Matérias Mais Lidas


Como funciona a classificação por gêneros no Whiplash.Net?

A divisão do conteúdo do Whiplash.Net por gêneros tem por objetivo facilitar a busca por informações no site e evitar a necessidade de acompanhar a grande quantidade de informações acrescentadas todos os dias ao site.

A tarefa de classificar o conteúdo do site não é fácil e cabe explicar inicialmente o que NÃO FAREMOS: não vamos agradar a todos e não vamos criar uma divisão por gênero que seja imune a críticas. Isso não existe. Muitos já tentaram e ninguém conseguiu. Arriscamos dizer que ninguém conseguirá. Jamais. Ponto. Vamos esquecer o impossível e nos concentrar no possível. :-)

Quais são os gêneros ou categorias em que as notas serão divididas?

Inicialmente classificaremos as matérias em poucos gêneros com objetivo de fazer a segmentação inicial do conteúdo do site. Queremos no futuro ampliar a segmentação em mais gêneros e sub-gêneros mas isso não é possível no momento.

Rock: Bandas e artistas de Rock e seus subgêneros (incluindo Hard Rock, Punk Rock, Pop Rock, Rock Alternativo, etc). Não inclui bandas de Metal. Sabemos que em muitas classificações Metal pode ser considerado um sub-gênero do Rock, mas o propósito aqui é segmentar o conteúdo.

Metal: Bandas e artistas com sonoridade "pesada" e técnica, e temática geralmente soturna. Incluem-se todas as bandas com sonoridade derivada do Black Sabbath. Incluem-se as bandas e artistas que normalmente são classificadas como Heavy Metal, Thrash Metal, Death Metal, Prog Metal, etc. Exemplos: Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Angra, Dream Theater, Helloween, Megadeth, Slayer, Nightwish, Marduk, etc.

Hard Rock: Bandas e artistas com sonoridade "pesada" mas não tão "pesada" a ponto de serem classificadas como "metal". Incluem-se as bandas e artistas que normalmente são classificadas como Heavy Rock, Glam Rock, Hair Metal, Hard Clássico, e afins. Exemplos: Led Zeppelin, Deep Purple, Guns N´ Roses, Kiss, AC/DC, Van Halen, Bon Jovi, Aerosmith, Skid Row, Poison, etc. Sim, sabemos que esta classificação envolve alguns gêneros um bocado diferentes. :-)

Rock Clássico: Bandas e artistas cujo primeiro disco foi lançado antes de 1980 ou bandas mais recentes que tenham sonoridade absolutamente relacionada com a sonoridade das bandas das décadas de 70 e anteriores. Exemplos: Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Alice Cooper, Black Sabbath, Aerosmith, AC/DC, Queen, Ramones, Raul Seixas, Genesis, etc.

Punk Rock: Bandas e artistas com sonoridade simples, geralmente rápida e despretensiosa, sem apuro técnico. Incluem-se bandas classificadas como Punk Rock, Proto-Punk, Hardcore, Emocore, etc. Exemplos: Ramones, Sex Pistols, Iggy & The Stooges, Dead Kennedys, Inocentes, etc.

Pop Rock: Bandas e artistas com sonoridade geralmente acessível e agradável às grandes massas, com presença frequente em rádios, MTV, e com grande (grande de verdade) quantidade de fãs. Exemplos: Legião Urbana, U2, Guns N´ Roses, Aerosmith, Coldplay, Bon Jovi, Pearl Jam, Poison, Van Halen, etc.

Rock Alternativo: O termo é polêmico. De início servia para designar bandas com sonoridade realmente diferente do padrão das rádios e grande público. A definição caiu por terra quando o Nirvana se tornou um grande sucesso. Também indica misturas de Rock com outros gêneros como Rap, Funk, Hip-Hop, Jazz, etc.

IMPORTANTE: As categorias no Whiplash.Net NÃO são exclusivas. Uma banda ou artista poderá ser classificada em duas ou mais categorias. Na dúvida se uma banda pertence ou não a uma categoria preferiremos pecar pelo excesso e incluir a banda nesta categoria.

Você achou as classificações de Metal e Hard equivocadas?

Como falamos antes, não pretendemos agradar a todos. Mas a classificação de Metal e Hard que usamos é um tema tão polêmico que merece um comentário à parte. :-)

Os termos Hard Rock e Heavy Metal se modernizaram e sofreram grandes alterações em seu significado durante o tempo. Existem correntes que classificam Led Zeppelin e Deep Purple como bandas de Heavy Metal. Mais que isso, os americanos costumam chamar qualquer som "pesado" (incluindo bandas como Kiss e Guns N' Roses) de Heavy Metal.

Escolhemos usar as definições de Metal e Hard mais tradicionais e mais usada no Brasil na nossa classificação por gêneros. Infelizmente estas definições são realmente pouco precisas. E a classificação pouco precisa que usaremos (lembre-se que uma mesma banda pode entrar em duas ou mais categorias) reflete isso.

Repetindo: existem várias definições diferentes e temos de escolher uma. Não nos culpe. Não existe uma resposta para esta discussão e jamais conseguiríamos agradar a todos. :-)

Por que não fazer uma divisão mais eficiente em dezenas de gêneros?

Teremos de classificar mais de 80 mil matérias nos gêneros acima. Já é um trabalho grande demais se considerarmos apenas os gêneros citados. A divisão inicial em mais gêneros daria margem a mais discussões. E terminaria tornando o processo mais lento.

Pretendemos com o tempo dividir cada um destes gêneros em sub-gêneros. Mas não espere isso para um futuro próximo. :-)

E se cada um destes estilos não representar o meu gosto pessoal?

Você poderá acessar o nosso conteúdo com estilos combinados. Exemplo, se você gosta de todo e qualquer rock "pesado", a combinação das categorias HARD, METAL e PUNK trará a quase totalidade de suas bandas preferidas. Se você gosta de Heavy Metal e de bandas antigas, a combinação de METAL e CLÁSSICO será a sua opção.

O que devo fazer se encontrar um erro na classificação?

Sua opinião sobre a classificação que citamos acima é muito bem vinda; entre em contato para enviar sugestões e correções à classificação de qualquer nota.

Por favor leia TODO este texto e entenda a classificação que estamos propondo antes de reclamar. Lembre-se que teremos de classificar mais de 80 mil matérias já existentes no site. E que MUITOS erros surgirão neste percurso. Opiniões são MUITO bem vindas, mas se você é um true-headbanger-from-hell que raramente concorda com o que fazemos no Whiplash.Net, não esperamos que seja desta vez que vamos receber o seu apoio. :-)

Não concordo com esta divisão. O que fazer?

A divisão só serve aos usuários que optarem por ela. Caso você não concorde com a nossa metodologia de classificação poderá continuar acessando o velho Whiplash.Net de sempre com notas cobrindo bandas tão distintas quanto Legião Urbana e Gorgoroth. :-)


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.