Em 21/10/2012 | Resenha - Behemoth (Carioca Club, São Paulo, 21/10/12)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Behemoth (Carioca Club, São Paulo, 21/10/12)


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fotos: Pierre Cortes

Depois de quatro longos anos de espera, um dos ícones do Metal extremo polonês, ao lado de nomes como VADER, DECAPITATED e HATE, a banda BEHEMOTH finalmente voltou a solo brasileiro, desta vez para uma apresentação única na cidade de São Paulo. Depois de 9 álbuns de estúdio e mais de vinte anos de estrada, Seth (guitarra), Orion (baixo), Inferno (bateria) e o frontman Nergal (vocal/guitarra) praticamente lotaram as dependências do Carioca Club, em São Paulo, nesta terceira passagem por território tupiniquim.

Por volta das 18h30 a entrada dos fãs começou a ser liberada, e era grande a expectativa para a apresentação, afinal veríamos Nergal pela primeira vez ao vivo após enfrentar uma dura batalha contra uma leucemia, que causou comoção entre fãs e que foi curada graças a um transplante de medula óssea. A ansiedade dos fãs crescia a cada minuto, e em alguns momentos eles bradavam o nome da banda em alto e bom som, e de certa forma chamavam os poloneses ao palco.

Finalmente, por volta das 20h40, os pedidos foram aceitos e a cada membro que surgia havia uma vibração intensa, e nem preciso comentar qual deles foi o mais ovacionado pelo público. Logo de cara, "Ov Fire And The Void", uma das ótimas faixas do último trabalho de estúdio da banda, “Evangelion”, de 2009, começou o espetáculo de forma magistral, com um perfeito “Headbanging sincronizado” entre Seth, Orion e Nergal.

“Demigod” e sua introdução que nos leva a uma atmosfera sombria e infernal impressionante foi a responsável por “abrir a roda”, logo emendada com “Moonspell Rites”, que mostrou um Nergal agitando a cada momento o público, com grande vitalidade, o que sem dúvida deixou os presentes satisfeitos. Discorrendo sobre o quão bom era estar de volta ao Brasil, Nergal anuncia “Conquer All”, do álbum “Demigod”, de 2004, que contou com grande performance em solo do mesmo na faixa, mostrando a boa qualidade do som que foi a tônica da apresentação.

Chegava a hora de jogar os cristãos aos leões com a aclamada “Christians To The Lions”, que destacou o trabalho infernal (com o perdão do trocadilho) do baterista Inferno. Outro ponto importante a se destacar é a iluminação usada nesta apresentação. Ela procurava causar uma certa pertubação e recriar um clima infernal e maldito, que funcionou (não muito para fotos) e fez pano de fundo para a roda que rolava solta.

Com uma dobradinha do último registro de estúdio dos poloneses, “The Seed Ov I” e “Alas, Lord is Upon Me” prepararam o espaço para aquela que é uma das músicas da banda mais apreciadas por este que vos fala, e também uma das mais brutais: “Decade Of Therion”. Que performance matadora! Se ainda havia qualquer dúvida a respeito da performance de Nergal e cia no palco, esta definitivamente acabaria ali. Mais uma vez o baterista Inferno mostrou toda sua competência aliada a muita agressividade e técnica.

Destaques também devem ser atribuídos para as faixas “Chanton For Eschaton 2000” (uma das melhores do show, e que ganhou um “1, 2, 3 4 em português, inclusive) e a que encerrou o show, “Lucifer” (mais uma do álbum “Evangelion”, cantada em polonês, e uma das grandes composições do CD).

Talvez o grande defeito do show foi o curto setlist, que deixou os fãs com o gosto de quero mais (seria incrível incluir a faixa “Lam”, por exemplo), mas mesmo assim, de forma alguma, quem é fã da banda saiu decepcionado com a apresentação! E o melhor de tudo foi ver Nergal mostrando seu talento novamente após um período conturbado e que pôs em dúvida o seguimento do grupo. Resta agora aguardar o que estes poloneses farão nos próximos trabalhos e esperamos que não demorem mais uma Copa do Mundo para aparecerem por aqui.

Setlist:

Ov Fire and the Void
Demigod
Moonspell Rites
Conquer All
Christians to the Lions
The Seed ov I
Alas, Lord Is Upon Me
Decade of Therion
At the Left Hand ov God
Slaves Shall Serve
Chant for Eschaton 2000
Lucifer

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Behemoth"

Orion: "Somos nós ou o Behemoth nessa turnê", disse Mustaine
Behemoth: na capa da edição de abril da Roadie Crew
Separados no nascimento: Nergal e a Torre de Orthanc
Behemoth: produtora confirma show no Brasil
Behemoth: jornalista diz que banda virá ao Brasil em novembro
Fevereiro: conheça mais 10 bons discos lançados em 2014
Behemoth: Um retorno brutal e introspectivo a suas origens
Behemoth: "The Satanist" em primeiro lugar na Polônia
Behemoth: filmagens de boa qualidade do show de Amsterdam
Behemoth: "The Satanist" entra no Top 40 dos EUA
Behemoth: The Satanist estreia nos Top 40 da Billboard
Behemoth: nas capas das revistas Decibel e Terrorizer
Behemoth: bandas esquecem emoção quando buscam a perfeição
Behemoth: última parte do prólogo do álbum "The Satanist"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas