WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Steve Vai (ATL Hall, Rio de Janeiro, 02/12/00)

Por Pedro Fraga Bomfim | Em 02/12/00
Enviar por emailEnviar correção

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Fotos por Pedro Fraga Bomfim

Imagem
É complicado começar esse review. Basicamente porque se trata de uma das maiores alianças entre performance e música. Não estou falando de uma superprodução, nem de um mega-evento. É apenas uma banda e seu líder. Só que esse cara é ninguém menos que Steve Vai...

Com um atraso de pouco mais de meia hora, entra em palco um dos maiores showman do rock. Vestido em uma capa de vinil, usando um capacete com visores e holofotes (isso sem contar com diversos apetrechos que piscavam e emitiam lasers), Steve inicia mais um dos seus sempre geniais shows.

Divulgando o já não tão novo álbum The Ultra Zone, Vai começa essa maratona guitarrística com Here I Am, música na qual também canta, seguida imediatamente da música título, The Ultra Zone (que gerou revolta de fãs por ter uma batida meio techno), já mostrando o que ocorreria depois: domínio e fascínio completo do público.

Pois Steve Vai não é humano. Ele deve ter vindo de algum planeta onde as pessoas tocam guitarra, tem mãos enormes e uma musicalidade aprimoradíssima. Ou isso ou ele conviveu com Frank Zappa (eheheh :o)).

Imagem
Seguindo o show, vem um antigo clássico: Erotic Nightmares, seguido pela balada Tender Surrender, que figura entre uma das mais belas faixas instrumentais que esse “crítico” aqui conhece.

Vai desenterra Salamanders In The Sun, do seu primeiro álbum, em contraste com a música seguinte, a “stevierayniana” (que expressão horrível ...) Jiboom.

Momento de alívio para todos os guitarristas: solo de bateria. Chris Frazier manda ver, mostrando porque é um dos bateristas que Vai escolhe para gravar as poucas faixas de seus álbuns que não contam com bateria programada.

Vai retorna ao palco com outra belíssima música, Window To The Soul. Aching Hunger (outra das que ele assume os vocais) vem em seguida, fazendo ponte para The Blood And Tears (a maravilhosa música de abertura do Ultra Zone). Vai retorna ao microfone para Little Alligator (óbvio que sem abandonar as seis cordas) e ainda toca violão de forma assombrosa em uma parte da Fire Garden Suite.

Imagem
O momento que muitos esperavam chegou. Vai pega a sua tripleneck em forma de coração (alguém aí não se lembra dela?) e executa magistralmente Fever Dreams, onde ele usa os braços extras de forma, digamos, contorcionista. Ele aproveita para anunciar que esta rifando a guitarra e que a grana será usada em sua fundação “Make A Noise”. Ela pode ser comprada online em http://www.vai.com.

Outro grande momento do show: Voodoo Acid. Vai traz ao palco uma tradutora, para poder explicar a história dessa música. Ele simula a reação de uma garota que é convidada a ir a um show dele pelo namorado : “Quem diabos é Steve Vai? Aaahh, é aquele cara que tocou no Whitesnake e com o Dave Lee Roth, né ? (nesse momento a banda começa a executar Jump, fazendo o público todo cair na gargalhada) Ah, eu não vou não, deve ser só barulho de guitarra! Eu quero ver é o Rick Martin !”

Imagem
E é claro que ainda não terminou. Teve ainda I Would Love To, a mais que clássica For The Love Of God e o bis, que contou com um terceiro guitarrista, o brasileiro Sérgio Buss. Liberty e The Attitude Song fecham um show teatral, repleto de notas, bom gosto, musicalidade e magia.

Vai prova ser um músico completo (pra quem ainda duvidava) e generoso, dividindo o palco com David Welner (guitarra), Eric Goldberg (teclados), Philip Bynoe (baixo) e o já citado Chris Frazier, dando espaço para todos aparecerem. Só que mesmo assim, ninguém consegue, nem por um milésimo de segundo, causar sombra sobre o brilho e genialidade do maior guitarrista do planeta.

Mais fotos

Imagem

Imagem

Imagem

www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Steve Vai

G3: Time For Fun anuncia shows do trio no Brasil [24/04/12]
G3: anunciados shows no Brasil em outubro [20/04/12]
Humor - Steve Vai: por que ele toca muito mais rápido que você?
Humor - G3: Joe Satriani, Steve Lukather e... Kim Jong-il?
Virgil Donati: novo DVD e entrevista no Brasil [22/03/12]
Steve Vai: finalizada sétima canção do novo álbum [22/03/12]
Steve Vai: vídeo de entrevista com o guitarrista [29/01/12]
G3: quer ir aos bastidores conhecer Vai e Satriani? [05/01/12]
Humor - Separados no nascimento: Steve Vai e Robert Sean Leonard
Curiosidades - Natal: dicas para presentear alguns Rockstars
Mais matérias sobre Steve Vai

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Pedro Fraga Bomfim

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Pedro Fraga Bomfim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.