Grunge: revival da cena vem de Minas Gerais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Kely Elali Matos, Fonte: Jornal Tribuna Alpina
Enviar correções  |  Comentários  | 

Após mais de vinte anos do estouro do chamado Seattle Sound, com o movimento Grunge (encabeçado por bandas como NIRVANA, PEARL JAM, entre outras), a sonoridade suja e cheia de alma dos anos 90 parece estar inspirando uma nova cena de Rock N’ Roll no Brasil a partir de Minas Gerais.

5000 acessosNirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?5000 acessosGarimpeiro das Galáxias: Beldades globais e sua paixão pelo rock

Dois grupos pelo menos merecem certa atenção: a banda MAD SNEAKS e o artista solo LINCOLN. Ambas vindas do Sul de Minas, de uma cidadezinha pouco conhecida chamada Alpinópolis, com pouco mais de 20000 habitantes e nenhum espaço para o Rock N’ Roll. Talvez o clima caipira opressor tenha ajudado na formação da sonoridade desses grupos, que buscaram inspiração nas clássicas bandas de Seattle para moldarem sua música.

MAD SNEAKS já começa a se destacar na cena, com a premiação do Conexão VIVO Movida que garantiu destaque ao grupo após ganharem como melhor videoclipe com “Rótulo”, com arte do também mineiro Thiago Akira (trabalhos com GRITANDO HC, CATEDRAL, NX ZERO, entre outros) e direção do líder da banda, Agno Santos. A MAD SNEAKS vem aumentando seu público a partir de então, usando principalmente os recursos de divulgação da Internet. O trio liderado por Agno acaba de lançar de forma digital seu primeiro álbum (totalmente autoral e cantado em português) “Incógnita”, lançado de maneira independente.

MAD SNEAKS- “Rótulo”:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

LINCOLN é o projeto autoral solo de um antigo músico de bandas cover local. Com letras em português e sonoridade sem sutilezas, LINCOLN acaba de lançar um EP com três faixas também disponibilizado de maneira digital e produzido de forma independente. Assim como a MAD SNEAKS, LINCOLN nada contra a corrente do que é viável musicalmente não só no interior (de onde os grupos surgiram), mas no Brasil, onde a música de guitarras ainda não tem o devido espaço e respeito.

LINCOLN- “Escura (lyric video)”:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A semelhança com os grupos Grunge está no visual largado dos músicos e na sonoridade crua buscando expressar muito mais “feeling” do que técnica, sem se limitar a isso. As angústias cantadas em letras que fogem da mesmice do atual Rock em português, aliadas a uma sonoridade suja e direta criam o elo de ligação entre o novo som de Minas Gerais e a última revolução do Rock Mundial. E serve de opção (ou até inspiração) para aqueles jovens que ainda não se conformaram que o Rock N’ Roll no Brasil tem que se adequar a imposições para chegar.

MAD SNEAKS: facebook.com/madsneaks
LINCOLN: facebook.com/lincolnrocks

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Mad Sneaks"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Mad Sneaks"0 acessosTodas as matérias sobre "Lincoln"

Quem é ele?Quem é ele?
A história do bebê imortalizado na capa de Nevermind

CamisetasCamisetas
Beldades globais e sua paixão pelo rock

Guns N RosesGuns N' Roses
Axl Rose responde sobre Chinese, Brian May, reunião, e mais

5000 acessosDossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatos5000 acessosCrianças: veja como cresceram as de "Nevermind", "War" e outras5000 acessosRodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos5000 acessosPink Floyd: Todos erguemos muros ao redor... qual é o seu?5000 acessosRamones: veja a foto da capa do "Rocket To Russia" colorida!4272 acessosLoudwire: 10 incríveis momentos de Bruce Dickinson no palco

Sobre Kely Elali Matos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online