Newsted: Influências do Metallica são inegáveis

Resenha - Metal - Newsted

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luis Fernando Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Depois de cerca de 4 anos sem trabalhar em nenhum disco com inéditas (O último foi “Infini” em 2009, com o VOIVOD), Jason Newsted (Ex-Metallica, Voivod, Flotsam and Jetsam) volta com tudo em seu primeiro disco solo. A banda nomeada simplesmente NEWSTED lançou em Janeiro de 2013 um EP que precede o primeiro full-length, intitulado apenas “Metal”. Apesar de pouco criativo, o nome retrata exatamente o que é este disco, um Metal direto, mas honesto e eficiente. Acompanhado do guitarrista Jessie Farnsworth e do baterista Jesus Mendez Jr, Jason conseguiu gravar um disco muito acima das expectativas.
467 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec5000 acessosSupernatural: ouça 10 músicas que marcaram a série

Pode parecer perseguição com o músico, mas as influências do METALLICA são inegáveis. O disco abre com a faixa de trabalho “Soldierhead” mostrando isso claramente. Se não fosse pelo vocal, a música poderia ser facilmente confundida com a antiga banda do baixista. Quando a música começa a tocar, poderia jurar que iria escutar “Damage Inc.” do disco “Master of Puppets”, mas apesar das coincidências, a música é excelente, pesada, direta e muito bem gravada. Jason canta numa linha semelhante à de Lemmy, do MOTORHEAD. Todos os instrumentos estão bem na cara e se encaixam perfeitamente. Para esta faixa também foi gravado um vídeo clipe muito bem produzido, com Jason fazendo caretas bizarras.

“Godsnake” começa bastante cadenciada e é ainda melhor que a primeira faixa, com uma interpretação excelente de Newsted e riffs certeiros que convidam a bater cabeça. A gravação é muito boa e dá um toque bastante moderno à música. Esta faixa me deixou com excelentes expectativas pelo disco completo do NEWSTED, que deverá ser lançado em Agosto.

Quando você pensa “Ok, está tudo muito bom, não tem como melhorar. Parabéns Jason!”, você é surpreendido por mais uma música fantástica, “King of the Underdogs”, com uma bela introdução de baixo, que lembra vagamente “Orion” do METALLICA, seguida de mais um desfile de riffs intrincados e um solo simples, mas muito bem colocado. O baixo pulsante de Jason dita o ritmo da porradaria, mantendo o disco em altíssimo nível.

Fechando o EP temos a modernosa “Skyscraper”, uma faixa um pouco inferior às demais, mas que não compromete o restante do disco. O andamento é um Hard/Heavy e a interpretação de Jason é o destaque. Novamente temos bons riffs do guitarrista Jessie Farnsworth. A música melhora do meio pra frente, encerrando o álbum com categoria. Eu, como fã, fiquei com uma excelente impressão e ansioso pelo disco “Heavy Metal Music”, que possivelmente será um dos melhores lançamentos do ano.

Metal – Newsted (2013 - Chophouse Records)

Track List:
1 - Soldierhead
2 - Godsnake
3 - King of the Underdogs
4 - Skyscraper

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Metal - Newsted

1359 acessosNewsted: se fosse fosse personagem bíblico, sem dúvida, seria Jó761 acessosNewsted: trabalho onde é possível identificar o seu DNA sonoro1520 acessosNewsted: ex-baixista do METALLICA mostra força no primeiro EP1204 acessosNewsted: ex baixista do Metallica lança o primeiro EP

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

467 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec861 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo360 acessosMetallica: mais vídeos oficiais ao vivo, jovem fã sobe ao palco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Thrash MetalThrash Metal
As 10 melhores baladas de bandas do gênero

MetallicaMetallica
As 10 melhores versões covers de "Enter Sandman"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1986

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Newsted"0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

SupernaturalSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

GuitarrasGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

RestartRestart
Trecho de "Enter Sandman" no VMB 2010

5000 acessosJames Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiar5000 acessosLed Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?5000 acessosNamore um cara que goste de Metal5000 acessosW. Axl Rose: o som de 25 mil dólares da BMW do vocalista3853 acessosTop 10: unanimidades entre os álbuns de rock ao vivo4576 acessosMötley Crüe: Mick Mars admite que banda usa fitas ao vivo

Sobre Luis Fernando Ribeiro

Estudante de Programação de Computadores e Analista de sistemas. Fui apresentado ao Heavy Metal aos 14 anos, quando através do intermédio de um amigo, gravei algumas fitas do Metallica, Destruction e Blind Guardian.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online