenas da pessoa que assinou a matéria e esta pessoa pode ou não ser isenta, pode ou não ser um fã desatinado, pode ou não ser um assessor de imprensa da banda citada ou mesmo ser da banda citada. Se não concorda, esteja a vontade para enviar uma matéria com opinião contrária, ou comentar usando o sistema disponibilizado em cada matéria.

Parece óbvio, mas precisamos esclarecer... O SITE NÃO TEM OPINIÃO. O site é um servidor Linux em cloud rodando softwares diversos para organizar conteúdo enviado por milhares de seres humanos. No dia em que o site Whiplash.Net tiver uma opinião própria, mudaremos seu nome para Hal 9000 ou Skynet. :-)

Já os editores trabalham de forma extremamente mecânica e têm pouquíssimos amigos na cena Rock/Metal (até mesmo por estarem muito longe dos grandes centros). Perguntem aos assessores de imprensa e membros de bandas que nos conhecem, o quanto somos chatos e ranzinzas. Eles vão confirmar. :-)

Não temos orgulho do layout do site, nem de todas as matérias publicadas... mas temos muito orgulho de sermos um veículo isento.

Você concorda ou discorda? Comente abaixo. Gostaríamos de ouvir sua opinião.


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.