Ghost: rock psicodélico que vem do Japão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Aline Luz, Fonte: All Music
Enviar correções  |  Comentários  | 

Com os holofotes voltados para a banda sueca Ghost, após o anúncio de sua participação no Rock in Rio em 2013, banda esta que possui elementos retrô em seu trabalho, como o Heavy Psych, torna-se interessante pôr em foco um outro grupo também chamado Ghost, vindo do Japão, que possui raízes na psicodelia dos anos 60 e no experimentalismo.

3069 acessosIron Maiden: show do Ghost é melhor, diz reportagem5000 acessosResenha - Sgt. Peppers - Beatles

GHOST é um grupo underground, cuja formação constantemente sofre mudanças, formado em Tokyo no ano de 1984 por Masaki Batoh, guitarrista e principal mentor da banda.

O rock psicodélico do Ghost japonês contém influências que vão desde o krautrock alemão (CAN, AMON DÜÜLL, GURU GURU), passando pela cena inglesa (SYD BARRET e o PINK FLOYD, além do SOFT MACHINE) e a cena norte-americana (VELVET UNDERGROUND, BOB DYLAN, JEFFERSON AIRPLANE, entre outros).

Podemos ainda identificar como influência para a sonoridade do Ghost o trabalho de pioneiros da música pop eletrônica nos anos 60, que também estava relacionada ao psicodelismo. Procurem por WHITE NOISE (Inglaterra) e SILVER APPLES (EUA).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A improvisação e o free jazz são elementos de destaque. Outra influência, citada por Masaki Batoh, é a banda norte-americana CROMAGNON, um grupo obscuro psicodélico formado em 1969. Este grupo gravou apenas um único disco: ¨Orgasm¨ (1969), posteriormente rebatizado como Cave Rock. Cromagnon é uma banda que pode ser encaixada numa corrente livre-experimental que permeou os anos 60, mesclando barulhos diversos, de preferencia simples e primitivos, à sintetizadores, resultando em um nonsense dadaísta sonoro. Procure por grupos como RED KRAYOLA, THE FUGS, THE GODZ, HOLY MODAL ROUNDERS, SUN RA.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Masaki Batoh e seu Ghost regravaram a faixa "Caledonia", presente no único disco do Cromagnon. Podemos conferir este cover no disco "Stormy Nights", de 2007.

Apesar do Ghost ter sido um grupo que estreou em 1984, seu primeiro disco saiu apenas em 1990. A partir daí seguiram-se mais nove lançamentos, sendo que o último de que se tem notícia, "Overture: Live in Nippon Yusen Soko", foi lançado em 2007.

Durante os anos 80, houve um revival da psicodelia sessentista, onde podemos encontrar, além da Ghost, várias outras bandas como a grega PURPLE OVERDOSE, a brasileira VIOLETA DE OUTONO e a norte-americana THE FLAMING LIPS, que produziram um som que pode ser enquadrado no rótulo psicodélico (muitas vezes chamado neo-psicodélico), ou que mesclaram estas influencias em outros estilos como o pós-punk.

Discografia:

Ghost (1990)
Second Time Around (1992)
Temple Stone (1994)
Lama Rabi Rabi (1996)
Snuffbox Immanence (1999)
Tune In, Turn On, Free Tibet (1999)
Hypnotic Underworld (2004)
Metamorphosis: Ghost Chronicles 1984–-2004 (2005)
In Stormy Nights (2007)
Overture: Live in Nippon Yusen Soko 2006 (2007)

alguns links interessantes:

http://www.popmatters.com/pm/feature/ghost-stories-masaki-ba...

http://en.wikipedia.org/wiki/Ghost_(1984_band)

http://www.thelineofbestfit.com/reviews/albums/masaki-batoh-...

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm2608200209.htm...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ghost"

GhostGhost
James Hetfield é da família, sempre nos vê de cuecas

Depeche ModeDepeche Mode
5 belos covers feitos por bandas de Rock e Metal

GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Ghost"

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Tudo sobre o mais importante álbum da história do rock

AC/DCAC/DC
Setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

5000 acessosAnos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs5000 acessosLegião Urbana: Eduardo e Mônica, uma análise psico-neurótica5000 acessosO Whiplash.Net protege quem anuncia no site?5000 acessosW. Axl Rose: o som de 25 mil dólares da BMW do vocalista3850 acessosTop 10: unanimidades entre os álbuns de rock ao vivo4576 acessosMötley Crüe: Mick Mars admite que banda usa fitas ao vivo

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais e fã dos Rolling Stones desde criança. Ama o rock psicodélico em todas as suas variantes, a contracultura e quase tudo o que se refira aos anos 60, além do rock como um todo.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online