II Jam Fest: Puro Metal com o 2º Concurso da Musa Headbanger

Resenha - II Jam Fest (Santos, SP, 20/02/2015)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ícaro Batista Cardoso
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Muitos afirmam que no Litoral não há espaço para o rock/metal. O que aconteceu na noite do dia 20 de fevereiro de 2015 serviu para contrariar essa ideia.

Em 05/01/1974: Pink Floyd tenta fazer um álbum sem instrumentosThrash Metal: dicas de dez ótimas bandas underground

Imagem

O que acontece quando 96 músicos se juntam para uma “pequena” Jam? Aparecem mais de mil – sim, eu disse MIL – Headbangers para apreciar esta confraternização. Para abrilhantar ainda mais a noite, 10 belas gurias candidataram-se ao prêmio de Musa Headbanger. E foi neste clima de União e Felicidade, regada ao mais puro Metal que aconteceu na cidade de Santos a II Jam Fest com o 2º Concurso da Musa Headbanger.

Já afirmei em matérias anteriores que o Litoral possui uma quantidade de músicos incríveis. Bandas do mais alto calibre produzem seus trabalhos de extrema qualidade. Posso citar aqui bandar como VETOR, RYGEL, LEI SECA, CIDADÃO BLINDADO, CHEMICAL DISASTER, USINA, OPUS TENEBRAE, MEDUSA TRIO, CARNAL DESIRE, VIOLENT DISORDER, ERODELIA, DARK SAGA, DARK WITCH, REUNION, HEAVENLY KINGDOM e muitas outras.

Roberto Opus da OPUS TENEBRAE

O intuito da Jam Fest é divulgar o trabalho de todas essas bandas. Os músicos aproveitam a ocasião e se juntam para uma jam, prestando tributos a lendas do Heavy Rock mundial.

Fábio Abreu da USINA

Candidatas a Musa Headbanger e Luiz Meles da VETOR

Pouco mais de 23h a casa já estava bem cheia, o público aguardava ansiosamente o início do evento. Amigos se encontravam ali e brindavam o momento. Às 23h30min pudemos ouvir “I wanna Rock... Rock!”, começava ali o evento. Neste primeiro bloco contamos com TWISTED SISTER, SEPULTURA, DIO, ANTHRAX, MÖTLEY CRUE, AMON AMARTH, KISS, DEEP PURPLE, AC/DC e HALFORD feat. BRUCE DICKINSON, com o som The One You Love to Hate, executados com total maestria por Fábio Luiz Abreu e Eduardo Custódio, vocalistas de bandas covers de IRON MAIDEN e JUDAS PRIEST respectivamente.

Imagem

O público estava ensandecido, respondendo muito bem aos sons executados. Os músicos muito carismáticos eram sempre ovacionados pela galera. Sempre que eles eram chamados para subir no palco, o mestre cerimônias e vocalista da VETOR, Eduardo Custódio ao lado de Wanderson Barreto, vocalista e guitarrista da banda RYGEL, faziam questão de evidenciar o trabalho de cada um deles.

Pausa nas músicas, hora de começar o concurso da Musa Headbanger,com dez belas candidatas.

Esbanjando muito carisma, sensualidade e beleza no palco, desfilaram e dançaram ao som das bandas autorais, além de causarem torcicolo coletivo na ala masculina.

Um grupo de jurados mais que especializados no assunto atribuiu suas notas, levando apenas três gurias para a final, que seria por decisão do público.

Imagem

Enquanto as candidatas cativavam o público, começava o segundo bloco de clássicos. Um ponto forte desta edição foi a pontualidade com que as músicas foram executadas, além da agilidade da troca de músicos. Logo de cara começamos com LED ZEPPELIN seguido de Imperium da banda MACHINE HEAD, o que deixou muitos surpresos. HELLOWEEN, EXODUS, JUDAS PRIEST, KREATOR, MANOWAR, OZZY OSBOURNE e SCORPIONS foram algumas das bandas homenageadas no segundo bloco.

Mais uma pausa nas músicas, hora de anunciar a vencedora do concurso da Musa Headbanger. Após serem escolhidas três candidatas, foi a vez do público dar seu voto. Então após uma sessão de aplausos, a vencedora foi Stephanie Amy, que recebeu a faixa da querida Michele Tensini. Agora ela terá a missão de representar o Baixada Headbanger em seus mais diversos eventos, o que temos certeza que ela vai cumprir muito bem.

A Musa Headbanger de 2013, Michele Miane, passando a faixa para a nova Musa Headbanger, Stephanie Am

Hora de voltar para o último bloco de músicas, e para abri-lo foi escolhida a música Stand Up and Shout da banda fictícia STEEL DRAGON. RAMMESTEIN, MEGADETH, DEATH vieram pra arrebentar tudo. Chega aquele momento de reverenciar os pais do Metal, então nada melhor que N.I.B. do BLACK SABBATH. Seguida dela, Fear of the Dark foi a escolhida do IRON MAIDEN, que contou com todos fazendo aquele maravilhoso coro. SKID ROW, PANTERA, METALLICA SLIPKNOT, SLAYER e para finalizar o evento, TESTAMENT.

Imagem

Quero destacar muitas coisas, algumas que já citei:

1 – As músicas escolhidas: claro que todos falarão que faltou ‘aquela’ música, mas com o set list escolhido, não dá pra colocar defeito, tamanha a sua variedade;

2 – A capacidade técnica dos músicos: todos executando com maestria os sons. Músicos com experiência de mais de 25 anos de estrada mesclado com sangue novo da molecada, que graças a DIO, está no caminho certo;

3 – A excelente organização: coordenar mais de 90 músicos não é fácil, ainda mais numa casa grande, onde eles podem se dispersar. A agilidade com que eles subiam e desciam do palco foi excelente.

4 – Candidatas a Musa Headbanger: quem disse que Metal é exclusivo do sexo masculino, engana-se. A mulherada provou que entende muito do assunto, além de deixar o ambiente muito bonito.

5 – Casa cheia: provando que no Litoral não existe somente axé, pagode, funk e sertanejo e que, com toda certeza o Rock N’ Roll é muito forte.

Imagem

Após escrever tudo isso pra vocês, só posso dizer que entre todas essas bandas existe algo chamado UNIÃO. Não é fácil ser músico no Brasil, ainda mais músico de Heavy Metal. União e HUMILDADE são as palavras que definem o que foi essa noite incrível para nós, público e para todos eles, músicos envolvidos.

Esperamos ansiosamente por mais um evento deste porte, com muita energia e respeito a todos os envolvidos.

Músicos do Evento

Balanço final:
96 músicos, sendo 23 vocalistas, 20 baixistas, 16 bateristas e 37 guitarristas;
10 Candidatas;
35 clássicos;
Mais de 1000 pessoas;
4h30min de música.

Repertório:
1 - Twisted Sister - I Wanna Rock
2 - Sepultura - Troops Of Doom
3 - Dio - We Rock
4 - Anthrax - Deathrider
5 - Motley Crue - DrFeelgod
6 - Amon Amarth - Twilight Of The Thunder God
7 - Iced Earth - Watching Over Me
8 - Kiss - Detroit Rock City
9 - Deep Purple - Smoke On The Water
10 - Arch Enemy - Enemy Within
11 - Halford - The One You Love To Hate
12 - AC/DC - Tnt
13 - Led Zeppelin - Rock N Roll
14 - Machine Head - Imperium
15 - Helloween - Dr Stein
16 - Exodus - A Metal Command
17 - Judas Priest - Metal Meltdown
18 - Kreator - Enemy Of God
19 - Manowar - Warriors Of The World
20 - System Of A Down - BYOB
21 - Ozzy - Shot In The Dark
22 - Nevermore - The River Dragon
23 - Scorpions - Rock Like A Hurricane
24 - Steel Dragon - Stand Up And Shout
25 - Rammstein - Keine Lust
26 - Megadeth - Wake Up Dead
27 - Death - Symbolic
28 - Black Sabbath - NIB
29 - Iron Maiden - Fear Of The Dark
30 - Skid Row - Slave To The Grind
31 - Pantera - Fucking Hostile
32 - Metallica - One
33 - Slipknot - The Blister Exists
34 - Slayer - Angel Of Death
35 - Testament - Alone In The Dark

Acompanhe as atividades do Baixada Headbanger:
http://goo.gl/KS9cUC
Veja os vídeos do evento:
http://goo.gl/Ni0diw
Veja as fotos oficiais do Evento:
http://goo.gl/NDhk97

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias e notícias sobre "Rygel"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Vetor"Todas as matérias sobre "Rygel"Todas as matérias sobre "Lei Seca"

Em 05/01/1974
Pink Floyd tenta fazer um álbum sem instrumentos

Thrash Metal
Dicas de dez ótimas bandas underground

Black Sabbath
Rob Halford conta como foi substituir Ozzy

Guns N' Roses: Axl Rose diz que Slash é um "câncer"Iron Maiden: o histórico (e atrapalhado) 1º Rock in RioVan Halen: Ed abre metralhadora giratória contra TODOS ex-membrosSkid Row: Rob Affuso diz que nunca entendeu Axl RoseMotörhead: "Não morrer é o segredo da longevidade"Eu Fui Indicado Para o Grammy: Saiba quanto dinheiro eu ganho

Sobre Ícaro Batista Cardoso

Ícaro Batista Cardoso, natural de São Paulo/SP, mas morador de Praia Grande/SP é formado em Sistemas de Informação, Palmeirense, Guitarrista. Inserido no Rock N´ Roll desde sempre - por conta do seu irmão mais velho - só foi realmente ter o despertar aos 13 anos de idade, quando ouviu Powerslave. Foi como se tivesse visto o espírito de Metal Gods. Apreciador do estilo clássico do Rock/Metal. Fã de Iron Maiden (banda que ja viu várias vezes), é apreciador de outras bandas como Judas Priest, Ronnie Janes Dio (Rainbow, Dio, Elf, Black Sabbath e Heaven and Hell), Whitesnake, Scorpions, Megadeth, Slayer e Black Label Society. Tem como influência na guitarra Ritchie Blackmore, Dave Murray e Tony Iommi.

Mais matérias de Ícaro Batista Cardoso no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online