Matérias Mais Lidas


Bruce Dickinson
Jethro Tull

Em 01/07/1987: Napalm Death lança o "Scum"

Por David Torres
Postado em 06 de julho de 2014

No dia 1 de julho de 1987, era lançado pela então iniciante gravadora Earache Records, aquele que é certamente um dos álbuns mais importantes e influentes do Metal extremo: "Scum", dos britânicos do Napalm Death, disco que é considerado como o disco seminal do estilo que ficaria conhecido mundialmente como Grindcore. Esse grande e brutalíssimo petardo completo hoje o seu aniversário de 27 anos! Esse clássico da música extrema tem um total de 28 músicas e é dividido em dois lados, sendo que o único integrante a participar dos dois foi o antigo baterista da banda, Mick Harris. Apresentando uma bela e interessantíssima capa, ilustrada por Jeffrey Walker, vocalista e baixista do Carcass, é uma verdadeira obra-prima da música pesada, brindando a todos com pedradas violentíssimas e curtíssimas, onde a grande maioria das músicas não ultrapassa dois minutos de duração e possuem letras inteligentes e engajadas. Vale ressaltar que o que por se tratar do disco de estreia dos britânicos, é um álbum realmente sujo, tosco e mal produzido, porém, possui um valor histórico que supera qualquer ponto negativo que possa existir.

Napalm Death - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como já foi mencionado anteriormente, o álbum possui dois lados e duas formações. A faixa de abertura do lado A é "Multinational Corporations", que nada mais é do que uma curta introdução para o caos que está por vir. Logo em seguida, os riffs de "Instinct of Survival" dão as caras. Uma "cozinha" cadenciada de baixo e bateria logo abre espaço para os "blast beats" furiosíssimos de Mick Harris e para os vocais escandalosos de Nicholas Bullen. Uma pedrada certeira que já alerta o ouvinte do que o aguarda nos próximos trinta minutos de duração da bolacha. Aliás, é interessante saber que os termos "blast beat" e "Grindcore" foram inventados na época pelo então baterista Mick Harris. Em seguida é a vez da curtíssima "The Kill", uma das muitas faixas do álbum que possui menos de um minuto de duração e metralha os ouvidos dos ouvintes impiedosamente com riffs e "blast beats" enlouquecidos. O baixo de Nicholas Bullen marca a abertura da faixa-título, "Scum", um dos maiores clássicos da carreira do Napalm Death e do Grindcore como um todo. Uma introdução instrumental cadenciada logo dá espaço para ensandecidos urros e levadas brutais de bateria. Um tremendo clássico!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Caught... In a Dream" vem logo em seguida novamente abre com um ótimo trabalho de bateria de Mick Harris e com os riffs em afinação baixíssima de Justin Broadrick e em questão de segundos dão lugar a uma sucessão furiosa de "blast beats". Em sequência, é a vez "Polluted Minds" já abre incinerando o ouvinte e é uma das poucas faixas do disco a apresentar um breve solo "wah-wah". A sétima faixa é "Sacrificed", mais uma porrada certeira e sujíssima, que conta com "paradinhas" fatais que em questão de segundos rasgam os alto-falantes. A cadenciada "Siege of Power" é a faixa seguinte e é também um dos grandes clássicos da carreira da banda. Ainda que seja mais lenta que as faixas anteriores, é uma música igualmente intensa e pesada, apresentando mais uma vez um trabalho selvagem de bateria em sua metade, urros enlouquecidos e riffs imundos, além de um breve e simples solo "wah-wah" próximo ao fim da música. "Control" dá as caras logo em seguida e é uma faixa mais rápida, com um andamento mais Punk e não tão brutal como as primeiras faixas do disco, mas igualmente suja e pesada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A bateria de Mick Harris e os riffs de Justin Broadrick dão lugar a mais "blast beats" e palhetadas infernais em "Born On Your Knees", uma faixa parcialmente cadenciada, mas com trechos realmente ensurdecedores. A ótima "Human Garbage" vem em seguida, abrindo de forma balanceada, posteriormente dando lugar a mais um espancamento de bateria e urros desiquilibrados, passando para um andamento arrastado e perfeito para "banguear" ininterruptamente para encerrar com mais uma sequência feroz de "blast beats" e vocais dementes. Um momento adequadíssimo para um mosh brutal, diga-se de passagem! Encerrando o lado A dessa verdadeira pedrada, é a vez da "canção" mais icônica da banda: "You Suffer", que entrou para o Guiness Book Records como a menor canção já gravada, contando com míseros 1,316 segundos de duração e consistindo na fala "You suffer - but why?" ("Você sofre - mas por quê?"). Claramente podemos ouvir que é apenas um grito acompanhado por uma nota de guitarra, mas a ‘’canção’’ alcançou status de clássico do Napalm Death, sendo executada praticamente em todos os shows da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eis que temos o lado B, que já abre com a pancadaria de "Life?", uma das faixas mais lembradas do disco e sempre executada nos shows. Um verdadeiro massacre de quarenta e três segundos de duração, que apresenta um desempenho animalesco da "cozinha" encabeçada pelo baixo de Jim Whitely e pela bateria de Mick Harris, riffs hediondos de Bill Steer (que se juntaria ao Carcass após gravar o segundo álbum do Napalm Death, "From Enslavement to Obliteration", de 1988) e vocais ainda mais desumanos de Lee Dorrian. Essa formação pulveriza os nossos tímpanos com mais uma sequência de faixas curtíssimas e truculentas, "Prison Without Walls" e "Negative Approach". A aniquilação prossegue com "Success?" (que é primeira faixa do lado B a possuir pouco mais de um minuto de duração) e a brevemente debulhadora "Deceiver" (obrigatória nos shows da banda). A bateria de Mick Harris abre "C.S.", que possui um andamento que transita de partes um pouco mais cadenciadas e altamente influenciadas pela sonoridade Punk para momentos destrutivamente sujos. É importante mencionar que essa faixa possui uma continuação, lançada no ótimo "Enemy of the Music Business", de 2000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

"Parasites" é a faixa seguinte e mais uma pancada certeira, com pouco mais de vinte segundos e que pulveriza o ouvinte com mais "blast beats" monstruosos, urros violentíssimos e um rápido solo "wah-wah". Sem nunca perder o fôlego ou deixando tempo para respirar, somos mais uma vez chacinados com a furiosamente curta "Pseudo Youth", que se parece com uma continuação da igualmente esquizofrenicamente pesada "Life?", seguida de "Divine Death", que fica mais agressiva e veloz com o passar dos segundos e encerra com o vocalista Lee Dorrian proferindo histericamente o nome da faixa. "As the Machine Rolls On" e "Common Enemy" são mais duas pequenas e mortais pauladas, que fuzilam mais uma vez os nossos ouvidos impiedosamente com "blast beats" impetuosos e riffs desumanos. Sem perder tempo, é a vez de "Moral Crusade", que abre com riffs infames e sujos e berros insanos de Lee Dorrian. Essa faixa possui uma duração um pouco maior e um andamento mais quebrado, mas nem por isso deixa de ser um verdadeiro esquartejamento sonoro. "Stigmatized" novamente possui uma "cozinha" violentamente soberba, riffs cortantes e urros esmagadores, assim como "M.A.D", que conta com partes mais arrastadas, porém sempre pesadas e sujas e "Dragnet", que encerra essa obra prima da brutalidade musical espancando o ouvinte sem dó pela última vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Scum" não é um disco fácil de se ouvir e de se compreender, especialmente se o ouvinte não estiver nem um pouco acostumado com a mais genuína brutalidade em forma de música que se pode encontrar. As faixas são executadas em um ritmo absurdamente incomum e devastador e ainda que seja um clássico e o trabalho pioneiro do Grindcore, divide até hoje muitas opiniões a respeito de sua "qualidade musical". O fato é que o que se ouve aqui é apenas o começo de tudo o que surgiria em diante para a banda e para o Grindcore como um todo. É um disco toscamente produzido e os músicos não apresentam nenhuma técnica apurada e produzem algo totalmente anti-musical e anárquico, contudo, compensam tudo isso com a intensidade e a ferocidade das canções que executam. Ouvindo o álbum é possível ver que a banda acredita no que está tocando e o faz com o mais genuíno sentimento de fúria. A temática de suas letras desde aquela época já eram bem interessantes e com um grande cunho social e político e também agregam e muito para o valor histórico do disco em si. O fato é que, o ouvinte gostando ou não, o Metal Extremo nunca mais foi o mesmo após o lançamento desse registro...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"You suffer – but why?"

Curiosidades e informações adicionais:

- "Scum" foi relançado em CD, onde ganhou a inclusão do segundo disco da banda, o também clássico e grandioso ‘’ From Enslavement to Obliteration’’ além de 4 faixas adicionais.

- No ano de 2005, o debut do Napalm Death foi votado entre os 50 Melhores Álbuns Britânicos pela revista Kerrang!, e em 2009 ficou na posição nº 5 da revista Terrorizer dos melhores discos de Grindcore da Europa. Mais do que merecido, afinal, estamos falando de um dos plays mais influentes da história da música extrema.

Napalm Death - Scum (1987)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Lado A:
01. Multinational Corporations
02. Instinct of Survival
03. The Kill
04. Scum
05. Caught... In a Dream
06. Polluted Minds
07. Sacrificed
08. Siege of Power
09. Control
10. Born on Your Knees
11. Human Garbage
12. You Suffer

Napalm Death no LADO A:

Nicholas Bullen (Vocal principal e baixo)
Justin Broadrick (Guitarra e vocal de apoio)
Mick Harris (Bateria)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lado B:
01. Life?
02. Prison Without Walls
03. Point of No Return
04. Negative Approach
05. Success?
06. Deceiver
07. C.S.
08. Parasites
09. Pseudo Youth
10. Divine Death
11. As the Machine Rolls On
12. Common Enemy
13. Moral Crusade
14. Stigmatized
15. M.A.D.
16. Dragnet

Napalm Death no LADO B:

Lee Dorrian (Vocal)
Bill Steer (Guitarra)
Jim Whitely (Baixo)
Mick Harris (Bateria)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Summer Breeze 2024

Em 28/02/1998: Vince Neil fazia história no pornô

Kelly Osbourne, filha de Ozzy, sofreu a vingança do morcego

Em 04/01/1970: Em um trágico acidente Keith Moon atropela e mata seu motorista


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre David Torres

Formado em Propaganda & Marketing, se autodenomina "Fanfarrão" graças ao seu senso de humor e modo de enxergar o mundo à sua volta. Apaixonado por filmes de terror, quadrinhos e bandas como D.R.I., Faith No More e Napalm Death, escreve também para o blog Blasting Noise Fanzine. Possui muitos sonhos, dentre eles dar início a um projeto de grindcore.
Mais matérias de David Torres.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS