Em 25/01/2013 | Resenha - Tankard (Music Hall, Belo Horizonte, 25/01/13)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Tankard (Music Hall, Belo Horizonte, 25/01/13)


  | Comentários:

Tankard, War-head e Witchhammer fizeram a alegria dos thrashers e 'stage divers' na última sexta-feira (25) em Belo Horizonte. Infelizmente, o público não foi como o esperado para um evento de tal qualidade. Essa falta de público para shows de metal em BH, que não é diferente em várias outras partes do Brasil, é o motivo aparente para o fim das atividades da Tumba Productions. A lógica é simples: sem público, sem shows. E assim foi; mais uma noite de shows excelentes, mas de público pequeno na capital mineira.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Uma mudança na ordem de apresentação das bandas deixou a programação do evento um pouco confusa, mas nada que tenha atrapalhado ou prejudicado os que queriam assistir aos shows das três bandas, de duas delas ou de apenas uma delas. Durante a semana que antecedeu o show, foi amplamente divulgado a necessidade do Tankard, banda principal da noite, ser a segunda a tocar. Assim ficou programado: Witchhammer abriria, Tankard em segundo e War-head fecharia o show. A única mudança na hora foi War-head abrindo e Witchhammer fechando.

Logo que a banda croata War-head subiu ao palco e começou a tocar seu nervoso thrash/death metal o público foi se dirigindo à pista, mas timidamente. O Music Hall ainda estava bem vazio internamente. Os croatas fizeram um show muito bom. Destaque para o vocal rasgado e furioso de Dario Turcan que estampava em sua camiseta a capa do 'Decade of Decay', coletânea do Sarcófago.

O War-head apresentou um set reduzido, tocando apenas cinco músicas de seus dois únicos discos lançados 'No Signs of Armagedon' (2008) e 'Still No Signs of Armagedon' (2011). Os dois materiais trazem as mesmas músicas, a diferença é na formação. No disco de 2008, eles tem um vocalista chamado Igor Malecic e Turcan ocupa apenas a função de baixista. Já em 2011, Turcan assume baixo e vocal, Vladimir Suznjevic é o guitarrista e Eldar "Piper" Ibrahimovic na bateria completa o time.

Pela primeira vez tocando fora da Europa, eles acompanharam o Tankard por diversas regiões do Brasil e, em Belo Horizonte, disseram estar honrados por tocar na terra de bandas como Chakal, Sepultura, Sarcófago e outras. Como explicado no início do texto, era a vez da atração principal, o beberões do Tankard.

Imagem

O que esperava pelo Tankard era uma visão diferente da que eles tiveram quando tocaram na capital mineira em 2007, no Lapa Multishow. O Music Hall, infelizmente, recebeu um público muito pequeno para uma banda deste porte. O que resta é dizer aos que não foram que perderam mais um show espetacular.

Imagem

O lendário vocalista Gerre brincou que tentariam fazer um show tocando músicas sérias e lentas, mas eles não conseguiram. O repertório ao vivo do Tankard é porrada atrás de porrada. Apenas duas músicas do novo disco 'A Girl Called Cerveza' (2012): a faixa título e 'Not One Day Dead', o restante foram clássicos. O show foi pura loucura. Gerre, Frank e Andy, animados, corriam por todos os cantos do palco durante todo o show. Detalhe: nenhuma garota presente ficou sem ganhar um beijinho mandado a distância pelo vocalista pançudo. Pança essa que é exibida orgulhosamente por ele como um troféu pelos anos de muita cerveja.

Imagem

Em frente à bateria de Olaf Zissel, um grande cooler lotado de cerveja, como não podia deixar de ser. Ou podia. Em um certo momento do show, o baixista Frank puxou de lá uma Coca Zero. Ele não pensou duas vezes, jogou rápido para o público e pegou a lata certa: uma de cerveja. O show foi feito de muitas cenas engraçadas como essa.

Imagem

O setlist altamente alcoólico tinha os principais clássicos. A abertura do show com Zoombie Attack enlouqueceu o público, na sequencia a recente Time Warp do 'Vo(l)ume 14' (2010), 'The Morning After', animada como nenhuma ressaca é, e 'Need Money For Beer' foi a quarta. A barulheira continuou e tiveram pontos altos como 'The Beauty and The Beast' (dedicada a uma garota no meio do público que tirou a atenção do vocalista Gerre).

Depois de levantarem a camiseta do Cruzeiro, pendurarem uma bandeira do Brasil em uma das caixas e Gerre puxar uma garota do público para dançar no palco (e aproveitar para dar um beijinho sutil na despedida), eles sairam do palco para um pequeno descanso. Na volta, as três últimas pedradas 'Alien', 'Space Beer' e '(Empty) Tankard'. Resumindo de forma bem simples, foi um show que podia não ter acabado. Infelizmente, o Tankard precisaria ir para a Colômbia bem cedo no dia seguinte, mesmo o show em Bogotá tendo sido cancelado. Eles partiriam de lá para a Alemanha.

O bom ao término deste grande show foi lembrar que ainda assistiríamos ao Witchhammer. Ainda melhor era ver que o show deles foi cheio de participações muito especiais. A primeira delas estava na bateria. Quem tocou foi o baterista original, Teddy. A introdução 'Liberty' para a música 'Mirror, My Mirror' foi cantada por Nienna, vocalista da banda Nostoi, e acompanhada pelo violonista Eider Scuotto. Foi simplesmente sensacional a participação de ambos. Para encerrar o show, a última participação especial foi uma baita supresa para quem ficou para ver o Witchhammer (algumas poucas pessoas foram embora antes da banda mineira): um cover para a música 'Come To The Sabbath', grande clássico do Mercyful Fate, com a histórica presença de Bjarne Holm na bateria. Mais um show maravilhoso do grande Witchhammer para ficar na memória.

Tumba Productions
Apesar da noite de metal de alta qualidade, uma triste notícia vinda de São Paulo no dia anterior nos dá uma péssima perspectiva para o futuro. Edu Lane, baterista do Nervochaos e proprietário da Tumba Productions, anunciou o encerramento das atividades com produções de shows internacionais no Brasil.

A Tumba Productions, há 17 anos, contratava as bandas para fazer turnês pelo Brasil e pela América do Sul e era responsável pela grande maioria de shows internacionais realizados em nosso país. Isso quer dizer que ficará cada vez mais difícil para nós assistir bandas internacionais, principalmente de gêneros mais extremos. A turnê de Tankard e War-head foi a última.

Veja abaixo o setlist de War-head, Tankard e Witchhammer, no último dia 25 em Belo Horizonte:

WAR-HEAD
1 - Intro
2 - Free
3 - Terrorizer
4 - Who Dares Wins
5 - Away
6 - War-Head

TANKARD
1 - Zombie Attack
2 - Time Warp
3 - The Morning After
4 - Need Money for Beer
5 - Not One Day Dead
6 - The Beauty and the Beast
7 - Slipping From Reality
8 - Stay Thirsty!
9 - Rules for Fools
10 - Maniac Forces
11 - Die With a Beer in Your Hand
12 - A Girl Called Cerveza
13 - Rectifier
14 - Chemical Invasion
Encore
15 - Alien
16 - Space Beer
17 - (Empty) Tankard

WITCHHAMMER
1 - Dartherium 1
2 - Dartherium 2
3 - Os Bichos
4 - Liberty / Mirror, My Mirror (c/ Nienna e Eider Scuotto)
5 - Terrorist Prize
6 - Leather Boy
7 - Kill Us
8 - Oija Board
9 - Come to the Sabbath (c/ Bjarne Holm e Nienna)

Veja galeria com 70 fotos deste show aqui: https://www.facebook.com/RadioWebRoots/photos_albums

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Tankard"

Tankard: revelados capa e track-list de novo álbum
Recriações: álbuns e músicas clássicas devem ser regravadas?
Tankard: primeiro vídeo report em estúdio
Melhores de 2013: as escolhas de Petrozza, Enslaved, Tankard
Tankard: a guitarra ideal para Andreas Gutjahr
Tankard: banda anuncia novo álbum "sem influências tecno"
1986: O ano definitivo da música pesada
Graspop 2013: Ghost, Soulfly, Mayhem, Iced Earth, KoRn, U.D.O....
Tankard: biografia, apenas em alemão, em breve
Metal Hammer: as dez piores capas de 2012
The Big Teutonic 4: mini-LP disponível para venda
Beastival: Kreator, Sodom, Destruction e Tankard na Alemanha
Tankard: não conseguiram tocar músicas lentas e sérias em BH
Tankard: assista vídeos do show de Porto Alegre
Tankard: show na Colômbia é cancelado

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Luiz Figueiredo

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas