Tirinhas do Grilo: Black Sabbath

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Grilo Dias, Fonte: Blog Rock Trucker
Enviar correções  |  Comentários  | 


5000 acessosOzzy Osbourne: comendo oferenda de macumba no Rock in Rio5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Tudo começou com uma ideia "diferente" do grande baixista Geezer Butler. Fanático por filmes e livros de terror, ele sugeriu que a banda adotasse temas obscuros em suas músicas, fazendo de cada show um ritual sombrio e assustador. Para a época, foi uma ideia bem radical, que acabou dando certo de uma forma impressionante. Surgia o BLACK SABBATH e sua temática obscura, se tornando um dos pioneiros do heavy metal.


O maior clássico do BLACK SABBATH, "Paranoid", foi lançado no exato dia da morte do lendário JIMI HENDRIX. Para a infelicidade do guitarrista, além de ir para o "caixa-prego", ainda não teve a chance de ouvir algumas das músicas mais famosas da história do rock. Se bem que músicas tão poderosas assim costumam atravessar as dimensões, e o velho Hendrix com certeza deve ter "pirado" no além ao som de "Paranoid" e "Iron Man".


A letra de "Sweet Leaf", do álbum "Master of Reality", é uma verdadeira declaração de amor a uma certa "planta" que "nos introduz às nossas mentes". Não está explícita qual seria esta planta, mas se considerarmos algumas tosses no início da música, dá pra imaginar que é algo "fumável". Mais ou menos nesta mesma época, o LED ZEPPELIN lança uma música influenciada pelo reggae, a famosa "D'yer Mak'er". E vale lembrar que o mestre do reggae, BOB MARLEY, também adorava uma certa "plantinha".


O baterista Bill Ward também já se aventurou nos vocais em algumas oportunidades. Sua primeira participação nos microfones em um álbum do BLACK SABBATH ocorreu na canção "It's Alright" (traduzindo: "tudo bem"), do disco "Technical Ecstasy".


Ronnie James Dio, o "pequeno grande" vocalista do RAINBOW, foi o primeiro a gravar um disco com o BLACK SABBATH após a saída de OZZY OSBOURNE. Muitos não achavam que ele fosse ser capaz de substituir o carismático Ozzy, mas Dio o fez com maestria e ganhou a confiança dos fãs. Não precisa nem dizer o que aconteceu com Ozzy posteriormente: morcegos o temem até hoje. E isso deve ter sido dito, em algum momento, no reality show "The Osbournes", transmitido pela MTV.


Um dos vários vocalistas que passaram pelo BLACK SABBATH foi Ian Gillan, do DEEP PURPLE. Diz a lenda que ele estava tomando "todas" em um bar com Tony Iommi, quando surgiu a ideia dele se juntar à banda. E o álbum "Born Again" acabou se tornando um excelente produto dessa "ideia de bêbados".


Após muitos anos separada, a banda retorna com sua formação original - Ozzy, Iommi, Butler e Ward - e grava um disco duplo ao vivo chamado "Reunion". Alguns anos depois, a filha de Ozzy, KELLY OSBOURNE, grava uma versão de "Changes" com a participação do próprio "paizão do metal". Não sei o que os demais membros do BLACK SABBATH acharam, mas algum tempo depois, a banda estava de volta com Dio novamente nos vocais e fazendo uma turnê pelo mundo, agora utilizando o nome HEAVEN & HELL, para evitar problemas judiciais com Ozzy.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Tirinhas do Grilo

5000 acessosTirinhas do Grilo: Pink Floyd4374 acessosTirinhas do Grilo: Stratovarius5000 acessosTirinhas do Grilo: AC/DC5000 acessosTirinhas do Grilo: Bon Jovi5000 acessosTirinhas do Grilo: Avantasia5000 acessosTirinhas do Grilo: Dio5000 acessosTirinhas do Grilo: Led Zeppelin1922 acessosTirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"

0 acessosTodas as matérias da seção Humor0 acessosTodas as matérias sobre "Tirinhas do Grilo"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Comendo oferenda de macumba no Rock in Rio I

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

Andre MatosAndre Matos
"Eu não estava preparado para cantar no Maiden!"

5000 acessosSeparados no nascimento: Ozzy Osbourne e Renato Aragão5000 acessosQueen - Perguntas e Respostas5000 acessosMetallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas da década passada5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosCradle Of Filth: Dani Filth comenta relação com o Ocultismo5000 acessosClássico: Lemmy, Gilmour e Knopfler em sketch de humor

Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: bruno.pdias@hotmail.com / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online