Resenha - Tangelo (Cerveja Azul, São Paulo, 10/01/13)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Tangelo (Cerveja Azul, São Paulo, 10/01/13)

Por Alberto Ricardo Menezes

  | Comentários:

Quinta feira. Tudo parecia que seria apenas mais uma quinta feira fria e chuvosa de janeiro em São Paulo, mas (ainda bem) que não foi.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem

Chegando no local do qual sou freqüentador assíduo me deparo com a noticia: "Acabou a luz na rua inteira!". Pronto, não beberia a minha cerveja de praxe ouvindo bandas novas no bar.

Depois de algum tempo eu já estava me acostumando com a ideia de voltar para casa quando vi que as luzes se acenderam. Pra alívio de todos no recinto.

Eu não sabia quais bandas tocariam, afinal, sempre vou pra beber e conversar com a galera da nova cena. Nunca me surpreendo com bandas novas, não vou mentir, mas isso mudou nessa quinta feira.

Sentado ao bar ouço o primeiro acorde de uma banda e só nesse primeiro acorde eu terminei rapidamente a minha cerveja e corri pra ver. Perguntei para a galera o nome da banda, mas como se fosse uma resposta imediata ouço o vocalista Rafael Muniz gritar: "Nós somos o TANGELO!" E aquilo me arrepiou!

Quando começou a canção intitulada "R.E.C" eu fiquei assustado. Riffs que transbordam influências de Queens of the Stone Age e Rage Against The Machine foi uma paulada só! Eu via o público e os donos da casa de boca aberta e isso me fez sorrir...

Segunda música começou com uma falha na contagem que Rafael, de forma inteligente, arrumou a casa e o som começou. E começaria a "Meia Noite" outra paulada da banda! Destaco o baterista Willamis Thiago nessa música, muita pegada e consistência.

Quando esperava mais uma paulada vem mais uma surpresa: Um blues. E assim começa "Simples", música que da qual levei a banda totalmente a sério dali em diante. Uma guitarra "a là" Eric Clapton e Jeff Beck o som é um transe! Solo magnífico e um trabalho vocal de Rafael e Ramon impecável. Destaco a linha de baixo de Phellipe Oliveira, tímido, porém focado.

E pra surpresa mais uma vez Rafael esbanja e versatilidade ao falar com o público sobre mais atitude e pouca falação!

E falando em mais atitude Rafael chama seu amigo (que por sinal eu nunca esperaria um garoto daquele cantando algo assim) Alex Andrade e começaram: "Sintonize mais amor em sua freqüência!".

Som com uma levada Limp Bizkit e Linkin Park o som é porrada do começo ao fim! E que guitarristas essa banda tem?! Um solo avassalador pra acabar num hardcore caótico.

Depois veio um som, que na minha humilde opinião, vai ser em dois anos no máximo, um hino da cena underground: "Crença". É rock, indie, refrões fortíssimos, solo profundo que até encostei pra não cair e um verso intenso no final que termina com o tiro certeiro de Rafael: "A vida é muito mais do que projeta a sua visão!" Frase que me fez pensar a noite inteira. Um hino!

Duas músicas pra acabar vi a casa dialogando pra banda e lá vai a primeira, e única música da banda disponível na internet: "Calor da Febre". Música caótica do começo ao fim! Pedais duplos, trabalhos de vozes entre Rafael e Fabiano perfeito e um refrão forte, cartilha mais que pronta.

Ultima música: "A Falsa Razão". Confesso que fiquei abismado. Primeiro show na casa e a banda inteira estava completamente a vontade! Música forte com um solo que mescla as duas guitarras, que sinceramente, eu nunca vi isso numa banda underground: Tantos solos! Achei incrível! Ainda mais com um berro avassalador de Rafael pra acabar. Fabiano, Phellipe, Ramon, Willamis e Rafael fazem o time certo, um completando o outro.

Destaco a apresentação a parte do vocalista. Descia e agitava os bates cabeças, pulos desafiando a física, rolou o palco todo no chão e deu um pulo de 3 metros do palco ao chão pra agitar um bate cabeça QUENTE! Presença de palco sublime sem desafinar uma nota ao fazer tudo isso.

Depois do Tangelo fui embora. Não precisava ver mais nada. A humildade ao ver os integrantes agitando o show de uma outra banda da qual era clara as limitações técnicas foi pra fechar a noite.

Peso, inovação, sinergia, humildade e um vocalista "maluco". Esse é o Tangelo.

Sabe aquela impressão de estar vendo um show de uma banda que você sente que vai longe? Pois é, pois é....

Set-List:

R.E.C
Meia Noite
Simples
Freqüência
Crença
Calor da Febre
A Falsa Razão

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Tangelo"

Tangelo: "Nosso som é o retrato do que somos!"
Tangelo: banda indica os 10 CD's que mais os influenciaram
Tangelo: como foi a apresentação no Cerveja Azul de SP
Tangelo: entrevista com o vocalista Rafael Muniz
Tangelo: lançamento de duas músicas no domingo
Tangelo: novo single e a procura de integrantes

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Alberto Ricardo Menezes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas