Em 23/02/2008 | Resenha - Deep Purple (Hellooch, Curitiba, 23/02/08)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Deep Purple (Hellooch, Curitiba, 23/02/08)


  | Comentários:

A banda britânica DEEP PURPLE esteve em Curitiba no dia 23 de fevereiro para apresentar show de mais uma turnê sul-americana, na casa noturna Hellooch. Foi a primeira grande atração em 2008 na capital paranaense. A apresentação faz parte de uma série de shows para comemorar 40 anos de trajetória.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Com a casa cheia, os ingleses subiram ao palco após o breve show de abertura da banda brasileira de heavy metal melódico, SHAMAN. O grupo do baterista Ricardo Confessori iniciou a apresentação às 21h20 de maneira contrariada. Além de tocar para uma reduzida platéia (boa parte do público chegou depois das 22h00 no show), o repertório foi cortado pela metade. Segundo a produção da banda, o motivo “foi a pressa do Deep Purple para se apresentar mais cedo”. O Shaman conseguiu tocar seis canções: “Carry On” e “Nothing To Say”, do Angra, “Perry Mason” de Ozzy Osbourne e algumas canções do disco de estréia da nova formação, “Immortal”.

Como sempre, o desempenho dos músicos do DEEP PURPLE gera polêmicas. A experiência, o entrosamento e a segurança da cozinha formada pelo baixista Roger Glover e pelo baterista Ian Paice foram os pontos positivos do show. A voz de Ian Gillan também não desapontou. O vocalista estava inspirado no dia e cantou muito bem. Os fãs ficaram surpresos com um desempenho que Gillan a tempos não demonstrava. A performance lembrou o vocalista de 1984, quando gravou o disco “Perfect Strangers”.

Já o guitarrista Steve Morse e o tecladista Don Airey se esforçaram, mas em certas situações a platéia sentiu saudades de Jon Lord e, principalmente, de Ritchie Blackmore.

O substituto de Blackmore apresenta bons momentos como o fiel solo de “Highway Star”, mas carece de personalidade. Na apresentação solo, fez uma mistura de riffs emblemáticos do rock `n` roll, como de “Iron Man” (Black Sabbath) e “Sweet Child O’Mine” (Guns n Roses), sem demonstrar nada autoral.

Quem esperava algo diferente do show na turnê de 2008 pode ter ficado desapontado. A banda inglesa praticamente, repetiu o repertório da turnê do disco “Rapture Of The Deep”. A canção de abertura foi a clássica “Pictures Of Home”, do disco “Machine Head”. Em seguida, a banda expôs músicas do último trabalho e clássicos indispensáveis como “Strange Kind Of Woman”, “Mary Long”, “Lazy”, “Space Trucking” e “Highway Star”.

O momento de maior euforia demonstrada pelo público foi em “Perfect Strangers”. A fidelidade de Don Airey na execução da introdução de teclado e a forte e segura levada do baterista Ian Paice são as características que merecem destaque na canção.

Algumas músicas pouco esperadas também agradaram bastante. É o caso de “The Battle Rages On”, que teve receptividade equivalente aos clássicos apresentados pelos ingleses.

Como não poderia deixar de ser, a banda escolheu as canções mais importantes da carreira para fechar o show. Após “Smoke On The Water”, Gillan e banda fizeram um breve encerramento para voltar com o Bis, formado por “Hush” e “Black Night”.

Conclusão, o show deixou um gosto de "quero disco novo".

Set-list:
Pictures Of Home
Things I Never Said
Into The Fire
Strange Kind Women
Rapture Of The Deep
Mary Long
Kiss Tomorrow Goodbye
Well Dressed
The Battle Rages On
Lazy
Keyboard Solo
Perfect Strangers
Space Trucking
Highway Star
Smoke On The Water
Hush
Black Night

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre "Deep Purple"

Steve Morse: "eu tinha uma ligação intensa com Jon Lord"
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Kiss: banda mandando "Smoke on the Water" em Meet & Greet
Deep Purple: trailer da edição deluxe de "Made In Japan"
Deep Purple: veja trailer da edição de 40 anos do Made In Japan
Backstage: programa sorteia ingressos para show de Doro em SP
Separados no nascimento: Ian Gillan e Bill Murray
Jon Lord: revelados detalhes do livro biográfico de fotos
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
Deep Purple: Os 40 anos de lançamento do "Burn"
Em 15/02/1974: Deep Purple lança o clássico Burn
Deep Purple: A história de "Mary Long"
Deep Purple: novo "Made in Japan" em 3 CDs ou nove LPs
Backstage: celebrando 40 anos do álbum "Burn", do Deep Purple

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre André Molina

André Molina é jornalista, economista e começou a ouvir heavy metal ainda quando era criança. Tem 30 anos de idade e Rock 'n' Roll é sua religião.

Mais matérias de André Molina no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas