Resenha - Jon Anderson (Imperator, Rio de Janeiro, 21/09/12)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Jon Anderson (Imperator, Rio de Janeiro, 21/09/12)


  | Comentários:

Vou falar sobre o grande show que Jon Anderson, a voz do Yes, fez no Rio de Janeiro, na reformada casa de shows Imperator. Um show de um único homem, muito talentoso, recheado de clássicos, em um clima intimista que agradou a todos os presentes.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Foi uma noite muito chuvosa no Rio de Janeiro. Uma frente fria avançou, derrubou as temperaturas, e muita chuva caiu antes do show. Como consequência, o trânsito ficou horrível e muita gente chegou ou em cima da hora ou até mesmo atrasado (Até Jon Anderson reclamou, brincando, dos congestionamentos). O renovado Imperator (a casa antiga, que não existe mais, abrigou shows importantes no Rio de Janeiro: Slayer e Suicidal Tendencies, Body Count, Dog Eat Dog, Pantera, dentre muitos outros), agora com o patrocínio da Prefeitura e com ares de centro cultural, ficou um lugar muito agradável. O teatro onde o show ocorreu tem uma boa acústica, é aconchegante e foi perfeito para o clima intimista do show de Jon Anderson.

Por volta de 20:40, as portas do teatro se abriram para que o público se acomodasse e pudesse, ansiosamente, aguardar o começo do show. E não demorou: quase pontualmente, às 21h, Jon Anderson adentrou o palco e iniciou uma apresentação incrível que tentarei descrever um pouco a partir de agora.

Imagem

O show foi um desfile dos talentos de Jon Anderson, tanto como grandioso vocalista (mesmo com toda a idade, ainda canta perfeitamente) como instrumentista, tocando violão, piano, ukelele. Além de todo esse talento musical, Jon provou também saber entreter como ninguém uma plateia, contando histórias engraçadas e pequenas piadas, encantando ainda mais o público, que era bem variado, indo desde jovens adolescentes a casais de idosos, que imagino viveram sua vida escutando toda a extensa discografia do Yes.

Os destaques do show, claro, foram os clássicos do baluarte do rock progressivo: abrindo o show com "Starship Trooper", e passando por "Close To The Edge", "And You And I", "Long Distance Runaround", "Roundabout", "Yours Is No Disgrace", "I've Seen All Good People", "Owner Of A Lonely Heart". Todas em versões simples, intimistas, mas incrivelmente emocionantes e interpretadas com brilhantismo por Jon Anderson. E ainda tivemos versões para canções de Bob Marley, Beatles, homenagem a John Lennon, Jon querendo participar da Copa do Mundo no Brasil e muito mais. Até mesmo quando Jon errava a letra de alguma música, brincava e era aplaudido (até provando que o cara é humano, apesar de todo o talento). No final, o público aplaudiu de pé e agradeceu imensamente a Jon Anderson por uma apresentação incrível. Que ele sempre lembre do Brasil e do Rio de Janeiro em suas turnês, tanto solo quanto com uma possível reunião com o Yes, que seria muito bem-vinda...

Alguns vídeos do show:

"Long Distance Runaround":

"Heart Of Sunrise":

Confira mais fotos do show na página do blog Ripando a História do Rock no Facebook:
http://www.facebook.com/ripandohistoriarock.

Até o próximo post com muito rock and roll!!

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Yes"

Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Tecladistas: os fatos que ligaram Wakeman, Moraz, Emerson e Fritz
Yes: banda já está gravando novo álbum
Kiss: banda ganha na votação do público para o RNR Hall Of Fame
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas
Progressive Nation at Sea: festival de Metal em um navio
Steve Howe: lançando o quinto álbum do projeto "Homebrew"
Progressivo: análises exemplificando a guitarra progressiva
Asia e Yes: Roger Dean processa James Cameron por Avatar
Angra: Kiko Loureiro é convidado do Yes para evento em Las Vegas
Yes no Rio de Janeiro: viver do passado não é pecado
Yes: uma dádiva musical fabulosa no Rio de Janeiro
Yes: encontro de gerações de fãs de progressivo no Rio
Yes: como foi a apresentação da banda em Curitiba
Yes: vídeo de "Siberian Khatru" no Rio de Janeiro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas