Matérias Mais Lidas


Como devem ser enviadas as notas de assessoria de imprensa?

Whiplash.Net é, entre os sites sobre Rock ou Heavy Metal do mesmo porte, o que publica a maior quantidade de notas de assessoria de imprensa. O site foi também, muito provavelmente, o primeiro a facilitar o recebimento de notas de assessoria de imprensa.

A facilidade de envio de notas de assessoria, somada à grande quantidade de empresas de assessoria existentes hoje, porém, gera alguns problemas. Muitas assessorias focam na quantidade das notas, e temos recebido uma grande quantidade de notas pouco interessantes aos usuários e que terminam sendo peso morto. Com o passar do tempo foi ficando praticamente impossível publicar todas estas notas.

Um outro problema, fora a quantidade e pouca objetividade das notas de assessoria, tem sido o formato do envio. A maior parte dos assessores copia/cola os press-releases sem observar algumas regras de formatação específicas do Whiplash.Net.

Leia todas as instruções

Existe uma grande quantidade de instruções e sugestões no link ENVIAR COLABORAÇÕES no topo do site. O texto é um pouco longo, por cobrir muitos tipos de textos e situações, mas recomendamos a leitura a todos os colaboradores, mas especialmente aos assessores que enviam notas para o site.

Evite copiar/colar a nota sem cuidado

Devido a grande quantidade de notas de assessoria de imprensa que recebemos e publicamos, o envio para o Whiplash.Net deve seguir algumas regras específicas. Pedimos desculpas pela burocracia. Mas sempre verifique o conteúdo que está enviando para facilitar o trabalho dos editores e permitir que sua nota seja publicada mais rápido.

Não envie notas inúteis e pouco interessantes aos usuários

Infelizmente existem alguns temas que não publicamos, por despertarem pouco interesse dos usuários. Leia as explicações sobre isso no link abaixo.

De forma geral evite o envio de notas que despertam pouco interesse dos usuários. Notas criadas apenas para "cumprir contrato" com os clientes da assessoria vão atrasar e dificultar a publicação de todas as suas notas. Focar apenas nas notas realmente relevantes vai fazer com que estas sejam publicadas de forma muito mais ágil.

HTML, imagens, links e vídeos

Leia no link abaixo como formatar adequadamente o envio de HTML, links, vídeos e imagens para o site.

Mantenha a nota o mais curta e objetiva possível

Ao enviar uma novidade sobre uma banda, por exemplo, evite enviar junto o histórico da banda, as notícias anteriores, vídeos lançados anteriormente, etc. Foque o texto apenas no tema citado no título da nota e forneça ao final um link para mais informações sobre a banda.

Tenha cuidado especial com serviços de shows

Não é necessário enviar enormes serviços de show copiados/colados. O serviço enviado ao Whiplash.Net deve ser curto (até 20 linhas) e conter um link para o serviço completo. Evite biografias de bandas nos serviços. Evite listas de locais para compra de ingressos. Evite lista de regras e de material que pode ou não ser levado ao show. Concentre-se nas informações mais importantes e forneça um link para as informações extras. E formate adequadamente o texto ao invés de apenas copiar/colar o texto sem cuidado.

Evite grande quantidade de links, imagens e vídeos

Mantenha não apenas o texto enxuto, mas só envie vários links, várias imagens ou vários vídeos junto com a nota caso todos estes links, imagens e vídeos tenham relação direta com a nota.

No caso especial dos links, não é necessário enviar, por exemplo, a cada nota, o site oficial e todas as redes sociais de cada banda; se o site oficial contém os links para as redes sociais, prefira focar neste único link. Lembre-se ainda que o nome e link de sua assessoria já constarão na fonte da matéria. Não é necessário enviar isso novamente no texto, muito menos vários links da assessoria.

Atente para a separação correta dos parágrafos

Os parágrafos nos textos enviados ao Whiplash.Net devem ser separados com uma linha em branco.

Não envie muitas notas de uma só vez e não envie notas dos tipos que não publicamos

Envie no máximo três notas de cada vez e no máximo quatro notas por dia. Aguarde a publicação das notas anteriores antes de enviar novas notas. E tente priorizar apenas as notas mais importantes. Não temos como publicar todas as notas das assessorias que enviam material em quantidade grande demais, e isso atrasará a publicação de suas notas.

Não envie notas dos tipos que não publicamos. Uma lista atualizada destes temas está no link a seguir.

Qual o motivo de todas estas regras?

Facilitar o trabalho dos editores. É virtualmente impossível publicar todas as notas que eram recebidas e da forma que eram recebidas antes destas regras.

O objetivo é que as notas de assessoria possam ser publicadas sem necessidade de edição e o mais rápido possível, o que é bom também para a assessoria.

Pedimos desculpas pela burocracia. :-)

Qualquer dúvida ou algo em que possamos ajudar, entre em contato.