Resenha - Titãs (Ilha Shows, Vitória, 10/11/12)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Titãs (Ilha Shows, Vitória, 10/11/12)


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem

A noite de sábado foi nostálgica para o capixaba, principalmente para aqueles que, como eu, acompanharam os TITÃS no seu auge nos anos 80. O agora quarteto paulista, fez um show comemorativo de 30 anos de carreira e de 25 anos de lançamento do aclamado, e talvez o mais importante, álbum da banda, o clássico Cabeça Dinossauro, de 1986, que foi executado na íntegra e na mesma ordem das músicas do álbum original, sendo relançado em maio último em cd duplo comemorativo, com um dos cd's possuindo as versões demo das músicas.

O palco foi o Ilha Shows, em Vitória, que tem uma vista privilegiada da Praia de Camburi e de toda zona norte da Capital. O evento fez parte do encerramento do 19º Vitória Cine Vídeo.

Imagem

O show de abertura ficou a cargo do competente músico JURA FERNANDES e sua banda, que além da carreira solo, também faz parte da banda TAMBORES e que já nos alegrou também quando fazia parte do CASACA, ambas apresentando o rockongo. Uma mistura de rock com congo, ritmo tradicional capixaba, que contagia cada vez mais os jovens e os turistas, além de uma pitada de reggae. E é com essa mistura interessantíssima que o guitarrista JURA apresentou o seu show, que começou às 23h e terminou exatamente à meia-noite, tocando sua guitarra com as cores da bandeira do Espírito Santo. O repertório contou com músicas próprias, como “Vento Sul”, e das bandas por onde tocou, como o CASACA com “Anjo Samile”.

Meia hora depois, os TITÃS subiram ao palco, para a nossa alegria e para a alegria do prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende, e sua esposa Marina Rezende, que estavam no show e já se declararam fãs de carteirinha da banda, desde os anos 80.

Imagem

Dos oito integrantes do início da banda, apenas quatro seguem com os TITÃS, mas com o mesmo ímpeto de sempre, que conta ainda com o baterista convidado Mário Fabre desde 2010. Ao som dos primeiros acordes de “Cabeça Dinossauro”, Branco Mello (vocal e baixo), Paulo Miklos (vocal, guitarra e saxofone), Sérgio Britto (vocal, teclado, e baixo) e Tony Bellotto (guitarra) subiram ao palco, se posicionaram, pegaram seus instrumentos e deram início ao melhor e mais emblemático álbum da banda, na minha opinião, juntamente com Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas. O palco escuro contrastando com flashes de luz proporcionando um jogo de sombras sombrio, dava a tônica para mostrar o que viria por aí. A galera começou o pular, lembrando do como fazíamos há 25 anos atrás. A nostalgia tomou conta do lugar e o bombardeio sonoro seguiu com “AA UU”. Numa das melhores músicas do álbum, muitos pararam de cantar, mas continuaram dançando ainda que timidamente. Coincidentemente foi a que eu mais cantei. Isso porque começava a mais polêmica e censurada música dos TITÃS: “Igreja”. Na época em que foi lançada, foi motivo de repressão por parte da igreja e de vários religiosos, devido à letra anti-cristã.

Passado o desconforto para alguns, o show seguiu com “Polícia”, não menos polêmica do que a anterior. Os ânimos se amenizaram um pouco com “Estado Violência” e voltaram a melhorar com a hardcore “A Face do Destruidor” e “Porrada”, outro clássico oitentista. “Tô Cansado” retomou o fôlego para seguir com outra polêmica titânica: “Bichos Escrotos”. Deixando a parte mais pesada pra trás, entrou em cena o rock/pop com “Família”, “Homem Primata”, “Dívidas” e “O Quê”.

A homenagem ao Cabeça Dinossauro terminavam, mas não o show. Muita coisa ainda estava por vir, agora com clássicos de outros álbuns. Diversão garantida com “A Verdadeira Mary Poppins”, “Amor por Dinheiro”, e “Nem Sempre se Pode Ser Deus”. Em 1999, os TITÃS lançaram um álbum de covers chamado As Dez Mais, homenageando grandes nomes da música nacional. A escolhida para tocarem no show foi “Aluga-se”, do imortal RAUL SEIXAS, que incendiou a plateia com todos cantando. Aproveitando o clima, emendaram com “Diversão”, a escrachada e política “Vossa Excelência”, tocada pela primeira vez no MTV Ao Vivo de 2005, e “Televisão”. “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, veio na sequência pra dar uma quebrada no ritmo acelerado. O encerramento seria com três super-clássicos dos anos 80: “O Pulso”, “Lugar Nenhum” e “Flores”. Seria...

Imagem

Logo que saíram do palco, a multidão clamou pelo bis e foi prontamente atendida. Eles voltaram para mais quatro músicas, somando 28 no total! “Comida” voltou a animar o público, seguida de “Sonífera Ilha”, que foi cantada do início ao fim por todos que estavam lá, fazendo com que em certos momentos ficassem cantando somente o público. Foi de arrepiar! Em seguida veio “Marvin” pra acalmar e, como estavam no Espírito Santo, encerraram com um cover do capixaba ROBERTO CARLOS, que foi gravado pelos TITÃS no Volume Dois, de 1998: “É Preciso Saber Viver”, que se tornou um hino dos TITÃS e uma grata surpresa para nós, capixabas!

Simplesmente, 1 hora e 45 minutos de um show histórico e memorável!

Setlist:

Álbum Cabeça Dinossauro:
01 - Cabeça Dinossauro
02 - AA UU
03 - Igreja
04 - Polícia
05 - Estado Violência
06 - A Face do Destruidor
07 - Porrada
08 - Tô Cansado
09 - Bichos Escrotos
10 - Família
11 - Homem Primata
12 - Dívidas
13 - O Quê

Outros álbuns:
14 - A Verdadeira Mary Poppins (Titanomaquia - 1993)
15 - Amor por Dinheiro (Sacos Plásticos - 2009)
16 - Nem Sempre se Pode Ser Deus (Titanomaquia - 1993)
17 - Aluga-se (As Dez Mais - 1999) - cover do Raul Seixas
18 - Diversão (Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas - 1987)
19 - Vossa Excelência (MTV ao vivo Titãs - 2005)
20 - Televisão (Televisão - 1985)
21 - A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana - 2001)
22 - O Pulso (Õ Blésq Blom - 1989)
23 - Lugar Nenhum (Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas - 1987)
24 - Flores (Õ Blésq Blom - 1989)

Bis:
25 - Comida (Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas - 1987)
26 - Sonífera Ilha (Titãs - 1984)
27 - Marvin (Titãs - 1984)
28 - É Preciso Saber Viver (Volume Dois - 1998) - cover de Roberto Carlos

Galeria de fotos do show:
https://picasaweb.google.com/104131905548754903611/Titas1011...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Titãs"

Arnaldo Antunes: O tempo tem corrido muito bem a esse sujeito
Titãs: Som Livre lançará novo álbum de inéditas
Titãs: Nando Reis comenta sobre a banda
Titãs: novo álbum da banda deve sair em maio
Titãs: clipe inédito no Rock in Rio acaba de ser lançado
Em 31/12/1984: Charles Gavin entra nos Titãs
Letras Estúpidas 2: o mais tosco e vulgar no Rock nacional
Titãs: banda anuncia lançamento de cerveja artesanal
Titãs: plágio, idéias muito parecidas ou fortíssimas influências?
Sérgio Britto: Blog do Brunocos entrevista o titã
Titãs: banda convidou Andreas Kisser para produzir novo álbum
Nando Reis: Como foi a apresentação no Musique, em Fortaleza
Titãs: voltando às raízes para o próximo álbum?
Viva Arapiraca: Detonautas e Nando Reis no cast do festival
Titãs: como foi a apresentação no Sesc Pompéia de São Paulo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Léo Pinto

Capixaba de Vitória, historiador, guia de turismo, fanático por metal, hardcore, punk, rock e todas as suas vertentes, desde 1981 (sim, tenho cabelos e cavanhaque grisalhos, e daí? hehe). Sempre às ordens para resenhar sobre shows, acompanhar bandas em visita à minha cidade e prestar assessoria à imprensa.

Mais matérias de Léo Pinto no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas