Em 01/04/2012 | Resenha - Opeth (Carioca Club, São Paulo, 01/04/12)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Opeth (Carioca Club, São Paulo, 01/04/12)


  | Comentários:

Ao longo dos anos a banda sueca OPETH construiu uma carreira sólida na cena musical devido aos seus trabalhos sempre cheios de ousadia e experimentalismo, com nitidas influências de rock progressivo e setentista munido ao poder do death/doom metal (pelo menos nos primeiros álbuns). A obra mais recente chama-se 'Heritage' (2011) e torceu o nariz de uma parcela de fãs mais radicais, mas para a grande maioria dos que seguem esse grandioso grupo, 'Heritage' é mais uma obra fenomenal feita por músicos competentes que não se restringem à um estilo específico. E três anos após uma apresentação memorável que eles fizeram em São Paulo, a banda retorna à terra da garoa para mais um espetáculo que deixou muita gente boquiaberta. Mas no meu caso, foi boquiaberto de sono mesmo.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Por Julio Feriato
Fotos: Irisbel Mello

Imagem

Ao chegar no local, já deu para perceber que o público seria grande devida aglomeração de pessoas em frente ao Carioca, e realmente foi. O lugar simplesmente ficou lotado de bangers, inclusive os camarotes (que geralmente ficam vazios). Para aquecer os fãs sedentos, um dvd ao vivo do AT THE GATES rolou no telão e por incrível que pareça, a maioria não conhecia a banda, que é uma das mais importantes da cena sueca, tendo influenciado várias bandas como In Flames e Dark Tranquility!

Imagem

O inicio do espetáculo estava marcado para começar às 20h, porém houve um pequeno atraso de vinte minutos a pedido dos próprios músicos, que alegaram estar exaustos do show de Buenos Aires que ocorrera na noite anterior, e da viagem.

Imagem

Finalmente o quinteto entra no palco ovacionado pela plateia, que estava impaciente com a demora e iniciam com "The Devil's Orchard", excelente música de 'Heritage', cantada em uníssomo pelo público e a emendam com "I Feel the Dark", também do novo álbum, música que tem um videoclipe maravilhoso feito com animação totalmente viajante, que lembra algo do Pink Floyd.

Imagem

Finalmente o vocalista, guitarrista e lider Mikael Åkerfeldt, vestido com uma linda camiseta do SARCÓFAGO, cumprimenta a plateia com sua voz grave, arranca risos ao lembrar das goteiras que caiam em sua cabeça da outra vez que o Opeth tocou em São Paulo e anuncia "Face of Melinda". A partir daí, já deu para perceber que o set list seria todo baseado nas músicas mais cadenciadas e voltado aos trabalhos mais recentes. Tudo bem que essas canções funcionam em estúdio ou em algum show acústico, mas ao vivo e plugado a coisa é bem diferente. Impossível não notar o contraste daqueles que estavam assistindo em pé na pista, pois enquanto alguns cantavam todas as músicas de cor e salteado, outros estavam com nitida expressão de tédio.

Imagem

Para animar, Åkerfeldt anuncia mais uma do novo álbum, a agitada "Slither", que ele disse ter composto influenciado pelo RAINBOW, sendo Ronnie James Dio um de seus vocalistas favoritos. Em seguida veio "Windowpane", seguida da maravilhosa "Burden" (uma das melhores composições do Opeth, em minha opinião).

Imagem

Confesso que a partir daí a empolgação do incio começou a enfraquecer. Tocaram mais duas do 'Heritage', "The Lines in My Hand" e "Folklore", só que por mais legal que seja esse trabalho, suas músicas ao vivo são cansativas e confesso ter piscado meus olhos de sono em vários momentos. Tudo bem querer apresentar sua fase atual, mas já que é apenas a segunda visita da banda ao Brasil, custava incluir no set músicas de álbuns clássicos como Orchid (1995), Morningrise (1996) e My Arms, Your Hearse (1998)? Afinal de contas essa tríade influenciou inúmeras bandas de Doom/Death Metal do mundo todo!

Imagem

A coisa melhorou quando tocaram "Heir Apparent" (Watershed, 2008) e "The Grand Conjuration" (Ghost Reveries, 1995), fechando com a essencial "The Drapery Falls", do aclamado 'Blackwater Park' (2001).

Imagem

Após uma breve pausa, os integrantes do OPETH retornam ao palco para a parte final do espetáculo, e executam "Deliverance", bela música titulo do álbum homônimo de 2002 e encerram sua apresentação em São Paulo.

Imagem

Com certeza muita gente amou o show do Opeth, pois numa coisa temos que dar o braço a torcer: todos são músicos de gabarito (algo que eu nem precisava dizer...) e tocam bem demais! Particularmente fiquei impressionado com a técnica do baterista Martin Axenrot (também integrante do BLOODBATH e do WITCHERY) e com o baixo marcante de Martín Méndez, cozinha mais do que perfeita e de muita presença. Mas o grande destaque é mesmo Mikael Åkerfeldt, figura carimbada e respeitada da cena metalica europeia, que mostrou calma e simpatia o tempo todo e brincou várias vezes com o público.

Imagem

Conforme já foi dito, o único porém foi a escolha do set list que se concentrou nos álbuns atuais e nas músicas mais "viajantes", o que de certa forma fez com que show ficasse chato e cansativo ao longo do tempo. Junte isso ao fato das músicas ter duração em torno de 8 a 10 minutos, é soneira na certa para quem não está acostumado a essa vibe. Mas com certeza foi um grande espetáculo para a maioria dos fãs que compareceram.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Opeth (Carioca Club, São Paulo, 01/04/12)

Opeth: Performance de alto nível no Carioca Club de SP


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Opeth"

Opeth: resenha faixa-por-faixa de novo álbum
Opeth: novo álbum será mais melódico, diz Fredrik
Avatarium: Inspiração e conhecimento de causa
Opeth: próximo álbum terá um pouco de tudo
Opeth e Edge of Sanity: a história do Progressive Death Metal
Opeth: "Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"
Opeth: "em geral os fãs não são receptivos" diz guitarrista
Opeth: já com boa base de composições para o novo álbum
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Opeth: preparando novo álbum, diz Fredrik Åkesson
Opeth: Loud entrevista o guitarrista Fredrik Åkesson
Opeth: Åkerfeldt fala sobre evolução, radicalismo e Metallica
Opeth: juntamente com Katatonia em tour por América do Norte
Opeth: guitarrista fala sobre o "controverso" álbum "Heritage"
Opeth: covers do Black Sabbath e do Napalm Death na Alemanha

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Julio Feriato

Julio Feriato cursou a faculdade de Letras, mas seu objetivo sempre foi ser um jornalista especializado em música. Para suprir tal anseio, editou o fanzine Shadows em 1995; e em 2004, foi um dos principais colaboradores do extinto site gaúcho Metal Attack. Atualmente, é produtor e apresentador do Heavy Nation, programa especializado em Heavy Metal transmitido semanalmente pela Rádio UOL.

Mais matérias de Julio Feriato no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas