Fim trágico: A queda do Rock Progressivo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Andrade Alves, Fonte: livros/documentarios
Enviar correções  |  Ver Acessos

No final da década de 60 surgia no Reino Unido, com grande influência do Jazz Fusion, do Rock Clássico e da Música Erudita, o Rock Progressivo ou Prog Rock. Nada mais era do que um Rock produzido por verdadeiros estudantes da música. Melodias complexas, álbuns temáticos e longas canções eram características presentes no novo gênero que viria fazer grande sucesso no início da década seguinte.

Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven TylerEpica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao Longo da virada da década de 60 para a década de 70 o Rock Progressivo foi ganhando fama ao redor da Europa. No Reino Unido diversas bandas começaram a despontar, Yes, Van Der Graaf Generator, Genesis e King Crimson, foram exemplo disso, além de outras bandas surgirem em países como Alemanha, Países Baixos e Itália. Muitas bandas, como o Jethro Tull e o Pink Floyd, que seguiam outros gêneros musicais, aproveitaram a nova onda progressiva para de fato mergulhar nela,

Com o universo progressivo se desenvolvendo durante o inicio da década de 70, seus álbuns ficavam cada vez mais pretensiosos e intelectualizados, um exemplo claro disso é o "Thick As A Brick", álbum do Jethro Tull lançado em 1972, um álbum de apenas uma música, e em "Tales Of Topographic Ocean", álbum do Yes, não foi diferente, "Tales Of Topographic Ocean" era um álbum duplo de apenas quatro músicas além de ser um álbum temático que tinha que ser escutado do inicio ao fim. Com todas essas complexas características do Prog Rock as músicas ficavam cada vez menos acessíveis para as rádios.

A ausência do Rock Progressivo na rádio dificultava na produção de novos álbuns e na realização de novas turnês. Com todo esse problema ocorrendo no universo progressivo, as bandas tiveram que ingressar em carreiras mais radiofônicas, um exemplo clássico é o que aconteceu com o Genesis depois da saída do Peter Gabriel, quando o baterista Phil Collins assumiu o vocal, o Genesis caiu definitivamente em uma carreira mais radiofônica, prova disso é o disco "And Then There Were There", que mesmo mantendo uma essência progressiva, o álbum foi mais acessíveis as rádios da época, o grande hit "Follow You Follow Me", que estava presente no álbum, dominou as rádios da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil, assim mostrando o que seria o Genesis daí pra frente.

Em certo momento outras bandas progressivas precisaram ingressar em carreiras mais comerciais, Yes, Gentle Giant e Emerson, Lake and Palmer, assim como o Genesis foram provas dessa mudança para as faixas radiofônicas. Outro grande exemplo foi o grupo Ásia, "super grupo" que foi criado por grandes nomes do Prog Rock, mas acabou sendo um grupo de música Pop, isso porque o Prog Rock deixava cada vez mais a desejar na hora de conservar a essência progressiva, para poderem ficar mais acessíveis as rádios.

Com a mudança das grandes bandas do Rock Progressivo, para carreiras mais radiofônicas, acarretou na falta de novas bandas e sumiço das que mantiveram as raízes do gênero. A onda progressiva durou poucos anos, e nas décadas seguintes foi cada vez mais difícil a aparição de bandas do gênero.

O Rock Progressivo, mesmo não estando fortemente presente nas décadas seguintes, influenciou, de maneira direta ou indireta, estilos que viriam a surgir. O Rock progressivo tem até hoje sua influência, cada vez mais fraca, mas não podemos apagar a sua importância no cenário da música moderna, um estilo que revolucionou uma época, tendo um fim trágico, não pode ser esquecido.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven TylerAerosmith
Curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?


Sobre Rodrigo Andrade Alves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336